[VARIEDADES] FORMULA 1 2014: carros adotam tecnologia dos videogames

1101405144_f

Na madrugada deste sabado começa o campeonato intermundial de veículos mais tradicional do globo planetário: a Formula 1 (e com sorte com narração do meu ídolo máximo Galvão Bueno). Mas hey, esse é um blog sobre sentimentos nerds-geeks, por que eu estou comentando uma noticia sobre esporte?

Porque tem uma coisa na F1 esse ano (a categoria automobilistica, não o botão de ajuda) neste ano que eu precisava comentar com vocês. Acontece que este ano as regras estão diferentes principalmente na construção dos motores e finalmente os carros terão um sistema de TURBO como vimos tantas e tantas vezes nos videojogos.

Eu explico: o motor do carro de F1 agora tem uma tecnologia chamada ERS que armazena energia elétrica e termica que o carro desperdiçaria durante a volta para adicionar potencia. O piloto literalmente aperta um botão de turbo no carro e durante 33s por volta e adiciona 160 cv de potencia ao carro. A tecnologia já havia sido usada de forma primitiva nos anos anteriores mas agora esta completamente robusta e pronta para tocar terror!

Ou seja, este ano os pilotos profissionais farão o que nós fazemos em todos os nossos longuissimos anos de carreira gamistica desde Top Gear até Need for Speed. A vida imita a arte digital!

212801-1

Lembrando que a F1 é tipo a NASA do automobilismo: eles lançam tecnologias de ponta que eventualmente serão adotadas pelo cotidiano. Foi assim com o freio ABS, foi assim com o cambio semi-automatico (que também foi um conceito que surgiu primeiro nos videogames) e também com inumeras tecnologias de rendimento e durabilidade para pneus, combustivel e lubrificantes. E não me espantaria em breve ver carros de passeio com fucking turbo!