[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | Vikings 5×09: “A Simple Story”

[ATENÇÃO! PAREDE DE SPOILERS]

“Faça o melhor por Wessex e nada mais.” – Rei Aethelwulf

Pra quem já conhecia os fatos históricos que baseiam a série “Vikings“, já estava esperando o momento para que o rei Aethelwulf saísse para dar lugar a Alfredo. Porém, eu esperava que o rei de Wessex fosse abatido por uma espada viking e não pelo ferrão de uma abelha. De qualquer forma, o que a História diz sobre a sucessão que levou Alfredo ao trono e como o rei Aethelwulf morreu?

Preparando os planos para o futuro, o rei Aethelwulf (e o público) não viu a morte chegando. Sua risada após o ferrão representava a ironia do rei guerreiro, que teve roubada sua provável morte gloriosa num campo de batalha, ou então reinar numa Inglaterra livre definitivamente dos vikings.

Na série, Aethelwulf subiu ao poder depois que seu pai, Ecbert, abdicou o trono, e seu reinado centrou-se no combate ao Grande Exército Pagão.

Enquanto a Enciclopédia Britânica afirma que o rei Aethelwulf governou entre 839 e 856 e ajudou a unir Wessex e Mércia contra os vikings, a Crônica Algo-Saxônica, por outro lado, diz que o governo de Aethelwulf começou em 836.

Aethelwulf

De qualquer maneira, após a morte de Aethelwulf, seus dois filhos, Ethelbald e Ethelbert governaram em seguida. A Crônica Anglo-Saxônica explica essa divisão de governo:

“Então seus dois filhos conseguiram o reino; Ethelbald com o reino dos saxões do oeste, e Ethelbert com os reinos dos homens de Kent, dos saxões do leste, de Surrey e dos saxões do sul.”

Só que nenhum desses filhos apareceram na série. O que aconteceu então com Aethelred e Alfredo?

Aethelred governou após a morte dos irmãos em algum momento entre 856 e 866. Ele e seu irmão, Alfredo, lutaram contra os vikings e suspeita-se que morreu ferido após uma batalha em Basing ou Maeretun (possivelmente Marden em Wiltshire) de acordo com a Enciclopédia Britânica.

Athelred

Aethelred morreu depois da Páscoa de 871. Alfredo chegou ao poder depois disso e ficou conhecido como “Alfredo, o Grande”.

E como o rei Aethelwulf morreu?

Enquanto a Enciclopédia Britânica lista a morte de Aethelwulf em 856, o site da British Library marca a morte do rei no dia 13 de janeiro de 858. No entanto, além dessas datas, pouco se sabe como o rei Aethelwulf morreu.

De acordo com a Crônica Anglo-Saxônica, Aethelwulf morreu dois anos depois de se casar com a filha do rei franco Charles, Judith (não, ela não era filha do rei Aelle). A mesma Crônica relata a morte de Aethelwulf:

“Charles, rei dos francos, deu sua filha, cujo nome era Judith, para ser sua rainha. Depois disso, ele veio ao seu povo, e eles ficaram felizes em recebe-lo; mas cerca de dois anos depois de sua residência entre os francos, [Aethelwulf] morreu; e seu corpo está em Winchester.”

Assim como não há nenhuma indicação de como o rei Aethelwulf morreu, o criador da série, Michael Hirst, usou de sua licença poética para criar a morte do rei.

Porém, é importante destacar que, depois que Aethelwulf se casou com Judith (ele com 61 e ela com 14), isso provocou uma agitação com seu filho, Aethelbald. É bem provável que ele temeu ser deixado de lado se um filho nascesse deste casamento, pois este filho teria uma posição mais alta que a dele.

Se essa disputa levou à morte de Aethelwulf, não há nada que possa sugerir isso. Mas o fato é que Aethelbald casou com sua madrasta, Judith, que poderia indicar que Aethelwulf teria morrido como resultado de uma disputa de trono. Mas é importante destacar: não há nada que possa sugerir que Aethelwulf foi assassinado.

Fonte: ‘Vikings’ Season 5: According To History, Here’s What Really Happened To King Aethelwulf