[LIVROS] Qual o segredo do sucesso de Jogos Vorazes?

The-MockingJay-Symbols-the-hunger-games-fan-club-30621824-1600-1200

Atualmente o mercado editorial funciona de forma muito parecida com a indústria cinematografica ou a forma com que os videogames são vendidos: de tempos em tempos surge uma nova obra e BANG, inicia uma tendencia a ser seguida.

Este ano por exemplo tivemos o megasucesso de Titanfall, o jogo para XBOX One que é o novo paradigma a ser seguido sobre como fazer um jogo de tiro. Quando Joss Wheadon lançou o seu Vingadores provou definitivamente que a era de heróis realistas e adaptados para o nosso mundo (como os primeiros filmes dos X-Men) tinha acabado e que hoje o publico esta aberto para ver muito mais cores e fidelidade aos quadrinhos nas telas do que antes.

E do mesmo modo Jogos Vorazes foi o último grande livro a traçar tendencias cujas editoras estão tão desesperadas atrás. Todos querem descobrir o próximo “Jogos Vorazes”, e eu não os culpo já que estamos falando de uma série que já passou da casa dos 50 milhões de livros vendidos. Mas o que Jogos Vorazes tem de tão especial, afinal?

Qual é o segredo do sucesso, não é o que todos querem saber?

Bem, o site goinswriter.com fez uma analise bastante razoavel , a qual eu traduzo para vocês agora.

Pokemon-Hunger-Games
Por que Jogos Vorazes é tão popular? Eu não acho que é um acidente. [Suzanne] Collins sabia exatamente o que estava fazendo. E escritores modernos fariam bem em seguir seu exemplo .

Somos todos jovens adultos

Ficção adulta jovem esta ardendo em brasa atualmente. Mas por quê? Duas razões:

A cultura jovem é hoje a cultura dominante. Vá ao shopping e veja quantos caras de 40 e 50 anos se vestem como seus filhos adolescentes . Ligue a TV e assista os comerciais: eles estão voltados para a juventude e aqueles que querem preservá-la.
Vivemos em um mundo de distrações. Não surpreendentemente , a maioria das pessoas estão lendo com o nível de atenção de um aluno da sexta série .

Como é que Collins usou isso a seu favor? Ela escreve romances curtos, em letras grandes, com capítulos rápidos. Se você quer levar as pessoas a ler o seu conteúdo (seja ficção ou não-ficção), você deveria considerar fazer o mesmo.

Você pode, é claro, lutar contra esta tendência , mas é uma batalha difícil. Somos todos scanners agora, certo? Melhor escrever desse jeito.

Tyrion_i_klany
Menor é melhor

Collins escreve frases curtas que causam impacto. Elas são perturbadoramente concisas, como um romance de Hemingway. No entanto, elas constroem suspense e momentum e funciona perfeitamente para uma cultura com um déficit de atenção como a nossa.

Para lhe dar uma idéia de como ela faz isso , aqui vai um trecho de The Hunger Games:

Nós estamos em um trecho plano aberto de chão. Uma planície de terra batida. Alem dos tributos na minha frente, eu não consigo ver nada indicando ou uma descida íngreme ou mesmo um penhasco. À minha direita encontra-se um lago. À minha esquerda e de volta , bosques de pinheiros esparsos. Este é o lugar onde Haymitch quer que eu vá. Imediatamente .

Graças ao barulho constante de TV e da Internet, este é o futuro da escrita. Sim, ainda pode haver um lugar para a forma longa , mas o ônus da prova mudou. Agora, mais curto é melhor, porque significa que o leitor vai realmente chegar ao final da frase.

anigif_enhanced-buzz-4894-1358174318-2
Escrever sobre os limites soa verdadeiro

Jogos Vorazes não é um livro para crianças. Está cheio de derramamento de sangue e temas adultos . Como crianças e adolescentes lutando entre si até a morte como uma forma de entretenimento para uma distopia futurista, em que o governo controla a população através do sacrifício forçado. Yep . Intenso.

Se você é um contador de histórias, isso é importante. O [nosso] mundo é escuro , duro e cheio de dor . Mas ainda há esperança. É por isso que uma história como esta é tão poderosa .

Durante um momento de auto-preservação , uma menina corajosa – Katniss , a personagem principal de The Hunger Games – fica no lugar de sua irmã mais nova . Ela se voluntária para morrer. Em uma época onde o nosso futuro e valores são incertos, esses tipos de contos ressoam com a gente.

Pela primeira vez em quase um século , não estamos criando um mundo melhor para nossos filhos. Eles vão enfrentar dificuldades que nunca vimos (a superpopulação, a falta de recursos, a falta de água, o clima). Precisamos de razões realistas para ter esperanças, apesar das circunstâncias. Jogos Vorazes fazem isso. Não de uma forma idealista, Pollyanna -, mas de uma forma que soa verdadeira.

tumblr_misik00uWN1qavkujo3_r1_250
Crie o SEU Jogos Vorazes

Precisamos de mais histórias como esta . Precisamos de escrita que capta a nossa atenção e mantenha – tanto através da forma e substância.

Então vá . Escreva algo curto que chama a atenção das pessoas. E ao fazê-lo , de-lhes esperança. Isso é o que todos nós estamos esperando. E que a sorte esteja sempre ao seu favor.

O que você acha? Você é um fã de Jogos Vorazes ? Será que este tipo de escrita funciona com você ? Compartilhe nos comentários.