[LIVRO] O menino e o vento, de Regina Machado (resenha)

o menino e o vento regina machado companhia das letrinhas

A história, dentro da história, dentro da história…

O menino e o vento é uma leitura extremamente agradável. A autora, Regina Machado, consegue nos capturar logo de cara com a leveza de sua escrita. O leitor é tornado parte da história constantemente, através de comentários feitos pela autora (confesso que acho isso o máximo, pois não é nada fácil inserir e dialogar com o leitor sem parecer cansativo ou forçado demais, no entanto, ela é ótima em fazer isso da maneira correta).

As ilustrações são de simplicidade e encanto ímpar. E a vontade de devorar o livro começa logo na capa. Chris Mazzotta surpreende do início ao fim!

A ideia geral do livro é ótima: várias histórias contidas dentro de uma história maior (ou seria mais? Talvez uma história dentro de uma história, dentro de uma história… Momento Inception!). No entanto, senti que faltou um algo mais, na história maior, talvez mais aventura, mais surpresas, não sei ao certo. O livro parte de uma proposta ótima, mas cai numa certa monotonia em algum ponto, e uma ideia que poderia ter sido explorada de maneiras inúmeras acabou miudinha, na simplicidade.

O menino e o vento conta a história de um menino que, ao completar seus 8 anos de idade, finalmente terá a chance de realizar seu sonho: ir para o mar pescar com seu pai. No entanto, na noite anterior à pesca, um vento o conduz até o mar e, por fim, o leva em uma aventura mágica com cavalos coloridos, um castelo e uma série de outras histórias. (Promissor não? Possibilidades infinitas de desfechos? Certamente).

A linguagem é leve, e você pode passar horas e horas lendo sem nem ao menos perceber, pois flui. No entanto, a história não teve o mesmo poder sobre mim, infelizmente. Na verdade o final me decepcionou um pouco, acho que esperava mais. A autora descreve lindamente os cavalos, cheios de manias e personalidade, e por fim o menino, personagem em teoria principal, acaba ficando meio apagado, juntamente com seus sonhos e anseios. Senti falta de conhecer melhor o menino, de entendê-lo mais a fundo, e sua relação com o mundo.

De qualquer forma, recomendo a leitura, inclusive, e principalmente, a leitura do material complementar, onde a autora conta mais sobre a origem de cada história contada dentro da história. Achei bem interessante a pesquisa toda envolvida nisso, e o histórico.

E se alguém conseguir descobrir quantas histórias dentro de histórias existe, me conte por favor, porque eu sinceramente me perdi, hehe.


nota-3


Companhia das Letras | 25,8 x 20,6 x 0,6 cm | 64 páginas

Onde comprar:
Amazon | Saraiva