[GALERIA] Vitrais Nerds – Shut Up and Take My Money!

O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça montada com pedaços de vidros coloridos de tamanhos e formatos específicos de modo a formar uma imagem. O vitral também pode ser feito por meio da pintura do vidro.

vitral_jesus_thumb1

Geralmente, os vitrais representam imagens ou cenas, quase sempre de cunho espiritual, e até hoje servem para decorar igrejas e templos. O vitral é mais que uma simples decoração: É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo Gótico.

naoehdisso

Não! Não ESSE tipo de gótico!

De acordo com a tia Wikipédia (que pode estar completamente errada a esse respeito), a arte dos vitrais surgiu no Oriente Médio por volta do século X. Até faz sentido acreditar nisso, se prestarmos atenção no estilo de arte produzida naquela parte do globo.

Reprodução atual de antigo tapete Persa (parece um vitral nihilista)

A técnica de produção de vitrais atingiu seu ápice no séc. XIII, na Europa, em razão da grande religiosidade vigente e a necessidade de tornar as igrejas lugares com uma atmosfera mais quase mística (o que as luzes coloridas faziam muito bem), e foi perdendo a pompa e a fama por volta do século XVI.

Foi com a decadência do sistema Feudal e toda cultura (a pouca) da época que os vitrais foram perdendo força, até “saírem de moda”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não é difícil de imaginar porque a arte dos vitrais foi um pouco deixada de lado nesse período: os vitrais não permitiam uma profundidade de pintura ou perspectiva. E a arte renascentista era praticamente baseada em um ponto de fuga. (Piada mordaz: fuga das trevas?)

Já não se aprovavam as artes que não tivessem sombra, luz, cores em diferentes tons – todos os infinitos tons da realidade – e vários planos.cupido_caravaggio30436Só que a arte dos vitrais é inegavelmente bela e atraente. No fundo, todos gostam ( ainda que só um pouquinho) de observar os vitrais que ainda decoram muitas igrejas. A luminosidade em diferentes espectros traz qualquer sensação de prazer que talvez apenas “a arte pela arte” seja capaz de compreender – jamais capaz de explicar.

Agora… já parou para pensar se os vitrais fossem diferentes daqueles que conhecemos? E se vitrais NERDS passassem a serem construídos? Já pensou nisso?

Pois é; Algumas pessoas pensaram e produziram vitrais (reais e virtuais) com temática nerd. Sério, tem alguns tão lindos que chegam a ser indecentes.

Que tal dar uma olhada na galeria? Pode ser uma bela chance de ter uma ideia de decoração para sua janela da sala.  🙂