[GAMES] – POKÉMON X e Y: Saiba o que mudou

pokemon-x-and-pokemon-y

Em 1996 o Game Boy era o suprasumo do sucesso absurdo narrativo no quesito portateis. Não que isso tenha mudado até hoje mesmo com gigantes como a Sony e a Nokia jogando dinheiro a rodo no mercado ninguem conseguiu descampar a Não-Intendo do topo da colina dos portateis fodonicos. Mas em 1996 esse titulo foi cimentado com concreto e lagrimas quando um japa maluco chamado Satoshi Tajiri e sua empresa de fundo de quintal (a Game Freak) lançou um joguinho maroto e (nada) simples: Pocket Monsters. Pokémon para os intimos.

18 anos depois e Pokémon é um icone na cultura pop comparavel a monstros como Star Wars, os jogos do Mario e todos os grandes heróis dos quadrinhos. Talvez sua avó de 83 anos e que tem 47 gatos não saiba quem é o Mario ou em que ano estamos, mas certamente ela ja pelo menos ouviu falar de Pikachu e cia.

Dito isso, temos que considerar que a Nintendo tem a necessidade progresista que só pode ser comparada com a FIFA: se não está quebrado, não concerte. E se quebrou, não concerte mesmo assim. Ou seja, Pokémon hoje é exatamente o mesmo jogo que era em 1996 com algumas poucas mudanças. E como até quem nunca viu um jogo-menino na vida sabe como pokémon funciona (ganhe um pokemon inicial, capture outros, ginasios, insigneas, yada yada yada), não é necessário realmente explicar muito sobre a ultima entreprise da fraquia: o jogos pokémon X e Y (pra quem não sabe, pokémon sempre é lançado em pares cujas coleções de monstros se completam, sempre foi assim desde o começo com Pokémon Blue e Red, Silver e Gold, Ruby e Saphire, Black e White, etc). Pokémon é pokémon, nenhuma surpresa aqui

O que é necessário dizer é explanar o que mudou e então vamoses aos trabalhoses!

pokemon_x_and_y__which_team_are_you_on__by_simplederk-d6l7f4z

Dois pokémons iniciais!

Talvez uma das mudanças mais radicais desta geração (e você achava que o seu tio que era conservador!) é que ao invés de escolher um pokémon inicial (do tipo fogo, agua ou planta, como sempre) você tem dois pokémons iniciais. Pouco antes do segundo ginasio você ganha de gratis e totalmente free o direito de escolher um segundo pokemon entre agua, fogo e planta e a grande novidade aqui é que na segunda leva você pode escolher entre Squirtle, Charmander ou Bulbasaur! Sim, apenas 18 anos depois você tem a incrivel novidade de poder começar com um dos três mais iconicos dos pokemons. O que é muito bom, pq pra variar um pouco os novos pokemons tem o carisma de um saco de batatas vazio (tecnicamente um saco de batatas vazio seria só um saco, mas a analogia é minha e eu enfio ela onde eu quiser)

h75A6FE7B

Sim, agora tem um pokémon Zoidberg

Capturar pokémons agora dá EXP!

Pra quem já jogou os outros jogos essa é uma das coisas que chama atenção logo de cara: quando você lutava com um pokemon selvagem e o capturava ao invés de simplesmente surra-lo até a inconciencia, você não ganhava nenhuma experiencia com isso. A luta acabava, voce tinha um pokemon que ia pra pilha de coisas que voce nunca vai usar mesmo e isso era isso. Agora com essa pequena mudança você ganha experiencia quando captura pokemons como se tivesse derrotado ele normalmente. Yay!

Aproposito, capturar pokemons também é mais facil (acho que a formula do calculo de chance foi mudada) e o jogo perdeu muito da cunamãozice de ver a bolinha balançando enquanto voce torcia para ver o se o bicho ficava ou se 200 mangos tinham ido pro espaço.

poke-fan-gabe-kicked

Eu não consigo sequer começar a contar quantas coisas erradas essa imagem passa…

Exp. Share como deveria ser!

