[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | Vikings 5×07: “Full Moon”

[ATENÇÃO! PAREDE DE SPOILERS]

“Está na hora.” – Lagertha

A “guerra civil” viking está chegando! O sétimo episódio dessa temporada serviu apenas para posicionar os personagens em cada lado, criando uma grande tensão para o final da primeira parte dessa temporada. Aliás, guerra entre irmãos parece ser sempre o mote de “Vikings”, que começou sua trajetória mostrando os conflitos entre Ragnar e Rollo. Depois de muito tempo, agora são os filhos de Ragnar que mantém as disputas fraternais.

Nesse posicionamento de personagens, o episódio também serviu para introduzir um novo grupo de vikings: o saami.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, os saamis eram um grupo de vikings que habitaram a Lapônia e áreas adjacentes do norte da Noruega, Suécia e Finlândia, bem como a Península de Kola na Rússia. Esse grupo de pessoas existem até os dias de hoje.

Família saami

Ainda nesse episódio, vimos a princesa saami, Snaefrid, referir-se a renas como um elemento importante de sua cultura. E isso é verdade. Os saamis desenvolveram-se como uma tribo nômade e, até hoje, sua sobrevivência está baseada na criação desses animais.

Os saamis de hoje em dia, geralmente pertencentes aos ramos ortodoxos e luteranos do cristianismo russo, ainda possuem alguns elementos xamanísticos que provavelmente remetem às suas raízes vikings, e por isso pensa-se que os saamis estão mãos próximos dos elementos sobrenaturais da religião viking do que outros grupos.

Rei Svase

Enquanto informações sobre os saamis são mais fáceis de encontrar, o mesmo não se pode dizer a respeito do rei Svase. Não há menção sobre o dito rei na Gesta Danorum, onde existe um capítulo sobre a história de Lagertha.

No Heimskringla, escrito por Snorri Sturluson, onde há muitas histórias sobre a vida de antigos reis nórdicos, não há menção direta sobre um rei Svase. No entanto, dentro da saga de Harald Fairhair, há uma menção de um homem chamado Svase de Fin. Provavelmente o personagem que aparece nesse episódio seja um referência a esse homem, já que ele teve um filha chamada Snaefrid.

Princesa Snaefrid

Snaefrid era uma saami conhecida por sua capacidade de atrair homens, de acordo com a Saga Thing. Porém, diferente da série, onde a princesa seduz Bjorn, na Heimskringla é Harald o homem atraído pela princesa. Isso significa que teremos aí uma tensão entre Bjorn e Harald na série? Talvez não, visto que Michael Hirst, criador da série, já fez várias modificações das sagas em “Vikings“. Para saber, só assistindo aos próximos episódios.

FONTE: ‘Vikings’ season 5: who are the sami and how will king Svase and princess Snaefrid affect the story? – Inquisitr

Para saber mais sobre o povo saami: “Sami, um povo indígena único na Europa.”

Deixe uma resposta