[LIVRO] Conheça o primeiro livro de Doctor Who a ser publicado no Brasil

Muitos whovians sabem o sofrimento que era encontrar materiais de Doctor Who no Brasil. A série sempre teve muitos fãs por aqui, mas geralmente só conseguiam encontrar “coisinhas” da série importadas na internet. Em 2013, quando a série completou 50 anos e foi feita uma enorme celebração no mundo todo com a exibição do episódio especial The Day of The Doctor nos cinemas, é que foi visto o quanto a série era popular no Brasil. Isso resultou na maior distribuição de produtos em território nacional e até em publicações de livros.

Desde 2013 até aqui, tivemos 5 livros de Doctor Who para apreciarmos. 1 pela editora editora Rocco e 4 pela Suma de Letras, tendo mais um já a caminho.

Mas o que muitos whovians ainda não sabem, é que antes disso, já havia sido publicado um livro da série no Brasil(Sim, Shada não é primeiro). Em 1975, a Global editora publicou Doutor Who e a Mudança da História.

 Nesta aventura super legal com o terceiro Doutor e sua companion Jo Grant, conhecemos novos personagens e um pouco mais da tecnologia dos daleks.

  A versão original em inglês, deste livro, se chama Doctor Who and The Day of The Daleks, que é o nome do arco do seriado de TV cujo livro foi baseado. Faz parte de uma série de livros que adaptavam os arcos para quem queria rever as histórias numa época sem muita tecnologia para gravação, como DVD, VHS, computadores e etc. Os livros foram traduzidos para vários países, inclusive Portugal, onde o titulo de Doctor Who and The Day of The Daleks, se manteve fiel e se chamou Doutor Who e o dia dos Daleks.

O Doutor sendo sexy sem ser vulgar.

No Brasil, foi publicado apenas este livro. Por aqui não passou a série e pouca gente sabia da sua existência. Por tanto era desconhecido a quem lesse, o fato de que o Doutor da capa é o primeiro Doutor e não o terceiro, que protagoniza a história. Ninguém sabia também que ele se regenerava, então isso fica na irrelevância.

 Essa é a capa original com o terceiro Doctor. Que embora não seja o favorito da galera, também era muito legal, maneiro e descolado.

 O título “Doutor Who e a Mudança da História”, se deve por conta de viagens no tempo. Não direi mais que isso para não ser spoiler.

 Onde encontrar:

Por este livro ser muito antigo, deve ser um tanto raro ou improvável de encontra-lo em alguma livraria, mas é provável que algum sebo o tenha ou até mesmo alguém que era fã de ficção científica nos anos 70.

A maneira mais fácil de ler, é em formato digital. O livro está disponível para download no site Universo Who.

Então é isso. Até a próxima e boa leitura.