[HISTÓRIA] Charles Dickens e Charles Darwin em “Assassin’s Creed Syndicate”

acs-gi-bg1-new

Os fãs da série de jogos Assassin’s Creed sabem que uma das características básicas do game é a interação com personalidades históricas. De Leonardo Da Vinci a Robespierre, Assassin’s Creed pega fatos e personagens reais para criar suas tramas e com “AC Syndicate”, com lançamento previsto para outubro desse ano, também não é diferente.

No vídeo abaixo você pode ver que duas personalidades históricas estarão presentes no próximo jogo e que não farão apenas participação especiais:

Nada mais do que natural ter Charles Dickens e Charles Darwin no jogo ambientado em Londres durante a Revolução Industrial. Dickens e Darwin foram contemporâneos e viveram uma fase de euforia com o desenvolvimento de novas tecnologias e também com a mudança de pensamentos. Os dois personagens escolhidos são importantes para compreendermos a Inglaterra do século XIX. Que tal conhecer um pouco sobre eles?

Charles Dickens

Dickens_Gurney_head

Charles John Huffman Dickens nasceu em Portsmouth (Inglaterra) no dia 7 de fevereiro de 1812. Foi um dos maiores escritores da era vitoriana e um grande expoente do Realismo inglês. Escreveu romances, contos, peças e artigos jornalísticos expondo os problemas sociais como a pobreza e as péssimas condições de vida e trabalho nas fábricas.

Além de escritor, Dickens foi um ativista social. Participou de projetos que buscavam melhorias educacionais e sanitárias. Esteve envolvido na criação de uma hospital infantil.

Com uma narrativa marcada pelo humor e ironia, Charles Dickens criticou a sociedade de sua época. Entre suas principais obras podemos destacar Oliver Twist (1839), Um Conto de Natal (1843) e Um conto de duas cidades (1859).

olivertwist1

Cena do filme “Oliver Twist” (2005) baseado na obra clássica de Charles Dickens. O livro, assim como o filme, conta a história de uma órfão abordando a violência provocada pela precarização da sociedade inglesa na época.

Charles Darwin

460px-Charles_Robert_Darwin_by_John_Collier

Charles Robert Darwin nasceu na Inglaterra no dia 12 de fevereiro de 1809. Foi enquanto cursava medicina e posteriormente teologia que passou a se interessar por história natural, e por um período de cinco anos realizou pesquisas nas ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Sua expedição a bordo do brigue HMS Beagle lhe deu conhecimentos e experiências para desenvolver a teoria da Seleção Natural.

“A Origem das Espécies” foi publicada em 1859 e continha a ideia de que cada ser vivo descendia de um ancestral comum, por meio da seleção natural. Darwin continuou suas pesquisas e lançou “A Descendências do Homem e Seleção em relação ao sexo” onde falava da origem da espécie humana.

Apesar de não ter dito abertamente que o ser humano descende do macaco (embora provavelmente tenha especulado sobre isso), as noções contidas em sua teoria iriam contra a noção criacionista que defende o homem como uma criação divina. Não foi á toa que suas ideias criaram uma grande polêmica na época. A igreja na Inglaterra reagiu a publicação culminando num intenso debate entre o bispo de Oxford, Samuel Wiberforce e Thomas Huxley, defensor das teorias de Darwin.

Editorial_cartoon_depicting_Charles_Darwin_as_an_ape_(1871)

No vídeo acima vemos a reprodução desta imagem. Esta caricatura foi publicada na revista “Hornet” e claramente expõem a polêmica criada pela teoria de Darwin.

Ao trazer Charles Dickens e Charles Darwin para o mundo de Assassin’s Creed Syndcate, o jogo se apoia em duas personalidades importantes para se entender o século XIX que nasceu com a Revolução Industrial. Se de uma lado temos a crítica social feita por Dickens, com Darwin temos uma quebra de pensamento que não só lançou um novo olhar para a evolução natural, mas também para a própria ciência.

Os personagens históricos que vemos na série de jogos não podem ser entendidos como escolhas aleatórias ou meramente ilustrativas. Independente de suas participações são peças para entendermos uma época e no âmbito da diversão são interessantes percebê-los inseridos na trama de Assassin’s Creed.

FONTES: Wikipédia – Charles Dickens, Sua Pesquisa – Charles Dickens, Wikipédia – Charles Darwin, Sua Pesquisa – Charles Darwin, 1859: Darwin publica a Teoria da Evolução.


Compre aqui produtos da série Assassin’s Creed!


Compre aqui os livros da série Assassin’s Creed!