[HOMENAGEM] С Днем Победы! (Feliz Dia da Vitória!).

Hoje, ocorre na Rússia o feriado nacional mais importante do ano, “O Dia da Vitória”, quando se comemora o triunfo do exército soviético e das Forças Aliadas sobre os nazistas na Grande Guerra Patriótica que ocorreu há 71 anos. Para além de quaisquer apologias ou objeções ideológicas, este ponto de virada histórica continua sendo aclamado em todo o país e unindo pessoas com as mais diversas visões.

Em Moscou, há algumas horas, uma grande parada militar pôde ser vista na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin e ao longo da Rua Tverskaya, a principal artéria da cidade.

A armada cumprimentava o presidente Vladimir Putin e o atual Ministro da Defesa, Serguêi Choigu, seguindo em marcha sincronizada pelos paralelepípedos em frente ao Mausoléu do Lênin, enquanto tanques faziam escolta e caças sobrevoavam o céu moscovita. Cravos eram dados aos veteranos, crianças carregavam fotos coladas em pauzinhos dos seus antepassados falecidos nos embates – uma grande festa e demonstração de poder. À noite, está prevista queima de fogos.

Entre 1939 e 1945, em virtude da guerra, mais de 26 milhões de russos morreram.

A Segunda Guerra Mundial influenciou o destino de muitas pessoas e de vários países. A luta contra o fascismo foi uma só, mas em cada lugar a guerra é lembrada de maneira diferente. A colaboração ocidental foi popularizada em filmes, videogames e obras literárias, enquanto as ações do exército vermelho não obtiveram uma visibilidade tão ampla. É por esta razão, e em homenagem a todos que tombaram de forma “desconhecida”, ou deliberadamente omitida por alguns veículos de comunicação, que compartilho essa matéria contigo.

С днем Победы!
Feliz Dia da Vitória!