[HISTÓRIA EM SÉRIES] The Last Kingdom 1×03: “The New King of Wessex”

“Viva o rei Alfredo”

Em mais um episódio de The Last  Kingdom, Uhtred se mostra disposto a aceitar o comando de Alfredo ciente de que o novo rei de Wessex possa ajudá-lo a conquistar Bebbanburg. Com momentos de reviravoltas e tensões, o terceiro episódio da série mantem a mesma dinâmica dos episódios anteriores, mas com grande momentos como a mesa de  negociações entre Alfredo e os lideres dinamarqueses.

“Quando o rei Æthelred morreu?” “Como Alfredo ascendeu ao trono de Wessex se o rei Æthelred tinha um filho?” Estas perguntas e outras referências históricas presentes nesse episódio você confere analisadas abaixo:

“Penso, meu senhor, que se no leito de morte, seu pai nomeá-lo como sucessor dele, o witan não poderá contradizê-lo.” – Odda, o Jovem

Segundo a Enciclopédia Britânica, “witan”, também chamado de Witenagemont, era o conselho dos reis anglo-saxões da Inglaterra, tinha o dever essencial de aconselhar o rei em todos os assuntos que ele pedisse opinião. Geralmente formada por pessoas próximas do rei contava com a presença de nobres e bispos. Nunca foi uma assembléia popular.

“O rei está morto” – Alfredo

TLK_101_11

Conforme vimos nesse episódio, o rei Æthelred morreu após uma batalha contra as forças dinamarquesas. Com sua morte, Alfredo ascende ao trono de Wessex. Os fatos sobre a batalha entre saxões e dinamarqueses estão registrados nas Crônicas Anglo-Saxônicas.

No ano de 870,os dinamarqueses estavam de olho em Wessex. A primeira batalha aconteceu no dia 4 de janeiro de 871 em Reading. O exército dinamarquês era liderado por Bagsecg e Halfdan Ragnarsson.

Os dinamarqueses haviam feito acampamento em Reading e três dias depois enfrentaram o exército de Æthelwulf, o Ealdorman do condado. Na batalha, muitos dinamarqueses acabaram mortos.

Quatro dias depois, Æthelwulf juntou seu exército com o do rei Æthelred e seu irmão Alfredo. Marcharam rumo a Reading. O ataque aconteceu com mortes em ambos os lados, entre eles,  Æthelwulf. Os saxões tiveram que recuar e os dinamarqueses avançaram sobre Wessex.

Após terem reformado seu exército, Æthelred e Alfredo obtem vitória na batalha de Ashdown forçando o recuo dinamarquês. Duas semanas depois, foram os vikings que venceram em Basing e no dia 22 de março, em Marton. O rei Æthelred morreu após a Páscoa.

“No entanto, todos aqui, além de outros, ouviram seu pai deixar a coroa para Alfredo” – Odda, o Velho

TLK_101_40

Na série, o filho do rei Æthelred, Æthelwold, não fica nada satisfeito ao perder o trono para seu tio, Alfredo. Entendemos que Æthelwold não foi o escolhido, pois não estava preparado para governar.

Quando o rei Æthelred morreu, Æthelwold era o filho mais velho do rei, mas junto com seu irmão não passavam apenas de crianças e dessa forma o trono foi para Alfredo que pôde continuar a batalha contra os dinamarqueses.

Quando Alfredo assume o trono de Wessex, a sua situação não era nada boa, pois o reino vivia um dos momentos mais críticos de sua história. Ciente de que naquele momento não tinha como vencer o exército dinamarquês, Alfredo propôs paz aos invasores. Através do pagamento de um tributo, Mercia e Wessex conseguiram um período de paz, mesmo que curto.

TLK_101_20

“Uhtred, as bestas na proa dos navios dinamarqueses, são representações de seus deuses?” – Alfredo

O que é descrito nessa fala é um dos ornamentos dos navios dinamarqueses, um drakkar, por exemplo. A proa era ornada com a cabeça da serpente Jormungand, pois de fato acreditavam que espantava os espíritos malignos.

TLK_101_40

FONTE: Drakkar: a bárbara embarcação viking, Witan – BritannicaViking invasion of Reading, Alfredo – o grande rei-guerreiro guardião da Inglaterra.