[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Last Kingdom 1×05: “Uhtred vs. Ubba”

“Quer lutar comigo?” – Ubba

Em um episódio bastante movimentado e essencial para o que vem mostrando, The Last Kingdom nos leva mais uma vez a importantes fatos históricos sobre o conflito entre saxões e dinamarqueses que moldaram o nascimento da Inglaterra.

Temos dois momentos interessantes para destacarmos aqui que foram determinantes para as vitorias dos saxões:

TLK_105_28

O episódio começa mostrando a frota de Guthrum sendo destruída por uma grande tempestade. Como lembramos no texto anterior, Guthrum deixou Wareham e foi para Exeter. Porém sua força naval sofreu uma grande perda durante uma tempestade e todos os navios foram destruídos ao longo da costa de Dorset.

Neste mesmo episódio tivemos a Batalha de Cynuit, um dos momentos mais célebres dos confrontos entre saxões e dinamarqueses. As Crônicas Anglo-Saxônicas destacam a batalha ao mostrar que foi uma importante vitória para os ingleses que não contavam com a presença de Alfredo que estava liderando a resistência inglesa.

TLK_105_26

Essa batalha também foi importante para, pois o líder viking Ubba foi derrotado. Em Cynuit, Odda liderava liderava as forças inglesas que derrotaram e mataram Ubba assim como capturaram a bandeira do Corvo chamada “Hrefn” ou “Corvo”.

FONTE: Saxons and Vikings, Ubba Ragnarsson – Wikipédia.