[HOMENAGEM] Mario Segale, o homem cujo nome inspirou o “Mario” da Nintendo, morreu aos 84 anos.

super-mario-bros-morre-mario-segale-header 1280 × 720 159 KBMario é possivelmente o  personagem de videogame mais reconhecível do mundo. Mas o que muitos não sabem é a origem por trás de seu nome “Mario”.

super-mario-bros-morre-mario-segale-2 700 × 220 30 KBNo dia 27 de outubro morreu Mario Segale, o homem que inspirou o nome do encanador mais famoso da historia.

A história diz que, no início dos anos 80, a Nintendo estava montando sua sede nos Estados Unidos, nos arredores de Seattle. O dono do escritório que eles alugaram era Mario Segale, cujo nome eles usaram como personagem principal para sua série de assinaturas. Ele causou uma boa impressão quando exigiu o pagamento do aluguel atrasado, e o resto é história.

A Nintendo teve algumas liberdades com a aparência física de Mario, mas, se você apertar os olhos, a semelhança ainda está lá.

super-mario-bros-morre-mario-segale-3 800 × 450 54 KBAté aquele momento, o personagem da Nintendo era conhecido como “Jumpman”, então, temos que dizer que “Mario” foi uma grande melhoria. Mario fez sua primeira aparição no jogo de arcade Mario Bros em 1983, depois no NES, em Super Mario Bros de 1985.

super-mario-bros-morre-mario-segale-4 604 × 340 15 KB

O próprio Mario Segale nasceu em Seattle, Washington, em 1934. Administrou várias empresas de construção e imobiliárias, e era um homem de negócios multifacetado. Ironicamente, ele nunca trabalhou como encanador.

Segale nunca procurou fama ou publicidade por seu envolvimento na série Mario, preferindo manter um perfil discreto, e ser lembrado por suas realizações empreendedoras. A única vez que ele reconheceu publicamente que seu nome foi usado na série da Nintendo foi durante uma entrevista em 1993, para o Seattle Times, onde ele brincou: “Você pode dizer que eu ainda estou esperando por meus cheques de royalties”. Sem ele, quem sabe qual seria o nome do famoso encanador de videogames?