[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Last Kingdom 1×06: “He is the One”

“Não me ajoelharei por nenhum homem, nenhum rei e nenhum Deus cristão” – Uhtred

A aventura que era para ser apenas uma pilhagem, transformou-se num dos momentos mais complicados na vida de Uhtred. The Last Kingdom vai chegando à reta final da sua primeira temporada, e a situação de Uhtred está que nem a de Wessex: frágil.

O epidósio trouxe algumas referencias às antigas leis germânicas, assim como a presença de uma personalidade histórica. Confira nas referências abaixo:

“Ele mata um homem que conheci minha vida toda, ele se recusa a pagar o wergild […] – Mildrith

Também grafado como “Wergeld” ou “Weregild”, o wergild trata-se de um antigo direito germânico, no qual é paga uma compensação à família de alguém que foi lesado. A pessoa quem comete o delito é quem paga. Em alguns casos, parte de wergild era dado ao rei ou ao senhor de quem o atingido fosse vassalo. O wergild a princípio era informal, mas depois foi regulamentada por lei.

“Sou o irmão Asser. Trago-lhe um presente do meu rei” – Asser

TLK_101_16

Se não fosse por Asser, as referências históricas do “História em Séries” para The Last Kingdom ficariam escassas.

Asser foi um monge gaulês que se tornou bispo de Sherborne em 890. Por volta do ano 885 foi convidado por Alfredo, o Grande a deixar St. Davis e juntar-se aos seus homens.

Foi Asser quem escreveu uma biografia sobre Alfredo denominada “A Vida de Alfredo”. Tal biografia é a principal fonte de informações sobre a vida do rei.

“Do rei Peredur” – Asser

TLK_101_40

Não dá para falar de um rei Peredur, pois este nome é comum a uma série de homens ligados ao limite entre a história e a lenda, localizados em uma sub-Bretanha Romana.

Muitas personalidades famosas portaram o nome Peredur:

Peredur, irmão de Gwrgi, filho de Eliffer, descendente da dinastia Coeling.

Geoffrey de Mnmouth cita um Peredur em sua “Vida de Merlin”. Em um dos episódios, Peredur é acompanhado pelos aliados de Merlin quando se envolve em uma batalha em um local ainda não identificado. Na Historia regum Britanniae, Mnmouth utiliza o nome Peredur para um governante lendário da Grã-Bretanha.

Peredur é um nome familiar para o público moderno, pois trata-se de um dos cavaleiros do Rei Arthur. O nome é associado a Perceval, o Gaulês.