[HISTÓRIA EM SÉRIES] Game of Thrones | A Caminhada de Penitência

Já sabe, né? [SPOILERS]

“Ela vem diante de todos com um coração solene. Despojadas de segredos, despida perante os olhos dos deuses e dos homens para fazer a caminhada de expiação” – Alto Pardal

Ontem foi ao ar o último episódio da quinta temporada de Game of Thrones que trouxe a caminhada de expiação de Cersei Lannister. Os fãs da série literária “As Crônicas de Gelo e Fogo” da qual a série da HBO é baseada sabem que o autor Goerge R.R. Martin se inspira em muitos fatos reais da história medieval inglesa para desenvolver a trama de seus livros. Segundo a página The Real History Behind A Song of Ice and Fire, a caminhada de penitência que Cersei foi submetida possui raízes reais.

A caminhada de Cersei tem inspiração na caminhada de Elizabeth “Jane” Shore, uma das amantes do rei Edward IV. Com a morte do rei Edward, Jane Shore foi acusada de conspiração por Richard III ao trocar mensagens com Elizabeth Woodville, viúva do rei. As mensagens eram levadas por William Hastings que foi decapitado no pátio da Torre de Londres enquanto que Shore e Woodville foram acusadas de bruxaria.

37_Days_itunes_Movie

The Penance of Jane Shore por William Blake

Mesmo com a acusação de bruxaria tendo sido revogada posteriormente, Jane Shore foi obrigada a fazer uma caminhada de penitência sob acusações de “promiscuidade”. Jane andou pelas ruas de Londres, descalça, e diferente do que aconteceu com Cersei Lannister, Jane não estava nua, mas coberta por uma anágua, carregando uma vela e entoando hinos, porém sofrendo o mesmo tipo de humilhação que sofreu a personagem fictícia da série.

Jane Shore ficou confinada na prisão de Ludgate até quando Thomas Lyon, Procurador Geral do rei Richard III, que a visitou muitas vezes, se apaixonou por Jane e pediu ao rei que a libertasse para poder casar com ela. Mesmo tendo se mostrado contrário a princípio, Richard permitiu que Lyon casasse com Shore.

37_days_dvd_large_im

Cena da minissérie “The White Queen” onde a atriz Emily Berrington interpreta Jane Shore fazendo a caminhada de penitência.

 FONTES: The Real History Behind A Song of Ice and Fire, Game of Thrones BR