[HISTÓRIA EM SÉRIES] Review | The Americans 3×10: “Stingers”

11df9d949e9e4adbca826b91a1432293

[CUIDADO COM OS SPOILERS, CAMARADA]

“Eu preciso saber a verdade. Não importa qual seja.” – Paige

Tudo levava a crer que seria apenas mais um dia “normal” na vida de Phillip e Elizabeth Jenning. Novas informações sobre os planos americanos no Afeganistão vieram à tona, no entanto chegou a hora de Paige conhecer a verdade que seus pais tanto escondem. The Americans faz uma curva na sua trajetória em mais um excelente episódio.

Phillip encontra-se com Kimmy numa festa e acaba levando a menina (completamente chapada) de volta para a casa, onde aproveita para coletar as escutas colocadas na pasta do pai dela. As escutas revelam que os americanos estão planejando investidas no Afeganistão e será necessário envolver Yousaf nisso.

Gabriel conta a Phillip que Elizbeth pediu que Misha fosse retirado do Afeganistão. Apesar do filho de Phillip ter recusado e Gabriel estar fazendo o que pode para atender a vontade de Elizabeth, Phillip pede para que ele não intervenha. Nesse momento temos uma situação avessa do que ocorre na casa dos Jennings. Phillip sempre é aquele que quer proteger os filhos sem envolvê-los em nada ligado às missões soviéticas, enquanto é Elizabeth a mais propensa em revelar tudo a Paige, no caso, e trazê-la para a causa. No caso de Misha, Elizabeth quer tirar o filho de Phillip da guerra. Mas o propósito disso não seria tirar mais uma preocupação das costas do seu marido e dessa forma mantê-lo mais concentrado em suas missões. Já vimos que a guerra no Afeganistão tornou-se pessoal para Phillip.

the-americans-209-martial-eagle-recap-philip-matthew-rhys-fx

O episódio também trouxe um dos momentos mais esperados da série: Paige enfim conhece a verdade sobre os pais. Foi ela mesmo que jogou os pais contra a parede e exigiu saber a verdade. Contou de suas desconfianças e pediu que se amassassem ela, deveriam contar tudo. E a verdade veio. Veio aos poucos. Paige agora sabe que os pais não são americanos, mas nasceram na União Soviética e que estão nos Estados Unidos em missões de coleta de informações para ajudar seu povo (Governo). A cena em questão é apreensiva e os atores criaram um momento especial para a série, pois naquele momento as mentiras habituais saíram de lugar e deram espaço a mais pura verdade. Evidentemente Paige ainda tem muito a descobrir sobre os pais, mas o choque inicial foi demais para ela que continuou no dia seguinte.

Esse era um momento que não se tinha mais porque ficar adiando. Paige está crescendo, está mais observadora e consciente das coisas. O pastor Lambrick foi seu principal incentivador a questionar os pais, porém quando Paige contou a ele que o momento emfim tinha acontecido, ela não contou a verdade que seus pais revelaram. Agora caminhamos para outras situações na série: o que Paige fará com essa informação? Ela também mentirá para proteger os pais? Mentir para o pastor da sua igreja, para o seu irmão? A verdade não trouxe paz para Paige.

The-Americans-Episode-2.08-New-Car-Promotional-Photos-5_FULL-1024x682

Este episódio também trouxe mais cenas com Henry que parecia estar ficando de lado na série. Assim como Paige, o garoto também está crescendo viciado em jogos eletrônicos e por vezes vendo o material pornográfico que esconde no chão do quarto. Ali tem uma foto de Sandra Beeman. O rapaz se apaixonou pela vizinha.

Beeman é interrogado por Walter Taffet, mas não diz nada relevante para que possa ajudar a encontrar o responsável pela caneta-espiã. O detalhe é que esse responsável, Martha, nem apareceu neste episódio. Quando Stan pergunta por ela a única informação que tem que é ela está resolvendo problemas pessoais. E nós sabemos que os problemas pessoais de Martha são preocupantes para Phillip.

Ainda neste episódio vimos que Zinaida é muito mais do aparenta confirmando a desconfiança de que ela é uma agente dupla soviética. Beeman não sabe disso, mas já podemos ver que o que Zinaida está fazendo indo a público e condenando os métodos soviéticos faz parte de algum plano da Central que sem querer, Oleg está comprometendo-o. Zinaida tem até um codinome: WILLOW.

Na União Sovietica, Nina tenta ganhar a confiança de Anton e descobrimos que Oleg está responsável por coletar as imagens pedidas pelo cientista. O que ele não desconfia é que Nina também está no mesmo barco que ele.

Referências:

Este episódio de The Americans está cheio de referencias culturais dos anos 1980.

Para começar, o filme que Zinaida e Beeman estão assistindo é Tootsie, mais precisamente na cena do banheiro com Bill Murray.

Tootsie é um filme lançado em 1982. Confira a sinopse:

Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é um ator perfeccionista que não consegue emprego devido ao seu temperamento. Quando George Fields (Sydney Pollack), seu empresário, diz que ninguém vai contratá-lo por causa de seu gênio difícil, ele resolve se vestir de mulher. Com o nome de Dorothy Michaels consegue um papel em uma novela diurna que se torna um grande sucesso, mas existe um problema: ele está se apaixonando por Julie (Jessica Lange), uma das atrizes com quem contracena.

Stan Beeman oferece a Henry uma cópia pirata apreendida pelo FBI de Tron.

No Brasil, Tron é chamado de Tron – Uma Odisséia Eletrônica. O filme foi lançado em 1982. Confira a sinopse:

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM. Sua maior diversão, e também seu trabalho, é elaborar novos jogos de videogame. Kevin sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como se fossem seus. Como resultado, Dillinger é promovido enquanto Kevin precisa abrir uma casa de jogos, com os poucos que lhe restaram. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM através de um programa chamado CLU, criado por ele. É quando descobre que Dillinger criou Tron (Bruce Boxleitner), um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.

Na festa onde Phillip encontra Kimmy está tocando “Goody Two Shoes” de Adam Ant.

Num dos momentos bem engraçados do episódio (um momento engraçado para variar), Henry imita Eddie Murphy como Mr. Robinson em um quadro do programa humorístico Saturday Night Live.

the-americans-martial-eagle_article_story_large

“Henry, repita isso para seus pais.”

Henry e Beeman falam sobre Strat-O-Matic, um jogo de cartas esportivo.

Strat-O-Matic é uma empresa de jogo que cria simulações esportivas. Produz futebol de tabuleiro, basquetebol, hóquei entre outras modalidades. Atualmente produz também simulações para computador sendo bastante conhecida por seu jogo de beisebol.

cabrera-trout-basic