[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Last Kingdom 1×04: “The Peace is Over”

TLK_101_11

“Wessex está sendo invadido, e nos disseram para esperar enquanto ele reza” – Uhtred

A trégua entre Alfredo e Guthrum chegou ao fim. Wessex se vê mais uma vez ameaçada pelas forças vikings e Uhtred fica no olho do furacão com o coração dividido entre manter sua palavra e estar entre pessoas amadas.

Conforme havíamos destacado no texto anterior, uma trégua entre Alfredo e as forças dinamarquesas havia sido firmada após a morte do rei Æthelred de Wessex. Neste quarto episódio, a paz frágil chegou ao fim quando Guthrum invadiu Wareham forçando Wessex marchar rumo a guerra.

Apesar de na série parecer que foram meses de trégua, na verdade foram 5 anos entre o pedido de paz de Alfredo e a invasão de Wessex em 876. Guthrum lançou um ataque surpresa e os nórdicos capturaram Wareham. Alfredo reuniu seu exército e marchou para o sul com o objetivo de expulsar os invasores. Porém o relevo de Wareham dificultava um ataque frontal que poderia custar muito caro as forças de  Wessex, dessa maneira, Alfredo resolveu sitiar a cidade.

TLK_101_16

Os vikings estavam em menor número, mas fizeram de Wareham um local de acampamento enquanto esperavam uma frota de 120 navios. Durante o cerco, Alfredo propôs um acordo aos nórdicos: que eles deixassem Wareham ou então seriam exterminados. Guthrum e seu exercito deixaram Wareham, mas dirigiram-se para o oeste em direção a Exeter.

O episódio faz menção a morte de Ivar, o Sem-Ossos, ocorrida na Irlanda. Segundo os registros históricos, Ivar após tomar a Ânglia Oriental, dominou o Mar da Irlanda e estabeleceu seu domínio em Dublin. Junto com seu co-regente, Olaf, o Branco, atacou a Escócia e retornou com espólios e escravos e exigiu tributo ao rei dos escoceses, Constantine I.

Segundo os Anais de Ulster, Ivar morreu em 873 e sua morte também foi mencionada nos Anais da Irlanda. A causa da morte é descrita como uma doença “súbita e horrível”.

A ficção criada por Bernard Cornwell, e adaptada pela série, é feliz em situar seus personagens em momentos reais e marcantes do conflito entre saxões e nórdicos. Mesmo com as liberdades artísticas e narrativas, The Last Kingdom tem sido um exemplo de série que tem buscado ser fiel aos eventos históricos.

FONTES: Saxons and Vikings,Saxons and vikings: Siege of Wareham, Ivar the Boneless.