[HOMENAGEM] Os 70 anos de Stephen King

Em 2014, a equipe do Nerd Geek Feelings fez uma semana inteira dedicada a um dos meus autores favoritos: Stephen King. Hoje ele completou 70 anos, e eu não poderia deixar a data passar batida.

Primeiro, divido com vocês essa homenagem do Grupo Companhia das Letras ao escritor:

Stephen King entra para o clube dos 70

Stephen King é um exemplo de escritor afortunado, daqueles que têm seu trabalho reconhecido em vida, sendo homenageado e reverenciado no mundo. É um luxo que gênios como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft jamais tiveram.

Só este ano, há cinco adaptações de obras do King para o cinema e TV. O filme It, A Coisa bateu recordes de bilheteria logo na estreia, e foi eleito o filme de terror mais bem-sucedido de todos os tempos. A Torre Negra também chegou às telonas com uma trama que é continuação da série de livros mais cultuada do autor. Jogo Perigoso logo estará na Netflix, seguindo o caminho de O Nevoeiro. E, para a TV, tem ainda Mr. Mercedes, outra minissérie inédita no Brasil, esta dedicada aos fãs de romances policiais. Não há dúvidas de que este é o ano dele!

O escritor mais pop do Maine faz aniversário nesta quinta-feira, 21 de setembro, chegando aos 70 anos no topo do pódio. Criado apenas pela mãe desde os 2 anos, Stephen King teve muitos empregos, inclusive como professor de inglês, antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Que sorte esses alunos tiveram!

A vida do escritor mudou com o sucesso de Carrie, A Estranha, em 1974. Foi também nessa época que ele enfrentou seus demônios mais íntimos, como o alcoolismo e o vício em drogas, muitos deles reverberados em personagens icônicos como Jack Torrance, de O Iluminado, e Paul Sheldon, de Misery. Desafio e superação. E os demônios, ainda bem, ficaram só nos livros.

Em 1999, uma van desgovernada quase o matou enquanto caminhava perto de casa. King saiu do atropelamento muito machucado, mas recuperou-se plenamente com disciplina, ajuda da família e, claro, a escrita. E, se brincar, ainda deu uma piscadinha para a Dona Morte.

a href=”http://nerdgeekfeelings.com/wp-content/uploads/2017/09/stephen-king-70-anos-king-vs-morte.gif”>Vender quase 400 milhões de livros no mundo todo não é para qualquer um. As histórias de King não se limitam às experiências bizarras vividas por seus personagens; elas tocam os leitores com sensações mais terrenas e comuns.

O sentido da vida, a ternura da amizade, os homens e seus desvios, a inocência da infância, os limites da maldade. Os temas são vários, e conquistam em cheio quem se arrisca pelas páginas de seus livros.

Em suas palavras, a história sempre vem em primeiro lugar.

Obrigado pela jornada. Valeu, mestre.

CONHEÇA A OBRA DE STEPHEN KING

E agora convido você que está lendo este post a explorar o material que produzimos para a Semana Stephen King, em 2017, quando o autor completou 67 anos:

Leia também as resenhas que fizemos de suas obras: