[GAMES] LEAGUE OF LEGENDS: o melhor jogo que você nunca vai querer jogar

leagueoflegends

Se você está vivendo no planeta Terra, grandes são as chances que você já tenha ouvido falar de League of Legends (LoL para os íntimos), mesmo que não curta muito videojogos. LoL foi o jogo que conseguiu a façanha de desbancar World of Warcraft como maior jogo online do mundo e isso não é pouca coisa.

Este ano o campeonato mundial de LoL teve sua final transmitida para 27 milhões de pessoas, e em várias capitais (no Brasil mesmo) houveram bares temáticos que transmitiram as finais como se fosse copa do mundo. Adicionalmente, LoL ganhou uma música muito, muito foda do Imagine Dragons para seu mundial.

A coisa é grande desse jeito.

Então você pode estar se perguntando: hey, parece legal, será que eu deveria jogar isso? Posso te garantir que o jogo é bom, é satisfatório, bem pensado e divertido. Logo a resposta, meu amigo, é bastante simples: nem que sua vida dependesse disso.

Por que isso? Bem, certo, mas vamos às virtudes primeiro.

jessicanigriteemocosplay

League of Legends é um excelente jogo no que ele se propõe a fazer. No jogo (o modo principal pelo menos, que é o que importa) você é membro de um time, e precisa chegar até a base adversária e destruí-la, e obviamente seus adversários tentarão fazer o mesmo.

Dito isso, você tem uma miríade de personagens para escolher, os Campeões, cada um com um papel mais adequado. A melhor forma de entender LoL é pensar como se fosse um time de futebol: existem posições, e seu trabalho é ficar nela e fazer o melhor que pode ser feito.

Um time de futebol não é composto de só de atacantes, existem os laterais, zagueiros, o goleiro, volantes, etc. Saber disso é o que diferencia um time funcional de verdade, do que o que acontece na primeira série, quando todas as crianças correm atrás da bola ao mesmo tempo.

Metade das crianças estão correndo atrás da bola, metade só estão correndo porque as outras correram. A vida em uma imagem

Metade das crianças estão correndo atrás da bola, metade só estão correndo porque as outras correram. A vida em uma imagem

LoL funciona da mesma forma, e é muito recompensador em sua proposta de ser membro de uma equipe, fazendo a sua parte para carregar o jogo. Realmente divertido mesmo.

Adicionalmente, em cada partida seu personagem começa do zero em equipamentos – construir seu inventário ao longo do jogo é um dos pilares do sistema – então, não é como um MMORPG, em que um personagem nível 1 vai ser estuprado por um personagem nível 50 em 999% das vezes.

Claro que existem vantagens em ter nível mais alto, mas não ESSE tipo de vantagens, e isso é um grande atrativo.

Adicionalmente, o jogo tem uma mecânica muito gostosa, a dublagem é excepcional (tanto na versão brasileira quanto na americana), e o jogo tem um lore tão profundo e bem feito, que por si só valeria o jogo.

Novamente, no que League of Legends se propõe a fazer, eu não poderia sugerir algo para deixar o jogo mais legal e funcional.

Mas, então, se o jogo é tão bom assim… por que eu recomendo que você não toque nele nem com uma vara de três metros?

A resposta a essa altura já deveria ser obvia: pessoas.

leagueofassholes

Bem, você meio que podia esperar por isso, não?

Veja, a coisa é: LoL não é apenas um jogo online – então obviamente você vai jogar com outras pessoas – mas um jogo online de equipe. Você é apenas 1/5 do jogo, e os membros do seu time são vitais para que o jogo funcione.

Surprise motherfucker: obviamente o jogo não funciona.

A primeira parte que dói na alma é tentar se comunicar com as pessoas. Por motivos que dariam um ensaio sobre a natureza humana, LoL tem o dom de atrair as pessoas mais ignorantes, estúpidas e grossas da internet. Imagine um lugar tão nocivo quanto o 4chan, porém, substitua o sarcasmo e a filhadaputagem por ignorância e machoalfismo adolescente.

Resumidamente, LoL é um jogo de equipe onde todos da equipe se odeiam. Eu não vou entrar no mérito do porque as coisas são assim, apenas são. Ao ponto que a única forma de aprender o jogo (e o jogo exige um certo comprometimento para aprender cada posição no time, tanto quanto um atacante não pode simplesmente ir pra lateral direita e achar que cruzar para área é só chutar de qualquer jeito) é ter alguém que já saiba para te ensinar.

LoL é meio que uma sociedade secreta: você só pode jogar se outro iniciado dedicar seu tempo para te introduzir no meio (não, não farei essa piada). Tente por conta própria, e haverá apenas dor e ranger de dentes.

