[LIVRO/SÉRIE] Game of Thrones: Mapas maneiros de Westeros

The_known_world_HBO

O maravilhoso mundo de Game of Thrones, tão bem mostrado pelos livros de George R. R. Martin e a série da HBO, consiste em terras imaginárias ricamente detalhadas, cujo mapa vem pouco a pouco sendo desenhado pelo autor conforme a história progride.

Além dos mapas tradicionais que vêm com os livros e do mapa oficial da série da HBO (acima), os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo têm feito ótimas reinterpretações de Westeros e do mundo mais amplo da série. Confira abaixo alguns dos mais interessantes.

Em primeiro lugar, acho que vale a pena postar um link muito interessante: o Mapa Interativo de Game of Thrones, que pode ser navegado estilo Google Maps, e tem opções para mostrar a divisão política e casas nobres de Westeros, bem como os caminhos percorridos pelos diferentes personagens da história, com uma barrinha que controla até onde você leu (ou assistiu pela TV) pra não tomar spoiler. Outro mapa interativo um pouco mais limitado pode ser encontrado também no site Tower of the Hand.

Seguindo pros mapas propriamente ditos, pra quem não conhece, estes são os mapas apresentados diretamente nos livros (e, portanto, o que há de mais oficial e certeiro), mostrando as metades norte e sul de Westeros, detalhes da Muralha e Porto Real (King’s Landing), as Cidades Livres do continente vizinho de Essos, e a região da Baía dos Escravagistas:

Depois dos mapas dos livros e do mapa oficial da HBO, temos um atlas chamado The Lands of Ice and Fire (“As Terras de Gelo e Fogo”), com caráter “quase oficial” – ou seja, as informações novas contidas nele (que são muitas) não são em caráter definitivo, e ainda podem ser superadas por novos materiais oficiais. Mas ele tem certo envolvimento de George R. R. Martin, o que confere autenticidade a esses mapas.

Alguns detalhes dos mapas:

Entrando agora nos trabalhos de fãs, sem dúvida a obra não-oficial mais fantástica já produzida para o mundo de Game of Thrones (alguns dizem que dá de 10 a 0 nos mapas oficiais, apesar de na minha opinião ser algo completamente diferente que não tem como comparar) são os mapas de J. E. Fullerton, também conhecido como Other-In-Law. Contrariando a tendência detalhista e cartográfica dos mapas acima, Other-In-Law criou obras mais cartunescas e estilizadas, que lembram muito os velhos mapas medievais cheios de monstros, dragões e outras gravuras, mostrando também a heráldica das casas de Westeros. A referência “histórica” para os desenhos dos mapas é o momento logo antes da rebelião de Robert Baratheon, quando o rei Aerys II Targaryen “O Louco” ainda governava os Sete Reinos. O mapa-múndi, que mostra todos os supostos continentes, está bem desatualizado (tendo sido feito antes do quinto livro e da série de TV), mas ainda assim é muito interessante.

Se liga no mapa MEGA FODA de Westeros que esse cara fez (clique pra ampliar):

19802_original

A última novidade a sair em termos de mapas bacanas dos Sete Reinos (e o motivo de eu ter feito esse post) foi o trabalho do designer gráfico Michael Tyznik, que fez um ótimo mapa do que seria o sistema de metrô de Westeros, com vários detalhezinhos interessantes, como estações abandonadas no que são ruínas em Game of Thrones e linhas de balsa conectando alguns lugares pelo mar.

thrones-westeros

E, já que estamos aqui, veja mais um monte de mapas bacanudos dos Sete Reinos e além: