[LIVRO] Menina Má, de William March (resenha)

menina-ma-resenha-william-march-darside-books-resenha-03

‘Um nó na garganta e no estômago constante’ é exatamente assim que eu descreveria a trama de Menina Má.

Como sempre a DarkSide surpreende, trazendo de volta nessa edição incrível outro clássico da literatura. Não devemos julgar um livro pela capa, mas esse definitivamente já carrega toda a beleza e obscuridade de Rhoda. A arte em si já diz muito, e é de encher os olhos de tão linda e aterrorizante.

menina-ma-resenha-william-march-darside-books-resenha-04O livro foi publicado pela primeira vez em abril de 1954 e tornou-se um sucesso imediato. E devo dizer que, após terminar de ler, não posso concordar mais com tal mérito. A obra é realmente incrível, bem elaborada, e surpreendente em vários aspectos.

Rhoda Penmark é uma garotinha de 8 anos extremamente linda e “fofinha” aos olhos da vizinhança. No entanto, as coisas não são exatamente o que parecem. Por trás do rostinho angelical, Rhoda esconde uma personalidade muito forte, com ideias e pensamentos assustadores, e que fazem dessa pequena, a malvada que dá nome à obra.

Do início ao fim, senti esse nó na garganta e no estômago, um suspense constante, daqueles que te fazem enlouquecer com o pensamento de que “agora ela irá fazer algo horrível”. E do que Rhoda é capaz? Bom você terá que ler esse livro incrível pra descobrir! E não te contando estou lhe fazendo um grande favor, porque descobrir por si só, com certeza será MILHARES DE VEZES mais divertido e interessante.

menina-ma-resenha-william-march-darside-books-resenha-02A trama do livro gira em torno da família Penmark, que acaba de se mudar para Baltimore, e de um fatídico dia de piquenique. Mas o mais interessante, e que torna a história tão especial, é que, ao contrário de muitos livros, Menina Má não se foca apenas na personalidade psicopata da pequena Rhoda. Ele explora cada um dos personagens minuciosamente em seu íntimo, contando, inclusive, fatos do passado da sra. Breedlove, a vizinha do andar de cima dos Penmark, e uma das minhas personagens favoritas; e suas percepções em relação ao seu irmão Emory, e ao comportamento de todos que a circundam. Pensamentos do zelador Leroy, que apenas Rhoda é capaz de entender e perceber. E mais uma série de análises de personagens.

Christine, a mãe de Rhoda, também tem seu charme e surpresas. Inicialmente a personagem vê sua pequena garotinha como uma criança extraordinária, organizada e inteligente, e parece um tanto quanto ‘boba’ e comum. Mas ao longo da trama irá descobrir muito mais sobre sua filha, e sobre si mesma. E logo a personagem irá ganhar complexidade e despertar o interesse do leitor.

A DarkSide não poderia ter “ressuscitado” um enredo melhor! Os amantes do suspense, psicopatas, serial killers e uma história bem escrita, e fácil de ser devorada, não podem deixar de ler essa obra atemporal de Willian March, que com certeza irá deixar sua cabeça borbulhando, e render uns bons pesadelos. A cada página a tensão aumenta, e com certeza precisarei de uns bons anos pra conseguir esquecer a face angelical assustadora de Rhoda que criei em minha mente.

Não deixe de conferir, é de arrepiar!


menina-ma-william-march-darkside-books-capaDarkSide Books

Capa dura

21,4 x 14,4 x 2,2 cm

272 páginas

Onde comprar: Amazon | Saraiva