[LIVROS] A Revolução Francesa – Passo a Passo (resenha)

Alguns podem dizer que estudar história é chato. Nomes, fatos e datas de tempos longínquos que parecem sem importância. Ok, poderíamos entrar numa longa discussão da necessidade de se estudar história, deixemos  para outro momento; mas quem disse que ler sobre o tema é algo chato? Pelo contrário, pode ser bem divertido.

Através da Coleção Passo a Passo, a Editora Claro Enigma lançou no nosso mercado “A Revolução Francesa”, uma edição de fácil leitura e bastante divertida indicada para o público infanto-juvenil.

A Revolção Francesa Passo a Passo 01

A Revolução Francesa é um dos fatos mais marcantes da nossa história, pois lançou as bases da organização social moderna. A Europa não foi a mesma após 1789, na verdade, nem o mundo foi o mesmo.

Escrito pelo jornalista francês Gérard Dhôtel e com ilustrações de Nikol, “A Revolução Francesa” ressalta os principais eventos que ocorreram na França durante os anos de 1789 e 1799.

A Revolção Francesa Passo a Passo 02

Ilustração de Nikol com um texto de fácil identificação. Um dos grandes méritos desse livro é que as imagens não apenas ilustram, mas conversam com o texto criando uma narrativa gráfica interessante ao leitor.

É apresentado o contexto francês pré-revolucionário, a sociedade francesa dividida em seus 3 Estados assim como seus anseios numa França marcada por grave crise econômica. Dos Estados Gerais a Queda da Bastilha, Dhôtel nos leva através da cadeia de eventos que propiciou a Revolução.

Passando por todas as fase históricas, o autor mostra a influência do iluminismo para os revolucionários, a exploração sobre o Terceiro Estado, a criação da Constituição e o fim dos privilégios feudais.Destaca as conquistas assim como o lado radical e violento da Revolução

A Revolção Francesa Passo a Passo 03

Com humor, Nikol complementa os parágrafos de Dhôtel.

Claro que o autor não deixa de lado os principais personagens dessa história. Luís XVI, Maria Antonieta, Marat, Danton e Robespierre tem suas trajetórias contadas. O livro também fala sobre outros personagens que geralmente são esquecidos nos livros didáticos como Olympe de Gouges, uma mulher letrada que sentindo-se traída com os rumos que a Revolução dava as mulheres escreveu a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã” em resposta a “Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão” votada no dia 26 de agosto de 1789.

A Revolção Francesa Passo a Passo 04

Aliado ao texto leve e de fácil leitura temos as divertidas ilustrações de Nikol que ironizam e questionam levando o leitor a refletir sobre alguns fatos e rumos da Revolução.

O livro “A Revolução Francesa” é atraente em vários aspectos. Em primeiro lugar possui um visual chamativo e com as ilustrações de Nikol, deixa a leitura mais prazerosa e divertida. Leitura que é feita de maneira fácil graças ao texto de Gérard Dhôtel. À medida que começar a ler, só irá parar quando o livro terminar.

O livro aborda a Revolução Francesa de maneira factual, mas sem deixa de ser ater as pessoas e aos eventos que também fazem parte do imaginário da Revolução. Ao final, o autor fala da importância da Revolução Francesa assim como destaca o legado desse evento para a sociedade contemporânea. Ah, e ainda tem um teste de múltipla escolha para que você possa treinar seus conhecimentos adquiridos.

A Revolção Francesa Passo a Passo 05

Nikol ilustra Napoleão Bonaparte, personalidade histórica que marca o fim da Revolução iniciada em 1789.

O livro é indicado ao público infanto-juvenil, mas agrada a todas as idade. Para quem busca uma leitura rápida e introdutória sobre o tema, este livro é um ótimo ponto de partida. Vejo o como uma excelente ferramenta didática a ser usada nas salas de aula, pois todo é qualquer material que deixe divertida e interessante a leitura da história  para um aluno é sempre bem-vindo.


nota-4


A Revolção Francesa Passo a Passo 01A Revolução Francesa: Passo à Passo
Gérard Dhôtel

Páginas: 80
Tipo de capa: Brochura
Editora: Claroenigma
Ano: 2015

Onde comprar: Submarino