[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | The Bastard Executioner 1×03: “Effigy/Delw”

“Mesmo que essa devoção seja vista como heresia?” – Berber, o mouro.

Após os dois episódios de estreia, The Bastard Executioner nos oferece um episódio mais “fechado” com uma trama explorando as tensões entre os rebeldes e os nobres e colocando Wilkin Brattle em mais situações difíceis.

9e283287798352ca5d9898b2edc43e56

Vamos destacar aqui o personagem Berber, o mouro, interpretado pelo ator Danny Sapani, que teve uma cena interessante nesse episódio. Annora vai a floresta coletar madeira e flagra Berber rezando. O mouro fica assustado e temeroso por ser pego, afinal, um mulçumano praticando sua fé em Gales (assim como em outras partes da Europa) durante a Idade Média era visto como um herege. Porém o segredo de Berber está bem guardado com a “pagã’ Annora que mostrou ter um grande conhecimento das religiões.

001.3

Mas quem são os mouros? O que é uma heresia?

Os mouros

Trata-se de um povo africano que vivia onde atualmente localiza-se o Marrocos e a parte ocidental da Argélia. O termo “mouro” deriva do latim maures que significa “negro”, em referência à pela escura da população que havia sido dominada pelos romanos no século I a.C.

Os mouros se converteram ao islamismo no início do século 8. Isso aconteceu após contato com os árabes vindos do Oriente Médio que estavam em missão de espalhar os ensinamentos de Maomé.

Os mouros invadiram a Península Ibérica em 711 e de forma rápida dominaram grande parte do território. Só foram expulsos definitivamente em 1492 pelos Reis Católicos durante o processo conhecido como Reconquista.

O nome “Berber” é uma referencia ao aos povos que vivem no norte da África (como Marrocos e Argélia) e falam a língua berbere. São considerados os povos mais antigos do continente africano. No passado viviam como nômades com economia baseada no comércio. A grande maioria desses povos segue a religião muçulmana.

tuaregues

Os tuaregues são um dos vários grupos que formam a população berbere do norte da África.

Heresias

Durante a Baixa Idade Média, a Igreja Católica já tinha grande influencia por praticamente toda Europa. A instituição religiosa foi responsável pela disseminação do ideário cristão e tornou-se poderosa e influente. Quando novas interpretações da fé pareciam ameaçar a supremacia católica, as novas formas de pensamento cristão foram taxadas de heresia.

 O termo “heresia” deriva do grego hairetikis que significa “aquele que escolhe”, porém não tinha nenhuma conotação religiosa. Na Idade Média, o termo passou a ser usado para designar qualquer opinião contrária aos dogmas católicos.

FONTES: Tuaregues – povo nômade africano, Mouros, Como foi a ocupação da Península IbéricaHeresias medievais, Berberes.