E, por isso, eu quero dizer que, em uma hora comum de partida de LoL, você aprende 4 novos xingamentos e 8 novas formas de insinuação de estupro (caso seu nick dê a entender que você é uma menina). For real. Tudo que você disser pode e será usado como xingamento contra você durante a próxima hora que você cometer o erro de jogar esse jogo.

Um dia tipico no LoL

Um dia tipico no LoL

Mas ok, suponhamos que, de alguma forma improvável, você aprenda o jogo… nada realmente melhora. O mesmo mimimi aborrescente vai te acompanhar até o fim dos tempos, não importa o nível que você jogue.

Talvez você possa estar pensando que, se for esse o problema, bem, é só ignorar o chat. O que é verdade, não é esse o ideal de um jogo em equipe, mas dá para fazer.

Não fosse o fato de que, na partida mesmo, as pessoas se esforçam o máximo que podem para que não haja a menor chance do jogo funcionar. Tratando-se de um jogo de equipe, existem muitas formas de se estragá-lo, e a comunidade de LoL conhece todas elas.

leagueoflegendswillbefuntheysaid

A mais famosa é que os jogadores costumam pensar que matar a equipe adversária faz o próprio pênis crescer uns 15 cm por morte. Entenda: matar os membros da equipe adversária é divertido, e claro que é importante, mas não é TÃO importante assim para o jogo.

Mais ou menos como no futebol, é importante fazer gols, claro. Mas não quer dizer que todo o time tem que largar o que está fazendo e ir para dentro da área tentar chutar a bola pro gol ao mesmo tempo, vira futebol de primeira série novamente, e isso é LoL em uma casca de noz.

leagueoflegendshentai

O que é problemático, porque se os membros do seu time não estiverem fazendo o papel deles, você não consegue fazer o seu, e nem todos os papéis na equipe se resumem a apenas ter o maior número de mortes. Diabos, na verdade nem metade dos roles é sobre isso.

Essa dependência de cada jogador ter que fazer a sua função é a melhor parte do jogo, você efetivamente se sente parte de algo, mas os jogadores conseguiram perverter isso na sua maior fraqueza.

Por exemplo, quando a partida começa, e após morrer duas vezes, o cidadão desiste porque “o jogo está perdido”. Então ele simplesmente deixa o personagem lá parado, e vai assistir um episódio de Naruto ou algo assim do tipo. E isso é o cenário mais comum que você pode imaginar. Apenas um deles. APENAS. UM.

lolwaitingiwllfindandkillyou

Eu poderia passar horas dando idéias de como se avacalhar o jogo, porque eu já vi todas elas em prática, e isso que eu nem me esforcei tanto assim. A criatividade humana para avacalhar coisas é impressionante.

Novamente, mesmo em partidas de nível alto rankeadas estão livres disso, e você ficaria surpreso no quanto as pessoas podem ser criativas em bolar meios de avacalhar um jogo apenas porque sim, ao ponto que, se você encontrar uma partida de LoL onde nada deu errado, e você pode simplesmente jogar, uau, isso é algo raro. Muito raro. Pra glorificar de pé, igreja.

Sério cara, eu não tenho mais 15 anos. Aliás, faz muito tempo que eu não tenho mais 15 anos. E eu não tenho paciência pra ficar batendo boca com crianças, ou tentar convence-las a não avacalhar o jogo (sup ir bot ao invés dos outros 3 caras é pedir demais, aparentemente) toda santa partida – até porque, falar com o tipico jogador de LoL já é uma dor que você quer evitar. Sério, eu não tenho mais idade pra isso.

A menos que você tenha uma gangue de outros quatro amigos para fechar o time com você e jogar frequentemente. Se esse é o seu caso, vá em frente e se divirta. Se não, nem tente. Sério.

nota-1

2 thoughts on “[GAMES] LEAGUE OF LEGENDS: o melhor jogo que você nunca vai querer jogar

  1. HUEHUEHUEHUEHUE tenta fazer uma analise de DotA2(a penúltima imagem é dele) acho que você não vai gostar, mas seria interessante a comparação. Não gosto de de LoL mais por outros motivos, acho os personagens genéricos de mais visualmente, “já vi você é algum lugar” é um sensação(e nem to comparando com DotA) que não sai da minha mente, se forem pesquisar da pra fazer uma matéria no site :v , a maioria das pessoas não percebem ou curtem essa isso, mas considero uma critica valida contra o jogo.

  2. Então, realmente fizeram um jogo em equipe que é de fato em equipe do nível depender dos outros? [Cara, quem fez esse jogo? Professores? Aquela galera de recursos humanos que palestra sobre trabalho em equipe?]

Comments are closed.