O Exp Share é um item que existe desde o primeiro jogo e uma grande ferramenta para evoluir pokemons: tradicionalmente é um item que voce equipava em um pokemon e ele ganhava parte da experiencia do combate mesmo sem ter participado da luta. O que é muito util quando voce esta upando um pokemon de nível baixo ou cuja melhor abilidade antes de evoluir é se debater no chão em dor agonizante (sim Magicarpa, estou olhando pra você).

Bem, agora funciona diferente: o Exp Share não é um item e sim uma opção de jogo: quando ativado o pokemon que participou da luta ganha metade da exp e a outra metade é dividida entre os outros 5 manés que ficaram de camarote chupando o dedo. O que significa que o seu grupo sobe de nível MUITO mais rápido e pela primeira vez as insigneas fazem diferença tradicionalmente um pokemon só obedece os seus comando até determinado nivel, dependendo de quantas insigneas você tem (esse nível é menor para pokemons trocados, ou seja eles param de obedecer mais cedo). O que significa que você não pode treinar seus pokemons até o nivel 100 antes de enfrentar sequer o primeiro ginasio. E sim, esse é o motivo mecanico do Charizard do Ash (que não foi um pokemon que ele capturou, se lembram bem) ser um babaca com ele.

PBF223-Box_of_HateGerenciamento de qualquer coisa em uma casca de noz

Gerenciamento de itens e pokemons reservas melhorados

Uma das melhores coisas da vida é ter sua coleção de 2897 pokemons (sei la em quantos andam atualmente). Uma das piores coisas da vida era ter que mexer nessa coleção. O gerenciamento de pokemons sempre foi uma coisa incrivelmente ruim e antiquada, era uma bosta em 1996, ainda é uma bosta hoje. Pra você ter uma idéia: pra pegar um pokemon que estava no box (que é onde ficam todos os pokemons que não são os 6 que voce pode carregar com voce) você tinha que

A) Ir até um PC em um centro pokemonB) entrar no menu de gerenciamento de boxes
C) Escolher a opção “depositar um pokemon” e tirar alguem do grupo de 6
D) Sair e voltar ao menu de gerenciamento de boxes
E) Entrar na opção “Retirar um pokemon”

Sendo que a tela demorava alguns segundos para carregar entre cada comando, voce pode imaginar que mexer nisso em uma base regular é tão divertido quanto remover seus testiculos pelo nariz. Pensando bem isso até deve ser o fetiche de alguem, mas gerenciar os seus pokemons… isso não.

O sistema esta LEVEMENTE mais pratico e tanto gerenciar pokemons quanto seus itens esta UM POUCO menos pior. O que é bem pouco, mas quando a merda é grande qualquer alivio conta.

-Diver+used+bubble+-+it+s+super+effective+_c761583015c75eb3b2ee864fb9e9d655

EV’s são customizaveis agora!

Pokemon pode parecer um jogo simples mas se você for levar para o lado competitivo é uma coisa infinitamente complexa e a comunidade de otimização e competição é tão grande quanto a torcida em um dia de treino no CT do Corinthians onde se anunciou que não teriam cameras de vigilancia. E um dos aspectos mais classicos disso, e praticamente o que diferenciava os jogadores casuais dos hardcore eram os Effort Values, os EV

O que são EV? Bem, vamos lá: quando um pokemon sobe de nivel ele ganha mais pontos de atributo, sim? O que acontece que aquele número que ele ganha não é aleatório: você ganha atributos de acordo com os adversários que enfrentou para subir de nível.Tipo de você enfrentou pokemons rápidos vai ganhar mais Speed, se enfrentou pokemons com ataque especial alto vai ganhar mais Sp. Attack e etc. Esses pontos invisiveis que o pokemon acumula para determinar qual atributo vai subir mais ou menos no lvel up são os EVs.

A grande coisa é que essa informação sempre foi um calculo interno do jogo que nunca foi colocado em uma tela de menu para ser acompanhada. Você tinha que saber isso através de calculos e a unica forma de ter um pokemon exatamente como voce queria era cria-lo desde o nível 1 (ou seja, cruzar dois pokemons a exaustão até sair um filhote com as caracteristicas herdadas iniciais perfeiras) e escolher cuidadosamente aonde ele iria subir de nível luta por luta. E ainda sim tudo era suposto através de calculos, essa mecanica nunca foi oficialmente exposta ingame. Eu não disse que essa merda podia ser muito complexa?

Bem, agora isso mudou um pouco. Há uma tela para você não só acompanhar o EV do seu pokemon como gerenciar a evolução. Ou seja você pode melhorar os EVs com um minigame ao invés de ter que escolher luta por luta a carreira do seu pokemon, e tem um grafico para mostrar isso. Os EVs podem agora até ser resetados se você decidir que quer investir de uma forma diferente no seu pokemon. Essa sem duvida é a maior mudança nesta geração.

Wailord-body-slam-pokemon-23196984-500-417

História? Que história?

Pokémon sempre foi marcado por ser um RPG calcado apenas em sua mecanica e o apelo de comunidade: trocar e batalhar com outras pessoas. Dessa forma a história do jogo em si sempre foi um lixo: visitar cidades, lutar contra lideres de ginasio para ganhar insigneas e poder enfrentar a elite, combater um vilão com a profundidade de um pires e sidequests que tinham uma linha de explicação. Sempre foi assim.

Então aconteceu que em Pokémon Black e White tiveram a idéia de colocar uma história de verdade. E não uma história qualquer: uma história boa com varios questionamentos morais e batalhas épicas entre deuses-dragões e seus escolhidos. A reta final de B/W é uma coisa realmente épica e foda para RPG nenhum botar defeito. Os proprios vilões do jogo, a Equipe Plasma, tinha um conceito diferente do seu vilão genérico habitual: eles defendiam que na verdade era errado surrar animais selvagens, tira-los de seus lares e escraviza-los para coloca-los em rinhas apenas por diversão. E aí a verdade é um tanto mais complicada que isso. Sim, o jogo realmente se auto-questiona e isso é alguma coisa fenomenal. A história do jogo é tão boa que foi o único jogo da franquia a ter uma continuação e por isso existe pokémon Black e White 2.

Acontece que alguem achou que X e Y já tinham novidades demais decidiram voltar ao feijão com arroz: o fiapo de história que existe é sobre demonstrar a nova mecanica de mega-evoluções (alguns pokemons podem digivoluir para uma forma avançada durante o combete e depois voltam ao normal, assim como sempre foram os Digimons) e o resto é mais do mesmo: ginasios, insigneas, vilões que são maus como pica-paus sem motivo nenhum, etc.

Não que pokemon tenha ficado famoso por suas grandes histórias, mas Black e White nos deram esse gostinho e eu esperava mais disso. Sóqueñ.

comics-Dorkly-mistake-Pokemon-673611

Admiravel mundo novo!

Pela primeira vez o jogo parece (em alguns momentos) um jogo 3D e não o mesmo RPG de 8bits que sempre foi desde a época do Game Boy. Não é algo “minha nossa é um Skyrim!” mas pelo menos parece vagamente um jogo moderno em alguns momentos. Adicionalmente é possivel customizar a roupa e algumas caracteristicas do personagem (cor de pele, penteado, cor dos olhos) e os pokemons ganharam animações de combate (agora o monstrinho em 3D-cellshading se movimenta quando usa o golpe e não apenas balança um GIF como sempre fora até então). Dada a capacidade do 3DS em comparação aos seus antecessores, não é de admirar que as rotas também estejam maiores do que nunca.

funny-pictures-auto-demotivation-Pokemon-363153

Troque como se não houvesse amanhã!

