[QUADRINHOS] Age of Ultron #1 – O Início da Saga do Ano da Marvel Comics

Age of Ultron 001-000

E começou pra valer nesta quarta-feira Age of Ultron, a saga de 2013 da Marvel. Prevista para durar 10 edições, além de expandir-se em alguns especiais e títulos mensais (que a editora já prometeu que serão poucos, ao contrário de sagas anteriores), ela é mais uma daquelas histórias que começa num cenário pós-apocalíptico em que cidades inteiras estão destruídas e distorcidas pela presença do responsável por sua devastação. Logo nas primeiras páginas vemos Nova York em ruínas, esmagada por construções titânicas de alta tecnologia.

Pra quem não sabe, a saga vem sendo desenvolvida por Brian Michael Bendis e Bryan Hitch desde 2011, e promete ser a grande despedida de Bendis como principal escritor  da franquia Vingadores, além de ser o último trabalho de Hitch para a Marvel.

Esta primeira edição apresentou uma visão geral do mundo após ser dominado por Ultron, mas sem encher o leitor de muitas informações. Este ponto o texto introdutório deixa bem claro quando sucintamente diz: Hank Pym dos Vingadores criou a inteligência artificial conhecida como Ultron. Ela odeia a humanidade… e está de volta…” E, realmente, agora no início, isto é tudo que o leitor precisa saber. A história, portanto, se preocupa mais em deixar claro o tom da saga, e oferecer um vislumbre da situação de alguns personagens, do que em explicar de que maneira o mundo chegou naquele ponto, algo que, espera-se, será esclarecido nos próximos “livros”.

Age of Ultron 001-003

Pistas sobre esta ascensão de Ultron ao poder foram espalhadas em suas poucas aparições nas HQs da Marvel desde 2007! A primeira aparição de Ultron numa história dos Vingadores escrita por Bendis foi sob uma forma inusitada: ele criou um corpo idêntico ao de Janet Van Dyne, a Vespa, ex-esposa de Hank Pym, que pode ser considerada uma espécie de “mãe” do vilão. Na época Ultron foi derrotado pelos Vingadores, mas não demorou muito pra reaparecer no espaço, onde chegou a assumir o controle de um império intergaláctico (!), para no final ser destruído novamente. Claro que, quando estamos falando de uma inteligência artificial, sempre há o sério risco d’ela criar um backup de sua própria consciência e transferi-lo para outro corpo robótico. Foi exatamente isto que Ultron fez, e tal corpo foi encontrado por um grupo de vilões na Terra, que reativou-o sem saber quem estavam trazendo de volta à vida no processo. Basicamente este foi o último retorno de Ultron dentro da cronologia atual (tem mais detalhes, mas estes eu deixo pra vocês descobrirem lendo o texto complementar no final deste post).

Apesar do nome da saga remeter à Era do Apocalipse, outra que apresenta um cenário devastado como resultado da dominação global do vilão que dá nome à história, Age of Ultron guarda mais semelhanças com a clássica Dias de Um Futuro Esquecido. Está ali o planeta dominado por máquinas, e os poucos heróis sobreviventes refugiados enquanto tentam seguir adiante sem que suas presenças sejam detectadas por seus inimigos robóticos. Além disto a cena de ataque dos Ultrons ao prédio dominado pelo Cabeça de Martelo e o Coruja é referência clara aos Sentinelas enfrentados pelos X-Men naquela história.

Age of Ultron 001-014

Mas quem acaba se destacando neste primeiro “livro” da saga é o Gavião Arqueiro em sua missão de resgate. Com ataques violentos e precisos, e poucas palavras, fica bem claro o quanto ele foi profundamente afetado pelo estado em que o mundo se encontra. Bem longe do herói descontraído e brincalhão que conhecemos, o Gavião aparece como o mais determinado a encarar Ultron de frente, quando o vemos no meio de heróis considerados mais poderosos e maiores líderes que ele, agora desesperançosos do sucesso de qualquer tentativa de mudar a situação em que se encontram.

Age of Ultron 001-006

O pouco que descobrimos da Era de Ultron diz respeito ao status dos Vingadores neste novo mundo. Além de agora morarem nos esgotos de Nova York – talvez se beneficiando do conhecimento que os X-Men possuem dos túneis usados como moradia pelos Morlocks no passado -, eles viraram moeda de troca. Ultron deixa “em paz” qualquer vilão que entregar um Vingador para ele. Aparentemente muitos já foram eliminados graças a esta temporada de caça iniciada por Ultron, o que deixou os sobreviventes paranóicos, especialmente no que diz respeito à presença de tecnologia. Qualquer um que sai do abrigo dos Vingadores corre riscos de voltar com algum implante no corpo que pode ser um dispositivo de rastreamento para que Ultron consiga chegar até eles, isto se não for morto e substituído por um MVA (Modelo de Vida Artificial), máquinas cuja aparência externa é idêntica à da pessoa que reproduzem (Nick Fury já usou alguns MVA’s para simular sua morte).

