[JOGOS] Zumbis em cima da mesa

Olá Nerds e Geeks. Para vocês que gostaram de saber sobre os novos jogos de tabuleiro que cada vez mais conquistam seu espaço em terras brazucas, hoje vamos voltar ao tema.

Há tempos presenciamos um hype sobre zumbis. Tudo o que leva os desengonçados mortos-vivos acaba virando sucesso. Particularmente nunca fui fã desse tipo de monstro. Porém tenho de reconhecer que certas obras realmente trouxeram esses seres em decomposição para outro patamar. Assim sendo, por que não misturar zumbis com boardgames?

E assim nasceu ZOMBICIDE

Image

Lançado em 2012 através de uma campanha de financiamento coletivo muito bem sucedida no Kickstarter, Zombicide fez a alegria de muitos jogadores ao trazer hordas de zumbis para o tabuleiro.

Trabalhando muito bem o tema, o jogo ainda conta com componentes de ótima qualidade e miniaturas excelentes. E são muitas, mas muitas miniaturas.

Não demorou muito e logo chegaram as expansões. Ano passado tivemos a Prision Outbreak, com os sobreviventes tentando se abrigar em uma prisão (oi? Alguém citou The Walking Dead?) e encontrando os zumbis enfurecidos. A expansão Toxic City Mall, com seu cenário de shopping e os zumbis tóxicos. E por fim, os Zombie Dogz e o Dog Companions, trazendo respectivamente os cães zumbis e os cães ajudantes.

Image

Durante a partida, cada jogador controla um ou mais sobreviventes rodando pelas cidades em busca de diferentes objetivos, seja procurar por suprimentos, descolar um abrigo seguro ou simplesmente detonar zumbis. Cada sobrevivente é baseado em algum personagem famoso de filmes e séries, sendo que além daqueles que já vem com o jogo, existem vários outros promocionais.

Image

Cada zumbi derrotado rende uma certa quantidade de pontos de experiência, assim também como completar objetivos espalhados pelo tabuleiro. À medida que os sobreviventes vão ganhando experiência, se tornam mais fortes, ganhando novas habilidades. Porém a quantidade e a periculosidade dos zumbis também aumenta proporcionalmente.

Em certos momentos nos deparamos com verdadeiras infestações no tabuleiro. Dezenas de zumbis que conseguem reproduzir muito bem a tensão de quem estivesse passando por aquela situação.

Zombicide é um jogo bem estratégico, onde cada ação deve ser pensada com muito cuidado e o trabalho de equipe é essencial. Ninguém sobrevive ao apocalipse zumbi se não tiver ajuda.

Image

Apesar de não ser o primeiro jogo a abordar o tema, certamente foi o mais bem sucedido. Entretanto não se tornou unanimidade. Sua mecânica de regras desagradou muitos jogadores e outros ainda dizem que o jogo se baseia somente no apelo das miniaturas.

Pessoalmente não vejo dessa forma. Vejo como se o jogo apontasse o dedo para a minha cara e dissesse: “desafio você a me vencer usando essas regras!”

Image

No meu caso foi desafio aceito. Adquiri minha cópia e estou muito satisfeito com o jogo.

Em 2013 a Galápagos Jogos trouxe Zombicide para o Brasil, totalmente traduzido e com a mesma qualidade do original. O sucesso foi tanto que o jogo já está esgotado na loja da distribuidora. Mas com um pouquinho de esforço, você consegue acha-lo em outras lojas.

Um ótimo jogo, mesmo para quem está começando no hobby. E se gosta de zumbis, então é um jogo obrigatório.

Caso queira conhecer mais um pouco, recomendo os vídeos do Jack, o Explicador.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para mais bugigangas do universo Nerd Geek.