[LIVRO] “Escuridão Total Sem Estrelas” de Stephen King: Extensão Justa (Conto 3)

Extensão Justa é o terceiro conto do livro Escuridão Total Sem Estrelas sendo o mais curto dos contos do livro. Este conto é ainda o único que lida com o sobrenatural neste livro.

extensao justa

Em Extensão Justa, o instrumento de manipulação do protagonista foge aos domínios da razão, em oposição aos outros contos que são basicamente materialistas, atendo-se ao âmbito psicológico – muito embora 1922 tenha alguns traços de uma narrativa sobrenatural, que deixam um leitor na dúvida (para mais detalhes, leia a resenha dele aqui).

Dave Streeter é um homem cuja vida está ameaçada pelo avanço de um câncer terminal. Dave leva uma vida bastante normal como gerente de banco, ao lado de sua esposa e seus filhos. No entanto, sua paz nunca vem realmente, por causa da maldita doença. Mas de repente, a sorte de Dave muda:  Ele conhece um vendedor ambulante e o seu destino muda completamente após um trato escuso.

Top-10-maiores-arrependimentos-de-quem-esta-a-beira-da-morte

De repente, sua sentença de morte está desfeita e o câncer está curado. Mas, nada na vida é de graça. Para que Dave se livre de seu terrível destino, outra pessoa precisa receber a doença e todas as coisas que podem vir junto com ela. Não existe uma escapatória, e Streeter precisa fazer uma escolha, pois o misterioso sujeito dá a ele uma semana para para decidir-se.

Extensão Justa incomoda o leitor por apresentar a facilidade com que um ser humano pode se corromper em nome do egoísmo.  A todo momento, ao ler o romance, somos pegos nos fazendo indagações morais: Será que uma pessoa teria a capacidade de viver a vida em paz sabendo que causou o mal alheio? Será que, para salvar a própria vida, pode-se estragar a vida de um outro alguém? Seria mesmo Justa a Extensão do estrago causado por um acordo que vitimizasse uma terceira pessoa?


nota-4


escuridao total sem estrelas stephen king suma de letras capa frenteEscuridão total sem estrelas
Stephen King

Suma de Letras
392 páginas
22,8 x 15,6 cm

Onde comprar:


Compre abaixo outros livros de Stephen King: