[LIVRO] O Exterminador do Futuro (resenha)

exterminador novo

Não é nenhuma novidade nos dias de hoje livros se tornando filmes de sucesso. Também não é nenhuma grande novidade filmes ganharem novelizações e irem parar nas páginas de livros e revistas em quadrinhos. Nem toda adaptação consegue ser bem sucedida (seja do livro para o filme ou vice e versa), porém, particularmente, pode ser que numa adaptação a experiência antes vivida em um filme se torne muito, muito melhor. Sim, estou falando de “O Exterminador do Futuro” lançado pela editora Darkside Books.

2015 foi o ano mais que propicio para a Darkside lançar o livro por aqui em terras tupiniquins. O Exterminador não apenas retorna às telonas em mais um filme (O Exterminador do Futuro: Gênesis) como também nessa versão literária, celebrando a história de origem que rendeu mais três versões cinematográficas (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, O Exterminador do Futuro 3: Rebelião das Máquinas e O Exterminador do Futuro: A Salvação), assim como uma série de TV (O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor).

exterminador_3dcapa dura

Versão Limited Edition (capa dura)

O livro é baseado no roteiro original escrito por James Cameron e adaptado por Bill Wisher e Randall Frakes. Para quem viu o filme o enredo não traz muitas surpresas. No ano de 1984, um ciborgue categoria T-800 é enviado para Los Angeles com apenas uma missão: exterminar Sarah Connor e impedir o nascimento do líder da resistência contra as máquinas, John Connor. Para evitar que o Exterminador obtenha sucesso, Kyle Reese também é enviado do futuro para proteger Sarah, e com isso temos uma sequência de eventos tensos e cheios de ação.

Mas o que a adaptação literária do livro pode oferecer para quem já sabe a história? Eu posso apelar aos fãs da série que o livro é um item obrigatório para os colecionadores, mas, além disso, você terá em mãos uma experiência diferente da história que apenas um livro pode oferecer. Primeiramente, por estar baseada no roteiro original, a versão literária traz todas as cenas do filme incluindo, aquelas que não aparecem no corte final. A descrição dos personagens nos permite uma interpretação particular, onde imaginamos o filme numa perspectiva que não podemos escolher quando vemos um filme.

Exterminador_classic_edition-v2

Versão Classic Edition (brochura)

Outro ponto de diferença entre o filme e o livro são as descrições psicológicas, que nos permitem uma imersão nos personagens. Tornamo-nos íntimos dos personagens, pois eles compartilham com a gente seus pensamentos, seus desejos e medos. As lembranças de Reese sobre a guerra em 2029, assim como os momentos que esteve ao lado de John Connor durante a resistência contra as maquinas, ganham contornos mais íntimos e viscerais. Inclusive, o Exterminador tem sua abordagem mais profunda, com a descrição das ações que cercam os objetivos da máquina mortal. Os elementos narrativos muito bem desenvolvidos tornam “O Exterminador do Futuro” uma obra mais completa. O livro se alia ao filme dando profundidade aos personagens que na película têm papel diminuto, mas que no livro são desenvolvidos a gosto.

O Exterminador do Futuro encontra-se disponível em duas edições: uma brochura e outra em capa dura, que nos faz lembrar porque a Darkside tem arrebatado corações. Em tempos de retorno da série, o livro, como já disse, é um item obrigatório na prateleira dos fãs da série, e dos colecionadores das publicações da editora.

nota-5

2 thoughts on “[LIVRO] O Exterminador do Futuro (resenha)

  1. Eu vi na livraria e me pareceu muito intressante, deu vontade de comprar. Mas só para confirmar: A historia do livro se baseia no roteiro do primeiro filme, roteiro do Cameron. Mas não vai além disso? acaba onde o filme acaba??

    Quanto a historia do 2, 3, wherever, não consta nesse livro certo?
    Tem chances de sair uma “trilogia” literária?

    • Olá, Airton. O livro é sim baseado no roteiro original de James Cameron e basicamente é aquilo que vemos no filme, somente o primeiro filme. No entanto o livro traz descrições de personagens que complementa o filme sem contar que inclui momentos que estavam no roteiro, mas não foram á telona. No momento não há informações sobre adaptação dos outros filmes.

Comments are closed.