[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | The Last Kingdom 1×02: “Saxon or Dane?”

“Um dia, irei te matar.” – Ubba

O segundo episódio de The Last Kingdom forma com o primeiro uma introdução ao universo de ficção histórica que a série pretende desenvolver. Assim como aconteceu com The Bastard Executioner, os primeiro episódios introduziram personagens, suas características e desejos, assim como pontos geográficos e a contextualização histórica.

TLK_101_11

Alfredo e Uhtred

Na minha modesta opinião, tudo tem funcionado de maneira satisfatória. Os atores tem me convencido em seus papéis, mesmo algumas relações entre os personagens (como Uhtred e o padre Beocca) seja diferente do que vemos no livro, a produção e a narrativa não deixam a desejar encontrando um ponto certo entre a ação e o desenvolvimento dos personagens.

Bem, vamos agora as referências históricas presentes nesse segundo episódio de The Last Kingdom:

“Não, não sou sua skald.” – Brida

Essa foi a resposta de Brida quando Uhtred pediu que ela cantasse. Skald nada mais era do que a denominação para um poeta ou um contador de histórias nas regiões da Noruega e Islândia.

Alfredo

Esse episódio introduziu Alfredo, irmão do rei de Wessex, Ethelred. Eu já havia comentado no review do primeiro episódio que quando ocorre a invasão nórdica de 866, Ethelred I é o rei em Wessex.

TLK_101_16

Na apresentação de Alfredo, é construída a personalidade inquietante do personagem, divido entre a culpa do pecado e o prazer da carne. Ainda em outra cena, Alfredo aparece sentindo dores. Esses fatos são bem documentados e foram destacados por Bernard Cornwell nas notas históricas do livro “O Último Reino”:

[…] Alfredo que, de fato, foi um homem muito devoto e vivia frequentemente adoentado. Uma teoria sugere que ele sofria da Doença de Crohn, que causa dores abdominais agudas, e de hemorroidas crônicas, detalhes que podemos captar num livro escrito por um homem que o conhecia muito bem, o bispo Asser […]

O autor ainda destaca sobre o quanto confiável ou não é o livro escrito pelo bispo Asser, já que há divergências entre os historiadores, no entanto Cornwell alega que “mesmo que seja uma falsificação, o livro contem muita coisa que tem ar de verdade, sugerindo que quem o escreveu sabia muito sobre Alfredo.”

Falaremos mais sobre Alfredo à medida que o personagem for sendo desenvolvido na série.

Odda

Outro personagem histórico presente na série Odda, Ealdorman de Devon. Pouco se sabe sobre ele, porém Odda tornou-se ealdorman de Devon antes de 878. Ao longo dos anos 870, Odda esteve ao lado de Alfredo na guerra constante contra os vikings.

Rei Edmundo

Neste episódio, vimos o destino final do rei Edmundo vitimado pelas flechas nórdicas. Confira o que diz o “Dicionário da Idade Média” sobre o rei… que virou santo!

Rei da Ânglia Oriental (855-69). Derrotado pelos dinamarqueses em Hoxne ou seus arredores, em Suffolk.  Edmundo foi aprisionado e martirizado em 20 de novembro de 869. Detalhes de sua morte foram vivamente preservados na lenda: ele teria morrido crivado de flechas até morrer e depois decapitado. […] Sua morte foi atribuída a uma inabalável recusa em renunciar à fé cristã, e é como mártir cristão que passou a ser lembrado tanto  na Inglaterra quanto no norte escandinavo.

banner1975

Morte de Edimundo por Sybil Andrews

“É isso que está falando, earsling?” – Leofric

 “Earsling” é uma palavra que significa “bundinha”.

FONTE: Crônicas Saxônicas 1 – O Último Reino; LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Zahar, 1990. p. 125, CORNWELL, Bernard. O Último Reino (Cronicas Saxônicas; v.1). – 10ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2013.