[VARIEDADES] Cadê Os Meus Óculos? – Quem veio antes: O nerd ou o Óculos?

Se você é NERD, GEEK, OTAKU ou qualquer variante desses gêneros ( gêneros?) é muito possível que você tenha um problema meio chato na sua vidinha: Quase posso adivinhar que além da tela do computador, você está lendo esse artigo por através das lentes de um par de óculos.
nerds-com-miopia-13Pois é.
Apesar de parecer preconceito, a figura do Nerd está mesmo ligada ao uso dos óculos de grau ( normalmente para miopia e astigmatismo). Por alguma razão, basta que você passe a usar óculos para que as pessoas – ainda que de forma inconsciente – passem a acreditar que você é mais inteligente, um gênio, uma sumidade do mundo da cultura, um gênio do mal, um verdadeiro cérebro ambulante, o Cérebro ( com ou sem Pink), o máximo, uma mente brilhante, uma espécie de talentoso Ripley, um aspirante a Steve Jobs, um crânio, um ser humano mais capaz, alguém com super – poderes intelectuais…
Tá… Me empolguei.
pz65xm
Mas eu tenho certeza de que, caso você esteja na categoria popularmente conhecida como “4 olhos”, você já foi confundido ou chamado de nerd, ou certamente já acreditaram ( mesmo sem te conhecer) que você é mais esperto que o resto das pessoas a sua volta.

Existe uma razão que explique isso, ou as pessoas apenas decidiram que uma visão não muito eficiente leva a um cérebro mais potente por mera convenção?

Nota da redatora: Só para o caso de você ainda achar que isso é papo furado, escreva a palavra “nerd” ou “Intelectual” no Google Images. Você vai algo perto disso:

A questão é: EXISTE uma “Explicação” para isso.

Antes de mais nada, é preciso definir um nerd.(Momento Aurélio):

Nerd é o termo utilizado para definir uma pessoa muito dedicada aos estudos, alcançando níveis intelectuais acima dos previstos para sua idade.

A origem da palavra Nerd não é exata. Uma das possíveis origens está no hábito de estudantes do MIT – Massachussets Institute of Technology, nos Estados Unidos, de chamar outros alunos de “knurd”, a escrita contrária de “drunk” (bêbado). A pronúncia “nãard” poderia ter dado origem a nerd.

Uma outra versão atribui a origem aos técnicos da Northern Electric Research and Development, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Nortel, companhia elétrica do Canadá, que, na década de 1950 passavam noites em claro nos laboratórios com suas pesquisas. Nerd, então, seria a junção das iniciais do departamento.

Qualquer que tenha sido a origem, na década de 1960 o termo passou a ser utilizado para se referir aos intelectuais e, em seguida, aos alunos que se dedicavam mais aos estudos do que às atividades rotineiras de outros alunos, como futebol, festas, grupos de amigos.

Como se referia a pessoas que não se integravam com os outros do mesmo meio, a palavra passou a ter uma conotação depreciativa e jocosa para se referir a quem se dedica a alguma atividade antissocial, ou a quem tem dificuldades em se integrar a um grupo em virtude da própria timidez.

Utilizando sempre as variantes de qualquer palavra do vocabulário popular, a gíria, a palavra nerd também pode ser o designativo de alguém irritante, uma persona non grata no grupo de amigos, ou que seja pouco atraente.

Muitas vezes se confunde nerd com geek, termos que podem designar pessoas que tenham as mesmas características, mas, enquanto nerd é um termo já consagrado, ogeek é  mais recente e se refere àquele que tem mais interesse em tecnologia, em informática. Alguns até consideram o termo tecnonerd para classificar um geek.

Filmes e desenhos animados sempre mostram o nerd como alguém mais inteligente, ou mesmo trabalham o seu lado antissocial, mostrando uma pessoa que vive fora do mundo real e que, ao mesmo tempo é a solução para todos os problemas.

Tão popular ficou o termo nerd que existe mesmo o Dia do Orgulho Nerd, celebrado desde 2006 no dia 25 de maio. ( Fonte: https://www.significadosbr.com.br/nerd)

Pois é, basicamente, Nerd é alguém que passa mais tempo com computadores, livros, filmes e séries do que na praia, em festas ou em academias, basicamente. CLARO QUE, essa é uma definição bem grosso modo, mas seria algo assim. Isso não significa que um nerd não possa malhar, gostar de sair e ter uma vida social. Mas é que, além de tudo, ninguém lê ou conhece mais de cinemas, séries e tecnologia do que Geeks e Nerds.  Somos uma raça evoluída, acredite. 
Mas Junto com tudo isso, vêm os óculos… ou lentes de contato, para os míopes enrustidos (saiam do armário!).

mickey-blinding-himself

E junto dos Óculos, todas aquelas situações desgraçadas…

Este slideshow necessita de JavaScript.

E quem não passou por esse Ensaio sobre a Cegueira sem direito a Saramago, que atire a primeira Pedra!

Agora até penso que entendo a razão do livro B)

Agora até penso que entendo a razão do livro B)

E olha, eu nem cheguei a desenvolver de verdade a parte do Bullying e de alguns sofrimentos particulares.

MAS… como eu dizia – dei uma volta do cara*** – problemas visuais que fazem com que você use os malditos vidrinhos em armações, normalmente, estão relacionadas a uma condição de inteligência aumentada, ou, pelo menos, de interesse aumentado por cultura.
E nada disso seria genético, na verdade. Seria uma questão situacional que forma hábitos de longo prazo.

Quem será que zuou tanto o Jobs?

Quem será que zuou tanto o Jobs?

A nossa inteligência se desenvolve, especialmente durante os primeiros anos de vida.
Existe a hipótese de que as crianças míopes não se envolvem TANTO em atividades mais “populares” pela dificuldade de ver o que vai ao longe. Assim, o mais fácil mesmo é optar por atividades como leitura, jogos lógica e estratégia  (RPG, Magic…) , etc (que estimulam mais inteligência) que os esportes e jogos que exigem visão à distância. Além disso, estar lendo sempre enquanto todos estão jogando bola acaba contribuindo para uma certa introversão em crianças e pré-adolescentes, e uma coisa leva a outra; para fugir do mundo mau e cruel, o pequeno nerd lê mais, joga mais, desenha mais, prefere jogos de computador ou tabuleiro e passam a gostar de ciência por ser algo mais tangível e que envolve menos contato com outros indivíduos…. assim, se torna ainda mais “CDF”.

 Mas, é claro, essa é apenas uma teoria.

Ou não…

Ai, ai...

Ai, ai…

One thought on “[VARIEDADES] Cadê Os Meus Óculos? – Quem veio antes: O nerd ou o Óculos?

Comments are closed.