[EVENTOS] 21ª Fest Comix: tudo o que você precisa saber sobre o evento

festcomixRELEASE

2015 é um ano de datas muito importantes para os quadrinhos: São 75 anos de Flash e Lanterna Verde, 50 anos de Inumanos e 10 anos de Boom! Studios e do ressurgimento da Valiant Comics. Se juntando a essas comemorações, a 21ª Fest Comix comemora agora em julho 21 anos de existência no Brasil. Serão três dias de evento que contarão com quadrinistas e ícones nacionais e internacionais para participarem de palestras, workshops e debates. Entre eles, nomes como Nobuhiro Watsuki, Steve EnglehartBernard ChangMike Deodato Jr., etc.

A edição abre novos espaços exclusivos para a produção independente e para o universo feminino em áreas como Arena Comix, Mundo dos Super-HeróisCAFAMinas Nerd Fest Cosplay. Áreas essas que, como já é tradição há alguns anos, serão sediadas no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Entre os grandes nomes do evento, estão:

NobuhiroWatsukiBrasil

Imagem que o autor criou especialmente para o anúncio de sua visita. No topo da imagem, “Viva Brasil!!”

Nobuhiro Watsuki

O aclamado autor de Samurai X, que também escreveu e desenhou Busou Renkin e o atual Embalming-Another Tale of Frankenstein, vem pela primeira vez ao Brasil através de uma parceria histórica entre a Fundação Japão, a editora JBC e a Comix Book Shop. Junto de sua esposa, a também mangaká Kaworu Kurosaki, o autor dará uma palestra no sábado e participará de sessões de autógrafos nos dois dias do final de semana. Sua vinda também ajuda a impulsionar o relançamento de “A Sakabatou de Yahiko“, spin-off de um volume de Samurai X, que se passa após os eventos do mangá original, pela JBC.

Poucos mangakás costumam vir para o Brasil, muito menos autores de obras de grande sucesso como Rurouni Kenshin. Assim, essa é uma das raras chances que você terá (pelo menos esse ano) de conhecer um autêntico e famoso autor de mangás.

Steve Englehart

Steve Englehart

Um dos escritores mais importantes para o universo de super-heróis que conhecemos hoje, Steve Englehart participou de arcos icônicos tanto na DC quanto na Marvel. Seu trabalho marcou as páginas de revistas como Vingadores, Capitão América, Hulk, Doutor Estranho, Batman e Lanterna Verde, entre tantas outras. Seu trabalho com os Vingadores, inclusive, vai poder ser adquirido na feira através do lançamento de mais uma “Coleção Histórica Marvel“, coletânea das melhores histórias do grupo de heróis feita pela Panini.

Entre suas criações mais importantes, estão dois queridíssimos personagens do espaço: Senhor das Estrelas, protagonista carismático de Guardiões da Galáxia, e Killowog, o treinador de recrutas da Tropa dos Lanternas Verdes. Foi também Steve, ao lado de Joe Staton, que fez de Guy Gardner o personagem tão marcante e único que ele foi em quase toda sua vida até hoje.

Steve estará no evento para um bate-papo no sábado (18) e uma palestra no domingo (19).

dc entertainment artists and writers

Bernard Chang

Artistas da DC comics

Em uma das palestras mais recheadas do evento, teremos: Bernard Chang, artista responsável atualmente por Batman Beyond e que por um tempo desenhou Tropa dos Lanternas Verdes; Ivan Reis, um dos maiores artistas da DC na atualidade que se consagrou ao lado de Geoff Johns em sua épica run em Lanterna Verde e na mais recente Liga da Justiça; Joe Prado, que ao lado de Ivan e de Rod Reis, também presente na palestra, participaram da fase mais popular do Aquaman já vista. Completando o time, temos Eddy Barrows, já antigo desenhista da DC, que deixou sua marca em revistas recentes como Asa Noturna, Jovens Titãs e Earth 2, junto também de Marcelo Maiolo, colorista bem jovem que participou de diversas revistas dos Novos 52, as mais notáveis sendo Arqueiro Verde, Superman, Constantine e, atualmente, Batman Beyond.

A palestra desse super time da DC acontece no sábado, dia 18.

cafaggi

Vitor e Lu Cafaggi

Graphic MSP

O que começou como uma homenagem a Maurício de Souza e sua obra, lá em 2009, hoje é provavelmente o maior projeto da nona arte do Brasil. Encabeçado por Sidney Gusman, editor da Maurício de Souza Produções, e editor-chefe do Universo HQ, a Graphic MSP virou referência quando se fala de espaço e valorização dos quadrinistas nacionais.

Em uma palestra que mais parece um painel de filme da Marvel Studios, estarão lá Vitor e Lu Caffagi (Turma da Mônica – Laços, Turma da Mônica – Lições), Danilo Beyruth (Astronauta – Magnetar, Astronauta – Singularidade), Paulo Crumbim e Chris Eiko (Penadinho – Vida), Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho (Bidu – Caminhos), Gustavo Duarte (Chico Bento – Pavor Espaciar). Só faltando apenas Shiko (Piteco – Ingá), que estará no evento ainda assim, todo o time da Graphic MSP se reúne para falar sobre os projetos já publicados e, quem sabe, anunciar alguma novidade ou data para novos lançamentos. Lembrando que Turma da Mônica – Lições será lançado no evento.