Curiosamente, trocar pokémons sempre foi uma das tonicas do jogo e um dos motivos de que a cada novo lançamento os jogos sempre vem em pares. E como quase todo o resto, trocar pokémons era uma dor anofisiologica excruciante. Ok, eu entendo as limitações do Gameboy em que voce tinha que ligar um aparelho no outro com o cabo Link to the Past mas isso deixou de ser desculpa no DS e sua conexão wi-fi com a internet. Ainda sim, trocar pokemons no DS ainda era um saco: o processo era lento, suas opções de escolhas eram limitadas, cada tela tinha que salvar o jogo vinte vezes, enfim, dor, dor e dor.

Agora o processo foi todo agilisado e você pode trocar pokemons ou entrar em batalhas em um instante atraves de um menu (e não apenas de toda uma mecanica ingame de ter que ir ate um centro pokemon e blablabla) e rapidamente. Trocar com outras pessoas, com estranhos na internet ou de forma totalmente aleatoria (sim, isso é possivel agora) ficou mais facil e pratico do que nunca. O que não era sem tempo, né?

Alias uma curiosidade rapida: o layout dos centros pokemons foi remodelado (finalmente!) e agora é só um andar onde voce cura os bichos ou pode comprar itens ou gerenciar suas roupas (gaaaaaaaaaaayyyyy). Sim a figura do pokemart acabou e foi engolido pelo centro pokemon, é o trem dos tempos passando!

a-funny_pokemon_meme-1517732

Mega Evolução

Você já deve ter ouvido falar da “grande novidade” então eu vou te explicar rapidinho: Mega Evolução é uma opção que se torna disponivel para alguns pokemons iconicos (Charizard, Venusaur, Mewtwo, Alakazam, Lucario, etc) em determinado ponto e na pratica muda o visual deles e aumenta os seus atributos durante aquele combate. Não gasta turno para ativar e é só isso. É uma digievoluçãozinha safada que não é realmente importante. Talvez em nível competitivo profissa, mas sei lá.

 

Tipo zeram… digo, tipo fada

Outra novidade é que depois de muitos anos finalmente foi criado outro tipo de pokemon: o tipo fada. Isso reclassifica grande parte das fraquezas e vantagens. Sobretudo coloca os pokemons tipo dragões (sim, fadas são superefetivas contra dragões, vai entender) que eram overpowereds até então (do mesmo jeito que os pokemons noturnos e metalicos foram criados para dar uma baixada de bola nos psiquicos naquela epoca). Alem de novos pokemons (e mais uma nova evolução do eevee, coitado), muitos pokemons foram reclassificados como fadas. Normalmente pokemons fofinhos que eram de alguma forma misticos como Jigglypuff ou Clefairy. Fadas são fracas contra veneno e metalicos (provavelmente muito baseado na história do que o Capitão Gancho fez com a Sininho, leia um pouco).

fairy_type_by_kokorokeke-d68qjy2

Eeeeeeeeeeeee… acabou.

É isso. Serio, as novidades são essas. Mesmo. Você já sabe tudo que precisa saberOu seja, ainda é o mesmo jogo de 1996 remodelado para as necessidades de 2014. Podia ser melhor? Podia (Pokemon B/W provou que uma boa história não mata ninguém, pelo menos) mas a politic a da Nintendo é de não mexer em time que está ganhando. Ou que esta empatando. Ou mesmo que esteja perdendo pro 1 a 0 fora de casa.

E agora que falamos sobre isso, vamos falar sobre outra coisa que esta terminando. Senhoras, senhores e senhorio, felinos não reconhecerás, venho por meio desta me despedir de tão afavel e hipocondrica platéia. Foi um prazer esse tempo de aprendizado e rabugentisse escrevendo para este blog mas agora é hora do show continuar. Muito obrigado pela atenção, pelos xingamentos e pelas criticas.

E caso não nos vejamos mais: bom dia, boa tarde e boa noite!