[LIVRO] Ultra Carnem, de Cesar Bravo (resenha)

Se pudesse descrever a obra de Cesar Bravo em uma sentença eu diria ‘Pra se devorar em uma bocada só’. Foi exatamente assim que ocorreu: durante as férias sentei pra ler o livro e o devorei por inteiro. Dividido em quatro partes e um epílogo: O abandono; Gênesis; O pagamento; O inferno.

A primeira parte conta a história da chegada de Wladimir Lester, um menino cigano a um orfanato católico. Sua família cigana deixa-o sob os cuidados do Padre Giordano, que, relutante, recebe o menino enquanto a família foge da cidade. Já é possível saber que tipo de tratamento as outras crianças darão a essa criança logo no primeiro momento, afinal, trata-se de um garoto novo, e que carrega consigo o fato de ser cigano. Wladimir é muito introspectivo, e tem um apego enorme com um frasquinho de vidro que contem uma tinta ‘especial’ que ele utiliza pra pintar seus quadros. Apesar de apanhar dos outros garotos, ser chantageado e ter seus pertences muitas vezes destruídos, Wladimir se mantém em silêncio e nunca conta a ninguém sobre os ocorridos. E consegue ainda barganhar com Padre Giordano um quarto onde possa passar seu tempo pintando seus quadros e fazendo esculturas, em troca de outras obras que seriam vendidas para igrejas e renderiam dinheiro ao orfanato. Muita coisa acontece a partir daí, mas como meu objetivo aqui é apenas te deixar ‘com fome de leitura’, deixo pra você, leitor, a surpresa do desenrolar da história, e lhe aviso de antemão: é de dar calafrios e pesadelos atordoantes.

Ao terminar de ler a primeira parte e iniciar a segunda, confesso que pensei que se tratava de um daqueles livros com vários contos independentes de arrepiar a alma, mas, de repente, veio uma conexão, e meus olhos brilharam! O que parecia ter terminado na verdade não estava nem próximo de acabar, e ainda haveria muito mais sobre Wladimir e suas obras de arte. O garoto e sua história resistiram ao tempo.

Em Gênesis, conhecemos a história de Nôa, um pintor que está sofrendo de um bloqueio criativo, e que vive com a namorada Liza num bairro de baixa renda. Nôa, no entanto, é ambicioso, e está disposto a qualquer coisa pra melhorar de vida, e ter obras famosas e reconhecidas por todos. Quando tem conhecimento das obras de Wladimir e da tinta especial do garoto, Nôa começa a pesquisar mais sobre o mesmo e encontra uma parente viva de Wladimir, da qual rouba um diário contando vários fatos sobre a vida dele. Nôa revira o diário em busca das obras e da tal tinta. Consumido pelo desejo de encontrá-los, deixa Liza e sai numa busca insana, que está fadada a um final nada feliz.

Em O pagamento, conheceremos a história de Marcos Cantão, um técnico em informática que leva uma vida pra lá de fodida, com uma esposa pela qual não sente mais atração nenhuma, que ganha praticamente nada. Sua única motivação é a necessidade de proporcionar as melhores condições de vida possíveis pra seu filho, que aparentemente apresenta um nível de autismo, e possui grande dificuldade pra se comunicar, e de aprendizado. No entanto, um dia Marcos conhece Sofia, proprietária de “O Estranho e O Mágico: Produtos Raros”, pois a mesma solicita seus serviços. Como pagamento, ela propõe algo um tanto quanto exótico que irá mudar a vida de Marcos completamente. Todos os seus problemas serão resolvidos, e seus desejos serão atendidos. Mas como nem tudo é tão perfeito e bom como parece, esse pagamento irá colocar Marcos diante do ‘Açougueiro’ e escolhas deverão ser feitas.

Por fim, O inferno irá tratar exatamente sobre o que o título diz. O capítulo conta a história de Lucrécia, uma garçonete que viveu uma vida cheia de dores e sofrimento, e que ainda assim passou por cima de tudo isso e continuou fazendo o que era preciso pra viver. Lucrécia tem a infelicidade de ouvir uma conversa entre Lúcifer e outros demônios na lanchonete em que trabalha, e acaba tentando barganhar com o próprio, e o convence de que ela é capaz de dar a ele o que ele precisa: mais almas, afinal, tem conhecimento das necessidades modernas da humanidade, e do que faria alguém compactuar com o demônio. Sendo assim, Lúcifer leva Lucrécia para o inferno, aonde ela se depara com um cenário inesperado e diferente do que sempre ouvimos falar, e é treinada para exercer sua nova função. No entanto, o que ninguém sabe é que Lucrécia tem muito potencial, e irá surpreender a todos com seus feitos.

E se você, por um instante, pensa que a história de Wladimir Lester se perdeu nisso tudo, muito se engana, meu caro leitor. Propositalmente o ocultei daqui, afinal, ele é a ‘cereja do bolo’, e eu jamais o entregaria assim de bandeja. Pra isso, você terá que devorar por si só a obra de Cesar Bravo. Um livro que não apenas fala sobre demônios e pactos, mas também mostra uma visão nua e crua do caráter, da índole e dos desejos mais ocultos que habitam a natureza humana. Trata-se de uma história sobre ódio, vingança, ambição, ganância, e uma série de outros elementos que estão presentes em algumas pessoas, e que, quando alimentados, crescem de tal forma, que o inimaginável pode ocorrer.

Recomendo muito a leitura. E, se estiver com tempo, recomendo fazer ‘em uma bocada só’. Vai valer a pena. Cesar Bravo caprichou.


DarkSide Books

Capa dura

23,4 x 16,4 x 3 cm

384 páginas

Disponível nas seguintes livrarias:

Amazon

Saraiva

Deixe uma resposta