[ESPECIAL NGF] Gostosuras ou travessuras?

img_20161023_125502_730

Quantos de nós sabem sobre a verdadeira origem do Dia das Bruxas? muitos comemoram o Halloween, mas sem saber sobre sua verdadeira origem ou de nossa versão (brasileira).

Esta é uma festa realizada no dia 31 de outubro (como todos sabem :P), sendo Véspera do dia de Todos os Santos. Ocorre na maioria dos países ocidentais, mas principalmente nos Estados Unidos (sendo trazida para os EUA por imigrantes irlandeses).

Sua origem data mais de 2500 anos, no século V d.C., na Irlanda Céltica. Estes acreditavam que no último dia de verão, 31 de outubro (isso no hemisfério Norte), os espíritos saiam de suas tumbas para possuir os vivos. Amedrontados, o povo expunha em suas portas e residências objetos assustadores (ossos, caveiras, lanternas de abóboras e outros que conhecemos bem) a fim de espantar estes fantasmas e demônios. Este era o feriado Samhain, o Ano novo Céltico.

Esta era uma festa pagã, e por isso na Idade Média foi condenada por toda a Europa, onde ganhou o nome de Dia das Bruxas. Todos que ousavam comemorá-la eram perseguidos e condenados, pelos auto inquisidores, à fogueira.

Após este período, a Igreja, que ainda governava a Europa Medieval, cristianizou a festa, criando assim o dia de Finados (2 de novembro).

No Brasil esta data é recente, chegando ao nosso país através da grande influência da cultura americana veiculada pelos meios de comunicação e informação. Cursos de língua inglesa também colaboram para sua propagação, pois é óbvio que um curso de línguas não mostre tão somente a gramática, se não, também, a cultura, costumes e valores deste país.

Mas temos aqueles que, por mais que ouçam músicas americanas, assistam filmes produzidos por Hollywood, não aceitam a comemoração do Dia das Bruxas no Brasil, afirmando (hipocritamente) que não faz parte de nossa cultura e costumes. Realmente não faz, porém, com a globalização, tais termos e radicalidades tornam-se ultrapassados e incoerentes. Deixo uma pergunta para todos estes críticos… Qual é o dia do Saci? Pois bem, meus queridos, o governo brasileiro instituiu, a partir de 2005, o Dia do Saci, que é comemorado no dia 31 de outubro. Uau! Aí está o nosso Halloween!

Não devemos nos esquecer do nosso folclore, que se comemora no dia 22 de agosto. Nosso folclore também é rico, empolgante e envolvente. Contudo,, comemorar o Halloween não significa que não damos valor às nossas próprias tradições, mas sim que estamos conectados com o mundo, conhecendo-o pouco a pouco e globalizando a convivência, a fim de diminuir preconceitos e xenofobia (aversão ao novo/diferente).

Seja qual for sua comemoração (Halloween, Dia do Saci, Finados, Dia dos Mortos, Samhain ou qualquer outra) um arrepiante 31 de outubro. Lembrando que se avistarem algo no céu á meia-noite, nesta data… Melhor estar preparado… Bruxas, fantasmas e criaturas horripilantes te aguardam… HAHAHAHA.