[LIVRO] O Futuro do Horácio, de Mauricio de Sousa e Weberson Santiago (resenha)

Há muito tempo atrás, li em algum lugar que o Horácio é o alter ego de Mauricio de Sousa, que o personagem é dele, e que todas as suas histórias são escritas pelo Mauricio.

Criado em 1971, Horácio é conhecido até hoje por ser o personagem mais filósofo da Turma da Mônica, já que seu criador sempre gostou de incluir suas “filosofias particulares” em suas histórias, fazendo com que o personagem tenha uma visão de vida um pouco mais adulta que os demais personagens da turma. Isto justifica o porque de seu criador ter tanto apelo e “ciumes” pelo seu personagem.

Em O Futuro de Horácio, somos apresentados a uma reimaginação de umas de suas histórias mais clássicas, com ilustrações belíssimas  feitas pelo Weberson Santiago, escritor de livros infantis.

O futuro de Horácio começa com o dinossauro comedor de alfaces explorando cavernas pré-históricas, tranquilo, até que conhece um velho dinossauro capaz de ver o futuro e sua vida vira de cabeça para baixo. Como o Velho Dinossauro vidente não é capaz de ver o futuro de Horácio, ele pressupõe que sua raça será extinta, fazendo com que o Horácio esteja fadado a viver triste e desiludido. Mas, sem perceber, acaba fazendo uma das maiores contribuições para o curso da história.

Weberson Santiago

De cara, ao abrir a primeira página do livro, somos surpreendidos pela arte de Weberson Santiago, que fez um trabalho impecável na transposição do estilo original ao que vemos na obra. Tudo é muito vivo e colorido, e cada página poderia ser facilmente ser emoldurada em um quadro.

Um pouquinho do processo de criação:

Todos os personagens, apesar de serem bem diferentes da versão original de Mauricio, são muito fiéis a ela, e captam muito da magia do original, mas de uma forma diferente, com um “gostinho a mais de infância”, coisa que Weberson soube fazer muito bem.

Nas últimas páginas há um dossiê contando um pouco da história de Horácio e algumas curiosidades, além de trazer esboços das artes de Weberson. Muito legal para quem e fã do personagem.

Crossover do Horácio com a Hello Kitty (no Japão, o personagem do Mauricio de Sousa é muito popular)

Apesar de ser bem infantil, O futuro de Horácio é uma leitura para todos os gostos e gêneros, pois, traz uma reflexão bem adulta no final da história.


Companhia das Letrinhas

Brochura

31,2 x 21,2 x 0,4 cm

48 páginas

Disponível nas livrarias

Amazon

Saraiva

Cultura

Deixe uma resposta