[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | The Last Kingdom 1×01: “Episódio 1”

“Dinamarqueses. Os cagalhões do Diabo” – Uhtred, Senhor de Bebbanburg

Finalmente estreou a série baseada na saga literária do renomado escritor Bernard Cornwell, Crônicas Saxônicas. A série possui o título do primeiro livro, O Último Reino. Já foram lançados oito livros sobre a história de Uhtred de Bebbanburg que junto com o rei Alfredo, o Grande enfrenta a invasão viking à Inglaterra.

O primeiro episódio nos coloca na Inglaterra do ano 866, quando o Grande Exército Viking inicia suas incursões em terras inglesas. Conhecemos Uhtred de Bebbanburg assim como os principais dinamarqueses que comandam a invasão. Não se preocupe com SPOILERS, pois não se trata de um review do episódio em si, mas dos fatos históricos.

Vamos conhecer então o contexto histórico, a geografia e os personagens fictícios e históricos presentes nesse primeiro episódio de The Last Kingdom.

the last kingdom

Uhtred capturado por Earl Ragnar

A invasão nórdica a Inglaterra, 866.

No ano 866, o Grande Exército viking desembarcou na Anglia Oriental iniciando uma série de guerras entre dinamarqueses e o reino de Wessex.

Convém dizer que não se trata da primeira incursão nórdica a região, pois segundo as Crônicas Anglo-Saxônicas, o primeiro ataque ocorreu em 783 no monastério de Lindsfarne. Os nórdicos saquearam e conquistaram quase todos os reinos ingleses independentes e assim, ao final do século 9, governavam uma grande área do território inglês que ficou conhecido como Danelaw, que segundo as Cronicas Anglo-Saxônicas era a área onde as leis dinamarqueses se colocavam acima das reis inglesas.

A invasão dinamarquesa em 866 pode ser observada através dos registros arqueológicos. A agitação e a incerteza daquela época é percebida pela quantidade de tesouros e moedas escondidas. Podemos até considerar que existiam muitos motivo para se esconder tesouros e moedas, mas o fato  que essas riquezas escondidas não foram desenterradas pode nos fazer suspeitar qual foi  o destino terrível daquele que enterraram.

TLK_101_11

Ragnar, o Jovem

Ainda no contexto da grande invasão, o reino saxão oriental estava tentando estender seu domínio aos reinos da Mércia e da Anglia Oriental. Em 820, os territórios saxões orientais e meridionais juntamente com o reino de Kent já estavam absorvidos por Wessex. A Cornualha também já era parte do reino de Wessex há 10 anos.

Podemos perceber então que havia uma agitação interna protagonizada pelos reinos ingleses. Essa referencia está presente na fala de Ubba ao  mencionar que os reis Aella e Osbert disputavam Eoferwic.Pouco se sabe sobre o reinado de Osbert. Teve um reinado curto e foi substituído por Aella, que segundo algumas fontes ele foi irmão de Osbert e um verdadeiro tirano.

Quando ocorre a invasão em 866, Ethelred I é o rei de Wessex e junto com seu irmão, Alfredo, lutam para impedir as forças nórdicas lideradas por Ivar, Sem Ossos. A partir daí desenrola-se a trama construída por Bernard Cornwell que veremos representada na série, então a medida que os fatos forem acontecendo em The Last Kingdom vamos aqui dar prosseguimento as referências históricas.

Esse período histórico escolhido pelo autor retrata o momento de construção da unidade e de identidade inglesa. Como vimos acima, o território inglês estava dividido em vários reinos que acabaram sendo subjugados pelos nórdicos. Quando a guerra chegou a Wessex, a figura de Alfredo, o Grande ganhou destaque ao confrontar o exército nórdico. Veremos nos próximos episódios – e tomara nas próximas temporadas – as batalhas entre saxões e nórdicos pelo futuro da Inglaterra.

O castelo de Bebbanburg

200563774-001-1680x1050

O castelo de Bebbanburg ou Bamburgh é uma poderosa construção localizada na costa de Northumberland, na aldeia de Bamburgo.

Construído numa região basáltica, o castelo teve suas fundações originais construídas entre 420 e 547. Capturado pelo rei anglo-saxão Ida da Bernícia, passou por diferentes donos ate que Etefrido, neto de Ida, deu o castelo a sua esposa Beba que daí derivou o nome Bebbanburgh.  O castelo foi destruído pelos nórdicos no ano 993.

Um novo castelo foi construído pelos normandos o qual configura o atual edifício.

É em Bebbanburg que viveu o real Uhtred, o Corajoso, que foi ealdorman da Nortúmbria entre os anos 1006 e 1016. Foi esse personagem real que inspirou o personagem fictício Uhtred da série “Crônicas Saxônicas” segundo seu próprio autor, Bernard Cornwell.

662d8d565c2576a54d3efda0030477fb

Personagens

Já no primeiro livro da série, “O Último Reino”, Bernard Cornwell fala sobre sua pesquisa e aponta quais são seus personagens fictícios.

Uhtred de Bebbanburg é um personagem inspirado em um Uhtred real cuja família foi dona do castelo de Bamburgh, como vimos acima.

Ragnar já é uma figura bastante conhecida graças à série Vikings, porém em The Last Kingdom é apresentado em uma interpretação diferente. Ragnar é considerado um rei semi-lendário. A Gesta Danorum, escrita pelo cronista dinamarquês Saxo Grammticus, entre os séculos 12 e 13, que também aborda muitas questões presentes nas Sagas, narrativas míticas nórdicas, é uma das principais fontes sobre o personagem.

Kjartan e seu filho Sven também são personagens fictícios.

TLK_101_40

Uhtred e Ragnar

Dos personagens reais presentes neste primeiro episódio:

Guthrum foi um dos líderes nórdicos que esteve presente na grande invasão nórdica de 871 na Grã-Bretanha. Tendo consolidado seu poder sobre os demais lideres nórdicos, Guthrum juntamente com seu exército atacou os reinos da Mércia, Nortúmbria e Wessex. Foi Guthrum que atacou Wessex em 878 forçando o rei Alfredo a se refugiar.

Ubba Ragnarson foi um líder dinamarquês do século 9. Ele é apontado como um dos filhos de Ragnar e ao lado de seus irmãos Halfdan e Ivar, o Sem-Ossos liderou o grande exercito nórdico que invadiu a Grã-Bretanha em 865. Segundo as Crônicas Anglo-Saxônicas, Ubba foi um dos líderes nórdicos durante a tomada de York, da Nortúmbria e do reino da Anglia Oriental. Também liderou o exército que invadiu Wessex em 878.

TLK_101_16

Ubba

Bem, se você é novo e está chegando aqui, o “História em Séries” traz pra você as referências históricas presentes em cada episódio procurando responder perguntas como: “isso aconteceu?”, “essa personagem existiu?”. Quaisquer dúvidas escreva nos comentários que farei de tudo para encontrar sua resposta.

FONTES: Ubba,Os Vikings invadem a Inglaterra, Gesta Danorum,A história do verdadeiro Ragnar Lothbrok, The Last Kingdom – Wikipedia, Guthrum (King of the Danes -890), CORNWELL, Bernard. O Último Reino (Cronicas Saxônicas; v.1). – 10ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2013.