[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Last Kingdom 1×07: “The Sack of Wessex”

TLK_101_11

“Ele é Alfredo, um homem, rei de nada.” – Uhtred

Neste episódio vimos que Wessex foi invadida por Guthrum forçando Alfredo buscar refúgio nos pântanos de Somerset. O que há de verdade histórica por trás dessa representação que vimos em The Last Kingdom?

O exílio de Alfredo nos pântanos de Somerset de fato aconteceu. Em 878, quando Guthrum liderou um ataque viking contra Wessex, mais precisamente no distrito de Chippenham, onde Alfredo se encontrava desde o período do Natal. Provavelmente, cientes do paradeiro do rei, os nórdicos pretendiam capturá-lo.  No entanto, durante  o ataque, Alfred conseguiu escapar e refugiou-se nos pântanos de Somerset.

Nos pântanos, o rei conseguiu estabelecer uma fortificação em Athelney, de onde preparou seu contra-ataque. Muitos anglo-saxões acreditavam que  o rei tinhaa morrido e acabaram se submetendo aos vikings.

Pouco se sabe sobre o período em que  Alfredo ficou refugiado, mas algumas lendas chegaram até os dias de hoje.

Uma das historias mais famosas diz que Alfredo buscou abrigo na casa de um criador de porcos e acabou deixando os pães queimarem, devido a atenção voltada para a preocupação que estava com seu reino. No entanto, isso não o impediu de levar uma bronca daquelas da mulher do criador de porcos. Esse episódio serve para mostrar como era a situação de Alfredo exilado nos pântanos, semelhante como Uhtred o descreve: “um homem, rei de nada.”

FONTE: Alfredo, o Grande, o rei guerreiro guardião da Inglaterra.