[EVENTO] Dia Internacional das Mulheres

dia internacional da mulher 2015 feat

Vocês, nerds/geeks héteros, ou garotas nerds/geeks que curtem garotas, sabem que mulheres são tudo de bom, certo? Por isto, não podíamos deixar o dia de hoje passar batido sem homenageá-las de alguma forma. Devemos sempre comemorá-lo, afinal, não estaríamos aqui sem elas, e não moveríamos mundos e fundos para tê-las em nossos braços e dar continuidade à espécie humana, entre outras coisas.

Antes de prosseguir, vale uma lembrança da origem desta data tão importante.

Tudo começou com um movimento exigindo o direito das mulheres votarem na Europa. Entre os partidos políticos da Alemanha, os Sociais-Democratas eram os que mais davam apoio aos direitos das mulheres, incluindo o voto e direitos iguais no trabalho. Uma das principais representantes deste partido era Clara Zetzin (1857-1933), famosa ativista dos direitos das mulheres no Reich alemão. Em 1910, ela propôs a instituição de um dia internacional para as mulheres, uma ideia que ganhou força, fazendo com que o primeiro Dia Internacional da Mulher fosse celebrado no ano seguinte, no dia 8 de março de 1911.

Três anos depois da instituição desta data, Karla Maria Stadler fez o cartaz abaixo:

dia internacional da mulher Frauentag_1914_Heraus_mit_dem_Frauenwahlrecht

O texto em alemão diz o seguinte:

“Dê o sufrágio a nós, mulheres. Dia das Mulheres, 8 de março de 1914. Até agora atitudes preconceituosas e reacionárias negaram direitos civis totais às mulheres, as quais, como trabalhadoras, mães e cidadãs, cumpriram completamente seus deveres, pagando seus impostos tanto ao estado quanto ao município. 

Lutar por este direito natural e humano deve ser uma intenção firme e inabalável de todas as mulheres, de cada trabalhadora. Sem descanso e sem demora. Vamos todas, mulheres e garotas, para a 9ª assembléia de mulheres no domingo, dia 8 de março de 1914 às 15:00.”

Agora, reparem na posição da mulher no cartaz, e me digam se ela não lembra a famosa imagem abaixo, feita pelo artista J. Howard Miller em 1943, para uma propaganda veiculada pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial, com a finalidade de incentivar as mulheres a trabalharem enquanto seus maridos e filhos lutavam no conflito que assolava a Europa.

dia internacional da mulher We can do it! Rosie the Riveter Poster

Mas não acabam aí as coincidências! Reparem no penteado usado pela ativista alemã no primeiro cartaz:

dia internacional da mulher Frauentag_1914 close

Está com a impressão de que já o viu antes em algum lugar? Pois eu digo que SIM!, sua impressão está correta:

star-wars-princess-leia-1-variant-cover-movie

E não ignorem o fato de que a bandeira nas mãos dela se assemelha MUITO ao efeito de um sabre de luz em movimento, e que ela está usando uma roupa que se parece com os quimonos masculinos usados por samurais no Japão feudal, o que seria outra referência cultural usada para reforçar a ideia de que as mulheres daquela época teriam que lutar por seus direitos.

ENFIM!, conspirações à parte, o que importa é que vocês, mulheres, merecem toda a nossa admiração e amor, e tudo aquilo que ainda não conseguiram conquistar num mundo ainda muito arraigado em ideias patriarcai(CA)s e atitudes machistas, tanto de homens como (infelizmente) de mulheres.

Diante disto, a homenagem abaixo é apenas um incentivo a mais para continuarem sua luta diária a fim de serem respeitadas e amadas, pois muitos acreditam que VOCÊS PODEM FAZER ISTO!

Leia também: