[LIVRO] Onde Nascem os Gênios (Resenha)

onde-nascem-os-genios-cranio-darkside

Em 2016, a DarkSide Books surpreendeu-nos mais uma vez e lançou a linha editorial Crânio,  voltada aos fãs de não-ficção, e para os que desejam estimular o pensamento “fora da caixa”, algo realmente raro nos dias de hoje.

Na estreia de Crânio, a caveirinha nos apresenta Gênios-Post-04Onde Nascem os Gênios (The Geography of Genius), best seller do jornalista e andarilho Eric Weiner. Apaixonado por geografia e história, Weiner investiga a fundo a origem da Genialidade, traçando um roteiro de viagem pelos principais berços do conhecimento humano: Atenas (Grécia), Hangzhou (China), Florença (Itália), Edimburgo (Escócia), Calcutá (Índia) e Viena (Áustria).

A ideia de revisitar tais cidades sob um novo prisma surgiu após uma conversa com o professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Dean Keith Simonton. Este o revela a teoria de que os gênios não surgem ao acaso no globo, mas em pool. Regiões específicas geograficamente, e com um conjunto de fatores que tiveram, ou ainda têm, elementos que favoreçam o surgimento de pessoas extraordinárias.

É mais do que um simples diário de viagem, a obra contém inúmeras entrevistas com pesquisadores, artistas e pensadores. Mas o que chama atenção é a forma como Weiner alia aos seus relatos de viagens, diversas pesquisas científicas que, aos poucos, vão corroborando cada  observação e conclusão tirada por ele.

Gênios não brotam a esmo —um na Sibéria, outro na Bolívia — mas em grupos. Gênios se aglomeram. Atenas em 450 a.C.. Florença em 1500. Certos lugares, em certas épocas produziram uma supersafra de mentes brilhantes e boas ideias.

Onde Nascem os Gênios precisa ser lida com muita atenção; saboreando cada página repleta de bom humor e informação científica de qualidade. E são estes dois elementos que definem muito bem esta obra. É impossível não parar por alguns instantes para refletir sobre o que foi escrito em poucas linhas.

Não podemos deixar de ressaltar que o padrão DarkSide de qualidade ainda continua nesta nova linha editorial: livro com capa dura, marcador de página e ilustrações insanas. Sem dúvida uma qualidade de produção muito superior à versão americana do livro. Até o título ficou melhor.


nota-4


Darkside Books

Capa dura

23.00 x 16.00 x 1.00 cm

Número de Páginas: 352

Disponível nas seguintes livrarias:

Amazon

Submarino

Saraiva

Deixe uma resposta