[HISTÓRIA] Quem foi George Boole?

Hoje é dia de agradecer aquele que te salvou em todos aqueles trabalhos escolares que você encontrou na net em véspera de entregar o que foi pedido. Na data em que se completa 200 anos do seu nascimento, a Google homenageia George Boole, matemático inglês que criou a base para o sistema de programação usado no dia de hoje.

George Boole

George Boole

George Boole nasceu no dia 2 de novembro de 1815 e entrou para a História por ter desenvolvido um sistema algébrico conhecido como “álgebra booliana”, mecanismo importante para a programação nos dias de hoje.

O Google Doodle de hoje homenageia o matemático com um exemplo da teoria booliana em que cada letra mostra divisões binárias.

Como entender a álgebra booliana? Pense que Boole criou um sistema de operações lógicas com respostas que podem ser sempre reduzidas em “sim” ou “não”, “verdadeiro” ou “falso”, “0” ou “1”.

Para você ter noção de quão importante é o sistema criado por ele, o esquema de operações lógica é usado em programas de computador, vídeos-game e nos aplicativos que você adora passar o dia utilizando, inclusive toda vez que usa dispositivos de busca.

“Se você é um programador não há como escapar do operador booleano”, afirma Michael Dunn, da Gospelweare, uma desenvolvedora de aplicativos para iOS e Android.

O próprio Booble reconheceu a importância de seu trabalho. Em 1851, disse a um amigo que a álgebra booliana poderia ser sua “contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente.”

Boole morreu no dia 8 de dezembro de 1864 de derrame pleural (acúmulo de água nos pulmões) após ficar muito doente por ter se encharcado sob uma chuva que pegou enquanto caminhava até ao local onde dava aulas.

google

Google Doodle em homenagem a George Boole

Então caro estudante, toda vez que você se perguntar “quem foi que inventou a matemática?” pra poder matar o responsável, lembra que foi através da matemática que nós, seres humanos, conseguimos moldar grandes maravilhas da nossa era e que George Boole foi um grande contribuidor pra isso.

(Via G1)