[HQ] Orgulho e Preconceito em Quadrinhos – Para Quem Gosta de Clássicos Mais Dinâmicos

É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.

E através dessa singela frase, inicia-se toda a confusão em Orgulho e Preconceito

orgulho e preconceito nemo feat

Vamos, então, iniciar do começo para que tudo se torne mais claro. Com certeza, pelo peso que essa obra teve na vida de tantas pessoas, pelas nove adaptações para a BBC (sim, eu disse 9), além da grande facilidade de acesso a esse maravilhoso clássico da literatura, posso supor que em algum momento da sua vida você leu “Orgulho e Preconceito“, ou no mínimo conhece a história.

Como é um livro escrito em 1797, o contexto e as relações sociais são muito diversas das que temos hoje, e por mais que estejamos inclinados a entender isso, alguns aspectos soam estranhos. A começar pela premissa da história.

Basicamente, o enredo nos guia por um caminho em que vários personagens nos são apresentados. É curioso notar como, no início da HQ da editora Nemo, temos um pequeno infográfico para os leitores mais distraídos ou esquecidos quanto a nomes.

A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth, ou Lizzy, é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.

Sua personalidade forte, contudo, não é exatamente aquela esperada de uma mulher jovem solteira do século XVIII. Pelo contrário. Lizzy é bastante tempestuosa e decidida.

13695182_1166445596710485_299219384_n

( ͡° ͜ʖ ͡°) Ousada essa menina…

Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai, e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família?

004

Amor? Errr… Não foi bem assim de cara…

A grande tensão que Austen consegue manter entre Lizzy e Darcy é fascinante, e justamente o que tornou o romance um clássico.

Darcy é austero demais, reservado demais, frio demais, analítico demais… quase frígido…

Blaze como quem tomou 3 caixas de lexotan.

Blaze como quem tomou 3 caixas de Lexotan.

E é justamente por isso que ele se sente apaixonado aos poucos por Lizzy. Ela é diferente.

A atração irresistível que ela retrata, entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet, e o austero e solene Sr. Darcy, se insere entre as maiores, mais românticas e mais engraçadinhas histórias de amor já contadas.

Admita… você já leu. E achou fantástico.

aorgulho1

Para quem quer conhecer o romance, ou lê-lo de forma mais dinâmica, aproveitando belos recursos gráficos, a HQ é uma excelente opção. Toda a essência da história está lá, assim como os gaps, os pequenos alívios cômicos e severas tensões.

Além disso, é realmente um bom exemplo de Clássico para apressadinhos, caso você não queira por preguiça pura e simples ler o livro. Recomendo ambos: Quadrinho e livro.

Vale muito a pena.

Agora, um capítulo à parte:

A senhora BENNET.

Fui só eu, ou todos vocês notaram em alguma adaptação, no livro, ou mesmo na maravilhosa HQ (sério, maravilhosa) que a Sr. Bennet se comporta como uma mulher à beira de um ataque de nervos? Vale tudo para que ela encontre um bom partido para suas filhas, não importa se isso lhes custe a honra, a saúde ou a felicidade.

E ela está SEMPRE, SEMPRE, nervosa…

Mrs. Bennet, por favor, fica a recomendação pra senhora:

3303737rivotril_gts

E para vocês, só posso recomendar que comprem a HQ! 😉

 


orgulho e preconceito nemo capaTítulo: Orgulho & Preconceito
Autor: Jane Austen
Ilustração: Robert Deas
Tradução: Ian Edginton
Ano de Lançamento: 2016
Páginas: 144
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24 cm
EditoraNemo

Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino