[LIVROS] STAR WARS – O LIVRO DOS SITH

O dia quatro de maio foi fixado como sendo o Star Wars Day (pois em inglês, a pronúncia da data lembra a pronúncia da famosa frase “que a força esteja com você”). Assim não podemos deixar de falar um pouco dessa franquia tão adorada pelos nerds.

ImagemDepois de nos presentear com O Caminho Jedi (já falamos dele aqui), agora a Editora Bertrand Brasil Ltda traz a complementação necessária. Com um yin yang, os jedis não estariam completos sem sua contraparte do lado negro, os Sith.

O Livro dos Sith chega para completar as informações já vistas no livro anterior. E da mesma forma que seu antecessor, este livro também conta com um acabamento de primeira linha. O Livro dos Sith é uma compilação de vários textos escritos ao longo das eras por variados lordes sith. Assim, cada texto apresenta diagramação, fonte e ilustrações diferenciadas, além do próprio recorte das páginas. Em termos de acabamento, superou em muito o anterior.

ImagemContendo desde a história de formação dos primeiro sith, passando pelos períodos da guerra vista em The Old Republic, as duas trilogias cinematográficas e até mesmo referências o período na Nova República, chega a ser impressionante a forma como conseguem colocar tanta informação abrangendo não só os filmes, mas de todo o universo expandido, de forma coerente e detalhada.

ImagemO universo expandido de Star Wars sempre me atraiu muito mais do que os próprios filmes, principalmente a época da Velha República. E vê-lo ainda mais detalhado nesses livros só aumenta a quantidade de elogios que posso tecer.

O tomo finaliza com um texto escrito por Darth Sidious, que juntou os demais, formando o Livro dos Sith. Assim como O Caminho Jedi, este também possui anotações seus antigos possuidores. Podemos encontrar as notas do próprio Darth Sidious, Luke, que adquiriu o livro após a queda do Império, além de outras figuras como Yoda, Mace Windu, Darth Vader e até mesmo Assajj Ventress.

Existe muito merchandising em cima de Star Wars, mas nem tudo o que é vendido vale a pena. Este livro é exceção. É um item obrigatório na coleção de qualquer fã e complementa O Caminho Jedi.

Em tempo, uma pequena amostra do universo expandido sendo mais foda que o original: