[#HISTÓRIANERD] A origem do “Dia de Star Wars”

11175036_904088136316100_2415438562041298787_n

Primeiramente, que a Força esteja com você.

O dia 4 de maio é um dia especial para os fãs de Star Wars, pois essa data é praticamente um feriado para os amantes da saga criada por George Lucas. No dia 4 de maio, é dia de festejar. É Dia de Star Wars, cuja lema diz: “May the Fourth be with you”.

A origem deste dia deve-se ao trocadilho, em inglês, da data com a famosa frase “que a força esteja com você” (May the Force be with you), trocada entre os Jedis. No entanto está brincadeira não saiu de uma cabeça nerd fã de Star Wars.

Margaret Thatcher's papers

Margareth Thatcher

“May the Fourth be with you” surge pela primeira vez no dia 4 de maio de 1979, quando Margareth Thatcher é eleita a primeira mulher como Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. O partido então da Primeira-Ministra resolveu homenageá-la com um anúncio no London Evening News. Veja o que escreveu o autor Alan Arnold enquanto comentava o making of de “O Império Contra-Ataca”:

 Sexta-feira, 4 maio

“Margaret Thatcher ganhou a eleição e se tornou a primeira mulher primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Para comemorar sua vitória, seu partido tomou uma meia página de espaço publicitário no London Evening News. Esta mensagem, referindo-se ao dia da vitória, era”May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”, mais uma prova da extensão em que Star Wars tem influenciado todos nós”.

O primeiro “Dia de Star Wars” foi comemorado em 2011, no Canadá. Foi um encontro entre os fãs que realizaram diversos tipos de gincanas. A partir daí, o “May the Fourth be with you” não parou mais de ser comemorado.

Alías, todo o mês de maio é especial para os fãs de Star Wars, pois foi durante esse mês que todos os filmes da série estrearam no cinema (Star War – Episódio IV foi lançado no dia 25 de maio de 1977). O mês de maio inclui também o aniversário de George Lucas (14 de maio), além de toda uma programação especial comemorada nos parques da Disney ao redor do mundo.

O “Dia de Star Wars” foi uma criação espontânea dos fãs, mas abraçado pela LucasFilms que faz questão de compartilhar a Força de seu público seja onde for. Que o dia 4 de maio seja um dia especial para você, fã ou não da saga. Acompanhe o Nerd-Geek Feelings no dia de hoje para mais informações sobre Star Wars.

Que a Força esteja com você.

May4th

One thought on “[#HISTÓRIANERD] A origem do “Dia de Star Wars”

Comments are closed.