[GERE CULTURA] Como publicar seu livro ou sua HQ via crowdfunding

formula-sucesso-crowdfunding

Pra mim já virou quase um ritual dar uma olhada nos projetos de HQs buscando financiamento nas plataformas de crowdfunding brasileiras. A Kickante também tem um espaço especialmente reservado para quadrinistas nacionais. É especialmente para eles que a Mariana Romanini fez o artigo abaixo, mais do que recomendado para você que quer publicar uma versão impressa de seu trabalho.


Muitos autores ainda têm dificuldades para publicar um livro independente ou uma história em quadrinhos, devido à procura incansável por uma editora que se interesse por seu trabalho. Ao enviar sua obra para uma editora, esteja pronto para esperar alguns meses para que ele seja ao menos analisado – e considere as grandes possibilidades de ser recusado.

O financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, surge como uma alternativa mais rápida e menos burocrática de, finalmente, publicar sua história.

Quer saber as vantagens de publicar sua obra através de uma campanha de financiamento coletivo? Continue lendo!

1. Você tem liberdade criativa

Por não depender da aprovação de ninguém, sua obra vai ser realizada exatamente do jeito que você sempre imaginou. Você vai revisar, editar, diagramar, definir o quanto quer ganhar por cada obra e ainda possuirá todos os direitos sobre o livro. O processo inteiro será feito por você ou por pessoas da sua confiança.

Inclusive, assim que terminar de escrever sua obra, acesse o site da Fundação da Biblioteca Nacional e registre-a. Essa é a maneira mais eficiente de garantir seus direitos autorais sobre sua produção. O mineiro Gabriel Silva, criador da campanha VOCÊ HERÓI: seja personagem de HQ!, arrecadou 206% da sua meta inicial para produzir e publicar uma história em quadrinhos diferente e superparticipativa, em que os próprios contribuidores viraram os personagens da história, vilões ou heróis.

2. Você decide como o dinheiro será usado

Escritores independentes, em sua maioria, não têm grana para bancar o processo inteiro. A campanha pode ser feita para arrecadar fundos para qualquer etapa, desde a produção e publicação das HQs até um evento de lançamento bacana.

É simples: você define um objetivo para a campanha – como publicar a obra –, estuda o orçamento e estabelece uma meta.

Pedro Netto sempre fez tirinhas para um jornal e para postar em seu site pessoal e, através de uma campanha de financiamento coletivo, conseguiu fazer uma coletânea de tirinhas para publicar em um livro ultrapassando sua meta.

3. Você pode vender seu livro antes mesmo de ele estar pronto

Você pode fazer a sua campanha de financiamento coletivo para realizar a pré-venda da sua obra. As pessoas contribuem com a campanha adquirindo o produto antes de ser lançado no mercado, então, quando sua obra estiver pronta, alguns exemplares já vão estar vendidos.

4. Contribuir é muito rápido e simples

– Você divulga para o maior número de pessoas possível;

– Eles entram no site onde está a campanha;

– Escolhem a recompensa e a forma de pagamento;

– E pronto! A contribuição foi feita.

Quer realizar seu sonho de publicar uma HQ? Crie já a sua campanha de financiamento coletivo e lance sua HQ com a contribuição de várias pessoas que acreditam no seu talento!