[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | Vikings 3×05: “The Usurper”

[ATENÇÃO! PAREDE DE SPOILERS]

“… e também vejo que o urso será coroado por uma princesa.” – Vidente

Não sei vocês, mas quando terminei de ver este episódio de Vikings tive que parar por um momento e refletir sobre tudo o que aconteceu. Foi tanta coisa indo por caminhos diferentes e com reviravoltas que se eu começasse a escrever este review logo em seguida, na empolgação, seria capaz de deixar algo de fora ou não fazer uma boa avaliação. Bem, agora com as idéias no lugar, vamos lá comentar sobre os momentos mais importantes (quase todos) deste episódio.

3428807_640x360

Gente, que episódio de “Vikings” foi esse?

“Lar, doce lar”. Ragnar está de volta a Kattegat. Que bela cena dos navios vikings chegando. Mas retornar para casa não será um alento para todos. Rollo fica devastado ao saber que Siggy havia morrido. Ragnar fica intrigado em saber por que Auslag não estava tomando conta dos filhos, mas sim Siggy. Aí entra o nosso amigo andarilho Harbard que apesar de não aparecer neste episódio, esteve bastante presente. O interessante foi ver a reação de Floki quando Helga contou sobre Harbard. O rosto de Floki iluminou quando percebeu que Odin (!) havia visitado Kattegat. “Harbard é um pseudônimo de Odin” fala Floki, e de fato Harbard é um dos vários muitos nomes por qual Odin é conhecido. Toda a aura de mistérios criado em torno desse personagem nos faz duvidar se realmente estaríamos vendo Odin visitando os mortais como costuma fazer em seus passeios a Midgard, segundo os contos. Mas isso não foge do tom da série? Vikings até o momento não misturou elementos de “fantasia” de forma impactante sabendo lidar muito bem com as religiosidades abordadas. De qualquer maneira, esse elemento enigmático deixa a série mais interessante.

vikings_episode9_gallery_10-P

Ainda em Kattegat, Porrun não aceita nenhum tipo de ajuda e entra para o hall dos personagens fictícios com as cicatrizes mais medonhas no rosto.

Quando Bjorn tenta ajudar Rollo durante uma confusão com outros homens, tio e sobrinho brigam feio. Mas reparem que naquele momento, ambos queriam aquilo. Queriam extravasar e se punir. Estavam machucados. Porrun isolada e marcada gravemente deixa Bjorn perdido; Siggy morta joga Rollo de volta ao fundo do poço. O que resta a esses homens? Rollo faz do vidente o seu analista. Alías, já estou vendo a hora do vidente desejar ter os ouvidos tapados também, toda hora aparece alguém ou pra saber do futuro ou pra chorar as mágoas. Mas é o vidente que revela em sua maneira cheia de mistério que algo importante está reservado a Rollo.

vikings_episode8_gallery_1-P

Ragnar também visita o vidente para saber da expedição que fará até Paris. Enigmático como deve ser, o vidente revela que “o urso será coroado pela princesa”. Bem, algo que só fará sentido quando Ragnar e seus homens estiverem na cidade. A possibilidade de visitar uma grande cidade deixa Ragnar empolgado, dessa maneira revela a todos que a próxima expedição será para Paris.

Acredito que muitos esperavam ansiosos pelo retorno de Lagertha a Hebedy principalmente para ver o que ela faria com o usurpador Kalf. No entanto as coisas foram bem calmas demais. Ragnar até esteve ao lado de Lagertha, mas ele na verdade só estava interessado na provável ajuda que Kalf poderia lhe fornecer para a viagem até Paris. Quanto a Lagertha, a Earl que aparentemente não é mais Earl teve que ouvir as justificativas de Kalf e os dois ficaram ali para discutirem os próximos passos.

Vamos analisar da seguinte forma: Lagertha e Ragnar deixam suas vilas para pilhar na Inglaterra, Kalf aproveita a oportunidade para usurpar o poder de Lagertha e faz aliança com os inimigos de Ragnar para combater a provável retaliação que sofreria, mas tal retaliação não veio porque o rumo da história acabou sendo outro – até o momento. Mas onde foram parar Erlendur e Torvi? Posso estar parecendo muito ansioso, mas a série criou expectativas de novos combates por disputas de poder, colocou peças no tabuleiro e de repente parecia que elas não existiam mais.  Ok, a aliança com Erlendur e Torvi pode ser uma carta na manga ainda reservada para o momento certo, mas essa reviravolta foi um balde de água fria na minha vontade de ver a guerra civil que Ragnar não quer.

Se em Kattegat e Hebedy as coisas não estavam nada boas e saíram como ninguém esperava, em Wessex também aconteceram fatos importantíssimos. Para começar Judith está grávida de Athelstan e nem vamos precisar do Ratinho fazendo DNA, pois não há a possibilidade de Aethewulf ser o pai, pois o mesmo diz que eles não tinham mais deitado depois do nascimento do primeiro filho.

Com noticias de que os camponeses cristãos não estavam deixando os nórdicos trabalharem em paz no assentamento, o rei Ecbert ordena ao filho que controle a revolta dos camponeses e que permita que a colônia viking de Ragnar continar em paz. No entanto, Aethewulf promove um massacre no assentamento e não deixa um “pagão” para contar história. De volta ao castelo, Ecbert fica possesso com a traição de seus homens e manda prender vários nobres. Sozinho no salão real com seu filho, Ecbert revela que tudo fazia parte do plano.

Aposto que naquele momento em que Ecbert viu Lagertha se banhando com o sangue de boi, o rei deve ter pensado na loucura que estava fazendo em permitir que “pagãos” prosperassem em suas terras. Dessa forma, ele ordenou que Aethewulf massacrasse os nórdicos como se estivesse desobedecendo às ordens do pai tendo o apoio dos outros nobres que não aprovavam a presença dos “pagãos” em suas terras, Ecbert assim matou dois coelhos com um tiro só: eliminou os vikings e os nobres que lhe eram perigosos.

Um excelente episódio apesar do encontro meio sem graça de Lagertha, Ragnar e Kalf, mas que nem por isso desanima no quadro geral. Espero ansioso pela chegada dos vikings a Paris já que historicamente falando, a invasão dos nórdicos foi um dos momentos mais marcantes na história da França.

3 thoughts on “[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | Vikings 3×05: “The Usurper”

  1. O lance do Ragnar, Lagertha e Kalf tambem achei meio blasé, ela aceitou muito de boa o Ragnar meio que ter tirado para escanteio, a menos é claro que ele já tenha armado ago com ela.
    E o Ecbert esta se mostrando um pusta estrategista, fiquei surpreso com o revelação dele ao Aethewulf.

Comments are closed.