Age of Ultron 001-021

É uma idéia muito original? Nem de longe. Mas Bendis é um bom contador de histórias, e com Hitch nos desenhos é difícil errar. As cenas de ação são tão bem montadas que o leitor é capaz de ouvir e sentir o tremor do prédio quando este é cercado pelos Ultrons voadores, e o impacto seco das flechas do Gavião penetrando gargantas e cabeças de criminosos. Os cenários hiper-detalhados são dignos de figurar em qualquer superprodução para o cinema, e a maneira como Hitch posiciona sua “câmera” no nível do chão faz com que o leitor consiga se projetar com facilidade na impressionante Nova York avultada pela fortaleza de Ultron. E, claro, as expressões faciais e corporais, e a  anatomia correta, reforçam a posição de Hitch como um dos melhores desenhistas de quadrinhos da atualidade. Pena que ele cuidará apenas das cinco primeiras edições.

Se estamos diante de uma das melhores sagas da Marvel dos últimos anos é algo que descobriremos nas 9 edições restantes. Mas que o começo anima, e muito, isto é certo. Sem dúvida compensa a leitura.

Texto Complementar: As Origens da Era de Ultron

(Obs: o texto a seguir foi traduzido e adaptado do artigo em inglês publicado pelo site IGN, que pode ser lido na íntegra aqui)

Brian Bendis vem pavimentando o caminho que conduziu a Age of Ultron desde seus primeiros anos como escritor dos Vingadores, e mais recentemente na série que escreveu do herói Cavaleiro da Lua.

O Novo Visual de Ultron

Konkurs-AVConforme visto em The Mighty Avengers #1 a 6 (publicadas no Brasil em Avante, Vingadores #15 a 20)

Ultron reapareceu 2 anos depois de Bendis assumir o título principal dos Vingadores. O retorno do vilão ocorreu quando o Homem de Ferro criou uma segunda equipe de Vingadores liderados pela Miss Marvel. Na época Tony Stark ainda estava com a tecnologia Extremis implantada em seu corpo, o que permitiu Ultron hackeá-lo e assumir o controle sobre ele. Usando a Extremis, Ultron criou um novo corpo para si mesmo. Claro que o fato de Frank Cho ser o ilustrador da história influenciou no fato de Ultron assumir a forma de uma Janet Van Dyne nua.

Na história o vilão assumiu o controle de satélites de controle climático criados por Tony, e ameaçou destruir a humanidade, mas acabou sendo impedido por Hank Pym e Ares.

Este arco de histórias é importante por lidar com o relacionamento edipiano entre Ultron e seus “pais”, além de estabelecer que, apesar de ser inteligente e cheio de recursos, o vilão carece de criatividade e imaginação. Até mesmo sua aparência física é baseada nas fantasias e desejos de seu pai.

Ultron no Espaço

annihilation-conquest-200712110725311201Conforme visto em Annihilation: Conquest #1 a 6 (publicadas no Brasil em Aniquilação²: A Conquista #5 e 6)

Na história Ultron revela que sobreviveu à sua última batalha contra os Vingadores, partiu da Terra e voltou sua atenção para o Universo. O vilão assume o controle de uma raça alienígena tecnorgânica conhecida como Falange, que por sua vez é capaz de infectar seres orgânicos e controlar seus corpos. É assim que, através da Falange, Ultron conquistou o Império Kree.

Não contente com isto, Ultron também tentou assumir o controle do corpo de Adam Warlock para “alcançar a verdadeira perfeição tecnorgânica”, e teria conseguido se não fosse pela intervenção dos Guardiões da Galáxia. No final o vilão é derrotado por Warlock e Phyla-Vell, que o destrói com o poder das almas dos krees que ele matou durante sua conquista.

Esta história é importante pela ênfase dada à ameaça que Ultron representa para todo o Universo, e não apenas para os heróis da Terra, além de criar uma conexão entre Ultron e os Cavaleiros Espaciais de Galador, que terão importância em Age of Ultron.

Visões do Futuro

2665146-avengers__5___page_18Conforme visto em The Avengers #1 a 6 (publicadas no Brasil em Os Vingadores #91 a 96)

Segundo arco de histórias escrito por Bendis com aparição de Ultron. Neste os Vingadores são divididos: metade da equipe é arrastada para um futuro distópico e a outra permanece em Nova York lidando com distorções temporais bizarras.

