[HISTÓRIA EM SÉRIES] Conheça Blenheim Palace, o “verdadeiro Downton Abbey”

001

Os fãs de Downton Abbey não estão tão contentes com a próxima temporada da série já que se trata da última. No dia 20 de setembro irá ao ar, na Inglaterra, a sexta temporada colocando um fim na saga dos Crawley e seus criados na propriedade fictícia de Downton Abbey. Confira o trailer abaixo:

Apesar de fictícia, Downton Abbey tem uma equivalente na realidade: trata-se de uma majestosa casa de campo, famosa por ser a propriedade onde nasceu Winston Churchill. Estamos falando do Blenheim Palace.

Blenheim_palace

Blenheim Palace

Julian Fellowes, criador de Downton Abbey, apresentou um documentário sobre a propriedade, “Blenheim Palace: Great War”, destacando como a Primeira Guerra Mundial afetou os moradores, tanto os nobres quanto seus criados.

Uma das atrações turísticas mais populares localizadas em Oxfordshire, o monumental palácio foi construído entre 1705 e 1722. Leia abaixo 10 fatos sobre o Blenheim Palace:

1- Blenheim Palace foi construído no início do século 18 para comemorar a vitória sobre os franceses na Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714), um conflito entre potências europeias – incluindo uma Espanha dividida – sobre quem tinha o direito de suceder Charles II como o rei do país. O palácio era um presente para a John Churchill, primeiro Duque de Marlborough, o comandante militar que liderou as forças aliadas na batalha de Blenheim em 13 de agosto de 1704.

30021 A4 Blenheim.tif

Jardins do Blenheim Palace

2- Blenheim Palace foi construído após a rainha Anne conceder a família Churchill a mansão e o parque real arruinado ao oeste de Woodstock, em Oxfordshire. Ela também dedicou fundos para construir a casa de campo.

3- Blenheim Palace é a única casa de campo não-episcopal e não-real a ter o título de “palácio”.

4- É um exemplo de arquitetura barroca do século 18 – isto é, um edifício de estilo exuberante e luxuoso que se originou no século 16 na Itália.

BlenheimPalace

5- Sir Winston Churchill nasceu no palácio no dia 30 de novembro de 1874. Ele propôs casamento a sua esposa, Clementine Hozier, no Templo de Diana, nos jardins de veraneio do palácio, em 11 de agosto de 1908.

6- Blenheim Palace foi usado como um hospital de convalescença para soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1940, mais de 400 meninos foram evacuados para o palácio de Malvern College. Por um ano letivo, a faculdade usou as “Salas de Estado” como dormitórios e salas de aula – e os meninos ainda tiveram aulas nas casas de banho, de acordo com um porta-voz do palácio.

3288481_0

Soldados jogando futebol próximo ao Blenheim Palace (1916)

Enquanto isso, Blenheim Park foi usado para a preparação dos desembarques do Dia D. A casa de campo foi usado mais tarde pelo MI5, o serviço britânico de informações.

7- Blenheim abriu ao público pela primeira vez em 1950.

8- É hoje o lar do 11º Duque e da Duquesa de Marlborough.

9- Os jardins originais de Henry Wise, jardineiro da rainha Anne, foram concebidos no estilo formal dos famosos jardins de Versalhes na França.

10- Na parte norte do parque está a Coluna da Vitória. É coroada por uma estátua de chumbo do 1º duque de Marlborough, e mostra-lhe vestido como um general romano.

Blenheim_Column_of_Victory

E a casa da série?

Para as filmagens exteriores e algumas em interiores de Downton Abbey, é usado o Highclere Castle, localizado em Hampshire, na Inglaterra.

Highclere_Castle

Highclere Castle

O Blenheim Palace também é usado como cenários em filmes. A propriedade pode ser vista em filmes como A Jovem Rainha Vitória (2009) e As Viagens de Gulliver (2010).

FONTE: 10 thing you might not know about Blenheim Palace – the ‘real Downton Abbey’