Você confere essa palestra no domingo. Separadamente, os artistas da Graphic MSP também participarão de outras mesas, debates, palestras e bate-papos ao decorrer da feira.

3000AnosDepoisFinal- Deodato

Mike Deodato Jr.

Um dos nomes mais fortes do Brasil quando o assunto é história em quadrinhos, Mike Deodato Jr. estampa mensalmente as principais revistas da Marvel nos EUA. Seu traço bem característico fez parte de Hulk, Thor, Mulher Maravilha, Homem-Aranha e Vingadores Sombrios. Desenhou por um bom tempo a revista principal dos Vingadores, sendo o traço principal do arco “Pecado Original“.

Neste ano e neste evento, Mike tem dois lançamentos independentes para apresentar. Primeiro temos “3000 Anos Depois“, um dos primeiros trabalhos que Mike fez ao lado de seu pai, o recém-falecido Deodato Borges, lá na década de 80. A nova edição traz 64 páginas, capa dura e artes inéditas ilustradas pelo artista. Além dela, temos “Quadros“, livro inédito que traz histórias curtas autorais criadas por ele, algumas delas com ilustrações entremeadas com comentários do autor.

Mike participa de uma palestra sobre quadrinistas paraibanos no sábado e de um bate papo no domingo.

21festcomix_area_minasnerds

Minas Nerds

O novo espaço da Fest Comix foi criado para mostrar a representatividade da mulher no mercado Geek/Nerd e da Cultura Pop em geral. Haverão palestras, mesas redondas, painéis e workshops exclusivamente ao público nerd feminino e LGBTTQIA. Além de temas como Mães Nerds, Cyberbulling e a violência contra a mulher, mídias como a TV, os games e os próprios quadrinhos são analisadas sob o ponto de vista da representatividade feminina. “A intenção é contemplar o publico feminino que vem crescendo no mundo das HQs. As artistas convidadas primeiro fizeram sucesso na internet e hoje estão com suas obras publicadas. É um trabalho de qualidade e inovador que traz novas temáticas para os quadrinhos. Até o formato das edições são diferentes das publicações para o público masculino”, ressalta Jorge Rodrigues, organizador da Fest Comix.

Estarão nessa área, além de muitos convidados masculinos e femininos, artistas que estarão autografando lançamentos pela editora Nemo, dentre elas: Fefê Torquato, criadora da web série em quadrinhos “Gata Garota“; Bianca Pinheiro, a autora que tem uma forte atuação na internet, onde publica “BEAR“, um webcomic; e Fernanda Mia, que criou o site de tirinhas “Como eu realmente“. Outra presença ilustre é Adriana Melo, a primeira brasileira a desenhar para grandes editoras americanas, que já trabalhou em Aves de Rapina, Wichblade e Ms Marvel.

Amostra de exposicao CAFA -Foto por Fabio Jordao

Expo Cafa

Exposição de fotografias com action figures, são 25 ilustrações de diversos fotógrafos. A amostra contará também com pelo menos três workshops por dia, onde o grupo CAFA ensinará dicas de fotografias com as figuras de ação.

GrandesMestres

Expo Grandes Mestres dos Quadrinhos: Jayme Cortez

Exposição aberta do dia 17 a 19 de Julho em memória do artista português Jayme Cortez, que traz réplicas e originais. Um dos grandes mestres do desenho nacional, Jayme Cortez, foi pioneiro em áreas diversas na sua arte — foi ele quem começou a editar publicações didáticas para aprendizes de arte. Também foi o artista que mais diversificou no uso de técnicas, as quais Cortez apurou ao limite máximo no decorrer de sua vida profissional. Muitos dos melhores desenhistas brasileiros de hoje, senão todos, se beneficiaram bastante de seu talento.


Lembrando que, além dessas atrações e espaços, teremos também a área Fest Cosplay, onde concursos e desfiles de cosplay serão realizados, e workshops sobre a arte serão ministrados; a Área Mundo dos Super-Heróis, espaço da revista de mesmo nome que diariamente entrevistará vários dos artistas convidados; a Área dos Artistas, que se assemelha bastante ao Artists Alley da SDCC e reunirá mais de 100 nomes do quadrinho nacional em mais de 40 mesas para conhecer o trabalho e conversar diretamente com o autor, e, claro, a atração mais esperada do evento todos os anos: A loja da Comix, com descontos em quadrinhos e mangás, nacionais e importados, de 20% a 80%, em TODOS os produtos.

O Nerd Geek Feelings estará no evento acompanhando as novidades, as palestras e muito mais. Caso você não seja de São Paulo, aguarde a semana que vem para ler o meu resumo do evento e também assistir à minha cobertura.

Onde:  São Paulo Expo – Pavilhão 2 – Portão 4 – Rod dos Imigrantes Km 1,5 – CEP 04329-900
Quando: Dias 17, 18 e 19 de Julho de 2015
Horário: 17 e 18 (das 10h às 20h) e 19 (10h às 18h)
Quanto: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Para a programação completa do evento, com todas as atrações e seus horários em todas as áreas, detalhes de como chegar no local, dados sobre os horários de autógrafos e mais informações, visite o site do evento: http://festcomix.com.br/