No futuro, o Homem de Ferro encontra-se com sua versão mais velha e a do Hulk, e descobre que ocorrerá uma guerra entre Ultron e os exércitos de Kang, o Conquistador. Após várias tentativas de derrotar Ultron, Kang deu um jeito de quebrar a linha temporal completamente. Sabendo disto o Homem de Ferro do presente volta no tempo e convence Ultron a deixar Kang vencer, para assim evitar o colapso total do tempo e espaço.

No final Tony se dá conta de que, apesar do que fez, ele não conseguiu evitar que  Ultron dominasse a Terra. No capítulo cinco da história o Tony do futuro mostra para o do presente um gráfico listando vários eventos importantes do passado e do futuro do Universo Marvel. Muitos deles (O Cisma, A Essência do Medo, entre outros) já aconteceram. Além deles há um entituladoA Guerra de Ultron. O Tony mais jovem volta para o presente armado apenas de um misterioso dispositivo do juízo final e o alerta de que Ultron é esperto demais para ele e qualquer outro herói deter.

avg5timeline

Curiosamente, o último ponto da linha temporal antes de “A Guerra de Ultron” é rotulado como “Visão de Steve”. Isto é provavelmente uma referência ao final de Capitão América: Renascimento (publicado no Brasil em Os Novos Vingadores #84), quando Steve Rogers é lançado através do tempo e tem um vislumbre de um futuro onde Nova York está em ruínas percorridas por trípodes gigantes, sobre as quais vários de seus aliados jazem mortos.

Ultron Reativado

tumblr_m22az6fdEa1qefttao1_1280Conforme visto em The Avengers #12.1 (publicada no Brasil em Os Vingadores #100)

Esta história conta o renascimento de Ultron logo após sua derrota no espaço. Os responsáveis por sua volta são um grupo de vilões super inteligentes – incluindo MODOK, o Mago e o Pensador Louco – conhecido como Inteligência. No momento em que tentam reativar o corpo de um Cavaleiro Espacial eles são interrompidos pela Mulher-Aranha, que logo é capturada por eles (e mantida nua em cativeiro, vale acrescentar). Os Vingadores conseguem resgatar sua companheira, mas não dão conta de impedir que a Inteligência reative acidentalmente o Cavaleiro Espacial e sua carga secreta: um backup da consciência de Ultron. O vilão se reconstrói a partir do corpo robótico no qual se refugiara, e cai fora logo em seguida. Com isto o Homem de Ferro se dá conta de que a Guerra de Ultron está se aproximando.

Além de armar o cenário para Age of Ultron, esta história é notável por introduzir os Cavaleiros Espaciais à mistura. Eles são um grupo de guerreiros cibernéticos popularizado pela action figure Rom, o Cavaleiro Espacial no final dos anos 1970. O personagem ganhou um título na Marvel, que aprofundou sua mitologia, e o integrou ao seu universo ficcional (muito popular aqui no Brasil em suas aparições nas séries mensais do Hulk e dos X-Men publicadas pela Abril Jovem em meados da década de 1980). Restrições de licenciamento impediram que escritores contemporâneos usassem Rom, mas outros Cavaleiros Espaciais foram criados em seu lugar.

age-of-ultron

Como pode ser visto acima neste preview de Age of Ultron (um pouco abaixo do centro da imagem), Rom participará do conflito.

Cavaleiro da Lua vs. Ultron

moonknv2002_covConforme visto em Moon Knight #1 a 12 (não publicadas no Brasil até o momento)

A série do Cavaleiro da Lua escrita por Bendis serve como prelúdio de Age of Ultron. Nela Marc Spector se aventura em Los Angeles para produzir uma série de TV baseada em suas aventuras como Cavaleiro da Lua. Suas antigas personalidades múltiplas são substituídas por novas, baseadas no Homem-Aranha, Wolverine e Capitão América.

Logo no início da série Spector intercepta uma carga destinada ao novo e auto-declarado rei do crime da Costa Oeste, o Conde Nefária. A carga se revela um corpo desativado do Ultron. Ao lado da Vingadora Eco e do ex-agente da S.H.I.E.L.D. Buck Lime, o Cavaleiro da Lua derrota Nefária e o impede de apossar-se da tecnologia de Ultron. Embora Eco morra na batalha, Spector vence no final com o auxílio dos Vingadores e recupera a tecnologia de Ultron. É então que o Homem de Ferro confidencia ao Cavaleiro da Lua que o retorno de Ultron é iminente.

Bendis já confirmou que o Cavaleiro da Lua será um dos heróis que sobreviveu à insurreição de Ultron e se uniu à resistência humana. E considerando que a mente de Spector gerou uma nova personalidade baseada no Homem de Ferro, pode ser que suas habilidades de luta não sejam o único dos trunfos que ele representará para a resistência.

Fique ligado aqui no Nerd Geek Feelings para mais textos sobre Age of Ultron! Semana que vem sai a edição 2!