[LIVRO] “A Jornada do Escritor” de Christopher Vogler (resenha)

Untitled-1

O chamado para a aventura certamente não é uma novidade para aqueles que já estão familiarizados com os poderes mitológicos e suas diversas personificações heroicas. Joseph Campbell deixou um legado sublime, pavimentando um caminho trilhado por incontáveis contadores de histórias de outrora.

Para os que ainda não foram iniciados nessa tradição, recomendo que confiram A Jornada do Escritor, republicação recente da Editora Aleph, um livro que pode funcionar como um excelente ponto de ignição. O autor, Christopher Vogler, passou boa parte de sua vida e carreira estudando e identificando todos esses estratagemas inseridos dentro das estruturas narrativas, trabalhando como consultor e roteirista na Fox, na Disney, e em muitos outros estúdios presentes em seu garboso currículo.

Na própria introdução e no prefácio, terão uma ideia da profundidade do conteúdo que irão absorver. Os bastidores da história de Vogler nos confidenciam detalhes determinantes com uma explanação análoga aos estágios da Jornada do Herói, mostrando como ele chegou ao patamar onde se encontra atualmente.

O miolo desses ensinamentos se divide em três atos, como numa história tradicional. Para quem já manja desses artifícios, as duas primeiras partes podem soar um pouco repetitivas em alguns pontos. Porém, elas servem como manual didático de utilidade inestimável para os que estão começando a escrever suas primeiras linhas.

Na primeira parte, espalhados pela mesa de dissecações, encontrarão e reconhecerão aspectos psicológicos nos mais variados tipos de personagens com suas possíveis combinações, apontando situações recorrentes onde eles se vestem com suas máscaras arquetípicas, transmitindo seus conflitos e aspirações interiores, buscando adaptações adequadas para as necessidades que surgem no decorrer do desenvolvimento dessas escaladas catárticas. Já na segunda parte, nos deparamos com o arcabouço de estágios do Monomito. Mapeamentos e comparações dos espectros das curvas dramáticas e dos arcos de desenvolvimento dos personagens através da exemplificação das mais célebres produções cinematográficas no decorrer da história da Sétima Arte.

Mas é na última parte dessa excelente obra que o escritor une todos os fios que dão sentido ao objetivo em questão: a analogia entre a ficção e a realidade que o escritor irá descortinar durante o percurso narrativo de sua própria evolução.

Por isso lhes peço que confiem nessa sugestão, pois asseguro que, quando terminarem, desejarão a experiência desses desafios, obtendo mais informações para que consigam compor histórias cada vez melhores.


nota 5 jornada do escritor


CAPA

Dados do Produto:

Título: A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores;
Título original: “The Writers Journey“;
Autor: Christopher Vogler;
Ilustrações: Michele Montez;
Tradução: Pete Rissatti;
ISBN: 9788576572176;
Idioma: Português;
Encadernação: Brochura;
Formato: 16 x 23;
Páginas: 488;
Ano de Edição: 2015 [3ª Edição];

Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino | Livraria Cultura