[LIVRO] A Noiva Fantasma: entrevista com Yangsze Choo

post noiva fantasma feat

Lançado em maio deste ano pela DarkSide Books, A Noiva Fantasma é um romance de Yangsze Choo que explora as crenças chinesas referentes à vida após a morte através da história de Li Lan, uma garota de 17 anos que tem sua mão prometida ao filho falecido de uma família rica. Com isto ela torna-se uma noiva fantasma.

A autora respondeu algumas perguntas de seus leitores, que a DarkSide traduziu e reuniu abaixo. Confira:

a-noiva-fantasma-autora-darksidebooks

Yangsze Choo responde

A autora de A Noiva Fantasma respondeu pequenas perguntas de leitores pelas redes sociais.

Descreva A Noiva Fantasma em 140 caracteres ou menos.

Malásia colonial, 1890. Uma jovem chinesa recebe proposta de casamento com o filho de uma família rica. O único problema: ele está morto.

Você pode explicar o conceito de um “casamento fantasma”?

A tradição geralmente acontecia para apaziguar espíritos ou reparar relações familiares. Há várias alusões na literatura chinesa, mas suas raízes parecem vir de crenças ancestrais. As uniões aconteciam entre duas pessoas falecidas, com ambas famílias reconhecendo os laços. Entretanto, há casos em que uma pessoa viva se casava com um morto. Às vezes, uma garota pobre era recebida em um lar como a viúva de um homem que morrera sem deixar esposa ou descendentes. Esse é o caso de Li Lan, a protagonista do meu livro.

De onde veio a ideia para o seu livro?

As raízes talvez possam ser rastreadas até minha tese da universidade, quando eu quis escrever sobre opressão às mulheres – o papel histórico dos fantasmas femininos na cultura asiática. Eu tinha duas observações: 1) por que os fantasmas asiáticos pareciam ser muito mais aterrorizantes que os ocidentais; e 2) por que os piores eram sempre mulheres?

Como você pesquisou para escrever um romance histórico como A Noiva Fantasma?

Meu pai colecionava velhos livros e diários de viajantes britânicos sobre a Malásia. Me lembro de devorá-los em tardes preguiçosas quando eu não tinha outra coisa para ler, sem imaginar que anos mais tarde eles serviriam de base para o meu romance. Os arquivos de jornais malaios também ajudaram, assim como as bibliotecas de Harvard e Yenching e seus verdadeiros tesouros fora de catálogo. De meus familiares e amigos na Malásia, também ouvi muitas histórias de fantasmas, algumas que me deixaram com fobias para a toda a vida, como evitar bananeiras à noite!

Próximos projetos?

Ai, eu deveria estar trabalhando no meu próximo romance…. Enquanto isso, eu continuo comendo e publicando muito no meu blog. (http://yschoo.com).


YANGSZE CHOO é descendente de malaios. Formou-se na Universidade de Harvard e ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma. Yangsze adora comer e ler, e faz as duas coisas ao mesmo tempo com frequência. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, além de um coelho.


post noiva fantasma

“O estilo claro e encantador de Choo cria uma realidade alternativa onde as apostas são tão altas quanto no mundo real, combinando momentos de narrativa bem fundamentada com o sobrenatural.”
– PUBLISHERS WEEKLY

“O que faz com que tudo funcione neste romance é o mundo suntuoso da cultura emigrante chinesa e a história de amor que se desenrola sob tudo isso – uma história repleta de saudade, que as páginas praticamente suspiram conforme você vira cada uma delas.”
– OPRAH.COM

“A Noiva Fantasma, um impressionante romance de estreia, conduz os leitores através de um dos passeios mais selvagens desde que Alice caiu na toca do coelho”
– SAN JOSE MERCURY NEWS

“A odisseia de Li Lan a mantém à beira da morte terrena e prende o leitor às páginas.”
– NEW YORK JOURNAL OF BOOKS

“[…] desde uma história de fantasmas até um romance juvenil, há enredo suficiente para mais alguns romances. Mas a cativante fábula de Li Lan, que navega tanto a terra dos mortos como o território de seu próprio coração, faz com que você torça para que Choo seja a autora de todos eles.”
– USA TODAY

a-noiva-fantasma-capaFicha Técnica

Título | A Noiva Fantasma
Autor | Yangsze Choo
Tradutor | Leandro Durazzo
Editora | DarkSide®
Especificações | 360páginas, capa dura

Já à venda nas seguintes livrarias:

darksidebooks.com | facebook.com/darksidebooks | @darksidebooks

Ainda esta semana publicaremos nossa resenha do livro aqui no Nerd Geek Feelings. Fique de olho! 😉

3 thoughts on “[LIVRO] A Noiva Fantasma: entrevista com Yangsze Choo

  1. Incrivelmente suspirantr! Estou apaixonada por essa leitura. O livro me chamou a cada pagina que virava, e com isso me tornei fã da Yangsze choo. (Ansiosa pelo próximo projeto)

    • Também gostei muito da obra, Andressa. Certamente é uma autora cujo trabalho vou acompanhar. Espero que saia logo outros, e que a DarkSide os publique também. 🙂

  2. Também estou ansioso para ler mais livros da autora. Espero que ela continue escrevendo. Achei interessantíssimo o enredo de A Noiva Fantasma.
    Abraço

Comments are closed.