[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Tudors | A doença do suor

A fatídica doença do suor caiu sobre o reino de Henrique VIII e vitimou qualquer um sem distinção. O rei fugiu de Londres com a corte, mas desesperou-se ao saber que sua amada, Ana Bolena, estava infectada pela doença.

No sétimo episódio da primeira temporada da série, o tema da “doença do suor” é o mais explorado. A doença tomou o reino de assalto levando para a cova desde nobres aos mais simples camponeses. Ninguém estava imune, Henrique VIII deixou a cidade afastando-se da epidemia enquanto Ana Bolena e o Cardeal Wolsey foram infectados.

001.2

Henrique VIII (Jonathan Rhys Meyers) e Ana Bolena (Natalie Dormer)

O episódio em questão reproduz um dos momentos de crise do reinado de Henrique VIII quando mais uma vez a doença do suor tomou várias regiões da Europa. Era 1558, tratava-se do quarto ciclo da doença a cair sobre Londres. A taxa de mortalidade foi tão alta na cidade que a corte dos Tudors fugiu como vemos na série.

Também no episódio é relatado que a doença se espalhou pela Europa. O que de fato aconteceu. Hamburgo, Suíça, Dinamarca, Suécia, Noruega, Lituânia, Polônia, Rússia, Holanda, Antuérpia e Amsterdam registraram grandes perdas humanas.

Assim como visto na série, Ana Bolena também foi infectada pela doença do suor. Tudo teria começado quando uma das damas de companhia de Ana caiu doente – isso também é representado no episódio. Henrique VIII já havia partido de Londres junto com a rainha Catarina de Aragão quando soube que Ana estava adoentada, Henrique enviou o seu melhor médico, William Butts. Apesar do episódio não ter mostrado, o pai de Ana, Thomas Bolena, também estava adoentado.

Para a felicidade de Henrique, tanto Thomas quanto Ana sobreviveram a epidemia. William Butts foi recompensado e tornou-se Médico Real.

Fonte: Site Tudor Brasil. Texto: A doença do suor no período Tudor.

One thought on “[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Tudors | A doença do suor

  1. Não consegui chegar à conclusão se essa doença que abalou a Inglaterra no reinado do mais famoso rei Tudor tem alguma similaridade com qualquer doença hoje existente.Gostaria de saber.

Comments are closed.