[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | Vikings 4×12: “The Vision”

“Eu não me importo em morrer” – Ivar

Os nórdicos retornam ao mar sob a liderança de Bjorn, Flanco de Ferro. Já Ragnar, experimenta um pouco mais de desprezo, sentimento esse que Ivar também experimenta na pele em mais um episódio de Vikings.

De algumas coisas que aconteceram nesse episódio quero destacar duas: a primeira é a cena do jantar entre Auslag e os filhos. Que momento maravilhoso e tenso desse episódio. Os atores conseguem carregar a tensão que vai crescendo entre Ivar e Sigurd. Enquanto os irmãos discutem, os outros reagem a cada investida verbal. Alex Andersen destaca-se cada vez mais em sua interpretação de Ivar.

Outro momento é a partida de Bjorn e de Ragnar rumo a suas incursões. Enquanto Bjorn ruma ao Mar Mediterrâneo com uma poderosa frota e aliados, Ragnar tem que se reerguer nem que seja abrindo mão de seus recursos e tesouros. Ragnar leva consigo Ivar para o desespero de Auslag que teve uma visão do filho sendo morto numa tempestade. Esses momentos renderam belas cenas em alto mar, principalmente da tempestade que fecha o episódio.

vikings_season4_episode11_gallery_8
O episódio não passou batido sem referências históricas. Na cena do banquete que precede a incursão de Bjorn, o rei Harald é recepcionado e confirma todos as suas façanhas. O que sabemos sobre os nomes citados nessa conversa?

Rogaland: trata-se de um condado da Noruega. Achados arqueológicos mostraram vestígios de tempos mais antigos como o esqueleto de um menino da Idade da Pedra. Rogaland era chamada de Rygjafylke durante a Era Viking e antes da presença de Harald era um reino pobre.

obrestad_fyr_utsiktspunkt_light_house

Rogaland

Rei Anarson: Ingólfur Anarson juntamente com sua esposa e irmão são reconhecidos como os primeiros colonizadores nórdicos permanentes da Islândia. Segunda a tradição, eles fundaram Reykjavik em 874. Anarson se estabeleceu em grande parte do sudoeste da Islândia.

ingolfur

Estátua de Ingólfr Anarson

Earl Eyjolf: foi um Earl de Rogaland e aliado de Anarson.

Rei Svein: Svein Knutsson era filho de Cnut, o Grande, rei da Dinamarca, Noruega e Inglaterra. Em 1030, Svein governou a Noruega como regente, no entanto seu governo foi considerado opressivo pelos noruegueses e dessa forma foi expulso em 1034.

Ainda de acordo com as sagas, Harald derrotou os pequenos reinos de Rogaland, posteriormente nomeado Sulke.