[EVENTO] De Volta Para o Futuro: (Quase) Tudo Que Você Nunca Viu

de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside feat

No dia 22 de outubro, um dia depois da chegada de Marty McFly a 2015, o Nerd Geek Feelings, em parceria com o Cine 14 Bis de Guaxupé e a DarkSide Books realizaram um evento comemorativo dos 30 anos do filme De Volta Para o Futuro, 1ª parte da famosa trilogia que misturou ficção científica e comédia, e com isto conquistou milhões de fãs do mundo inteiro.

O evento consistiu numa rápida palestra introdutória, ministrada por nossa redatora, a Professora Raquel Pinheiro, pouco antes de uma sessão do 1º filme. Esta palestra você pode assistir, na íntegra, logo abaixo:

Observação: você deve ter notado a quantidade de pessoas que compareceram ao evento. Leve em conta que ele foi realizado numa cidade no interior de Minas Gerais, com 50 mil habitantes, num dia chuvoso (o que, se você considerar sob quais circunstâncias ocorre o clímax do filme, foi uma coincidência e tanto). 


MAIS CURIOSIDADES:

As listadas abaixo foram comentadas na segunda parte do evento, que ocorreu no Teatro Municipal de Guaxupé, Minas Gerais. Não a registramos em vídeo pois foi uma exclusividade pra quem compareceu ao evento, assim como o sorteio de 3 exemplares do livro De Volta Para o Futuro: Os Bastidores da Trilogia, lançado um dia antes da apresentação pela DarkSide Books.

Muito barulho!

evento de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside slide 01

Quando Marty McFly faz a audição com os Pinheads, para tocar no baile da escola toca “The Power of Love” de Huey Lewis and the News. O ator que lhes diz para pararem, porque são muito barulhentos é o próprio Huey Lewis!

O som que você procurava!

evento de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside slide 12

No baile da escola de 1955, quando Marty substitui o guitarrista da banda que fere a mão, a música que toca é Johnny B. Goode, tema de Chuck Berry composto em 1958. O guitarrista da banda, Marvin Berry telefona a alguém e diz-lhe “Primo Chuck, sabe o som que você estava procurando? Ouve isto!” Chuck + primo de um Berry = Chuck Berry.

Essa cara não me é estranha!

evento de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside slide 02

A camionete à qual Marty se agarra para andar de skate mais depressa no início do filme é conduzida pelo próprio Steven Spielberg.

Sapatilhas nos anos 50?

Quando Doc está pendurado nos ponteiros do relógio, vemos que tem calçadas umas sapatilhas de velcro. Curiosamente o velcro só foi inventado no princípio dos anos 60. Foi um anacronismo? Não. Numa das cenas cortadas do filme, o Doutor ia ao Delorean e deparava-se com um saco de roupa guardado pelo próprio nos anos 80.

Como se chama o cão?

Os cães do Doutor Brown têm nomes de cientistas como Copérnico e Einstein. Mas no roteiro original era um macaco chamado Shemp.

Calvin Klein?

O nome falso que Marty dá à sua jovem mãe, é Calvin Klein. Ou melhor, o nome que ela lhe atribui. Como a marca não era conhecida na Europa, houve várias adaptações: Na França foi Pierre Cardin e na Itália, Liberto. Na Espanha trocaram pelos mais populares jeans Levi Strauss, o que não faria sentido. Essa marca existe desde 1873.

Esta não é a Jennifer.

evento de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside slide 03

A namorada de Marty, Jennifer Parker, mudou de aspecto entre os filmes. Claudia Wells decidiu não voltar porque a mãe foi diagnosticada com câncer. O papel passou para Elisabeth Shue.

Como seria De Volta Para o Futuro com outro Marty?

evento de volta para o futuro ngf cine 14 bis darkside slide 04

Michael J. Fox é único, inconfundível, e o nosso Marty. O problema é que Fox era a primeira escolha, mas como estava a filmar a série “Family Ties” (Caras e Caretas, no Brasil) e não foi dispensado, arranjaram outro ator, Eric Stoltz. Como o ator não serviu, Zemeckis chegou a um acordo com os produtores da série: O ator estava no filme entre as 18 e as 6 da manhã, fazendo a série durante o dia e dormindo 4 ou 5 horas. Por isso a maioria das cenas foram noturnas. As poucas cenas diurnas foram rodadas no fim de semana.

Mas ainda assim, Stolz aparece no filme, de relance, quando Marty soca Biff.

Quer saber ainda mais? Ok, só mais essas pra adoçar sua boca:

  • Algumas teorias mais… digamos… forçadas, dizem que o nome de Doc Brown (Emmet Lahtrop Brown) seria, de trás pra a frente, a perfeita pronúncia de “Portal Time” (Portal do Tempo, em português).
  • Jerry Lewis, vítima de chacota do Doutor Brown, é, na verdade um dos intérpretes de Power of Love.
  • O retorno de Marty ao futuro de 1985 mostra ele mesmo na cena inicial do filme. Assim, temos a ideia do eterno retorno do personagem para futuro do passado (1955). Daí a explicação para o nome do filme.
  • Pouca gente sabe, mas a guitarra usada por Marty usa para tocar Johnny B. Goode, só seria criada em 1989. Erro temporal?

Tá, agora chega! Caso queira desvendar toda a história e curiosidades a respeito da trilogia De Volta Para o Futuro, não deixe de comprar o livro da DarkSide Books. Garantimos que a edição está linda, e que você, fã dos filmes, vai querer tê-la em sua estante:

de-volta-para-o-futuro-capa-darkside-books-bastidores-dissecando-03

Autor | Caseen Gaines
Tradutor | Alexandre Matias; Mariana Moreira Matias
Especificações | 248 páginas, capa dura
Dimensões | 16 x 23 cm

Onde comprar:
Americanas | Fnac | Saraiva


REPERCUSSÃO DO EVENTO:

Abaixo reunimos todas as reportagens feitas sobre o evento pelos canais de TV de Guaxupé:

TV Sul

GMinas

Jornal Jogo Sério