[ESPECIAL NGF] 5 animações para estudar História

Não sei vocês, mas um dos hábitos de infância que ainda mais curto fazer é assistir desenho animado. Cresci. Acabei me graduando em Historia. Mas ainda não deixei de ver desenhos animados. Até porque esses desenhos, ou filmes de longa metragem animados, fazem parte do universo de informações dos quais posso usar em sala de aula para ensinar História. Por isso escolhi cinco filmes animados fáceis de se achar que podem ajudar – e deixar mais divertido – o estudo de História.

Liga da Justiça: A Nova Fronteira

Nessa animação com os principais personagens da DC Comics baseado na obra homônima de Darwyn Cooke, a Liga da Justiça surge no cenário da Guera Fria e o filme animado representa de ótima maneira o medo e a paranoia daquele momento.

Podemos perceber em alguns momentos fortes referências ao contexto da  Guerra Fria seja na representação da corrida espacial entre americanos e soviéticos, conflitos armados pelo mundo e na paranoia da ameaça vermelha (comunista) nos Estados Unidos. O filme ambientado na Guerra Fria também é uma grande homenagem a Era de Prata dos Quadrinhos (1950-1970).

justice-league-the-new-frontier-2008-movie-flash-president-kennedy-superman-wonder-woman-green-lantern-martian-manhunter-review-white-house

Presidente John F. Kennedy condecorando o Flash que na animação é acusado de ser comunista por usar a cor vermelha em seu uniforme.

Hércules

Nessa engraçadíssima animação dos estúdios Disney, a mitologia grega ganha ares mais “pop”, mas sem perder sua essência. Hércules consegue representar as característica da religiosidade do mundo grego para as crianças.

O filme é narrado pelas Musas, entidades que inspiravam os artistas, que contam a saga de Hércules que escapa da morte certa e terá que mostrar ao seu pai, Zeus, que é digno de ter seu lugar no Monte Olimpo. Para isso, Hércules terá que enfrentar as maldades de Hades.

Apesar de fugir quase que por completo do mito original, a animação possui muitas caraterísticas para serem abordadas. Um ótimo filme para os professores trabalharem o tema do mundo grego em sala de aula.

Walt-Disney-Characters-image-walt-disney-characters-36385026-5760-3240

Pocahontas

Pocahontas é a primeira animação Disney a abordar fatos históricos, apesar de estar mais baseado nos mitos sobre a indígena norte-americana do que nos fatos reais. De qualquer maneira, essa versão romanceada nos apresenta elementos para analisarmos os elementos históricos e culturais de dois povos que protagonizaram os primeiros choques culturais no continente americano.

Aproveitando do fato de que nem os historiadores entram em consenso quando o assunto é Pocahontas, os produtores do filme se sentiram a vontade para mostrar sua própria interpretação dos eventos. O filme abordar o contexto das Grandes Navegações, do contato entre os nativos americanos com os europeus e constrói uma narrativa onde a visão de mundo da tribo norte-americana representada na animação ganhasse destaque.

d8cf73fe042022d78452d94cf461b71dfbda3831

O Príncipe do Egito

A animação de estreia da Dreamworks Studios tinha a pretensão de ser algo épico. E para tal, levou às telonas uma versão animada dos fatos presentes no livro do Êxodo da Bíblia, O Príncipe do Egito narra a história de Moisés e a saída do  povo hebreu do Egito.

O filme possui uma belíssima representação do Antigo Egito abordando as relações entre o povo egípcio e hebreu assim como suas diferenças religiosas. O Príncipe do Egito apesar de tomar liberdades artísticas, se mantem fiel a essência da história que é fundamental para diversas religiões.

maxresdefault

O Caminho Para El Dorado

Nessa divertida animação da Dreamworks Studios, Tulio e Miguel são dois malandros que ganham numa aposta um mapa para uma região rica em tesouros no Novo Mundo. Fugindo daqueles que haviam enganado, os dois acabam parando na frota de Hernán Cortes rumo ao continente americano. Além de muitas aventuras, Tulio e Miguel acabam conhecendo a mítica cidade de El Dorado.

O Caminho Para El Dorado é uma excelente animação para se trabalhar o contexto das Grandes Navegações, a conquista espanhola e o imaginário europeu sobre as terras desconhecidas do Novo Mundo. A lenda do El Dorado motivou expedições que buscavam a cidade de ouro. Esse desejo está dentro dos elementos que motivavam as viagens atlânticas.

dorado-6

2 thoughts on “[ESPECIAL NGF] 5 animações para estudar História

  1. Adorei as indicações. Sou professora de história e concordo com você que podemos utilizar muitas animações em nossas aulas, da sua lista eu já realizei um trabalho com O Caminho Para El Dorado, lembro-me que os alunos adoraram. Está fora da sua lista, mas consegui realizar um trabalho bem interessante com a animação Os Croods.

    • Fico feliz que a lista tenha lhe agradou, Eliane. Os Croods é filme excepcional. Pode até estar fora dessa lista, mas com certeza é uma das melhores animações dos últimos anos para um professor de História usar em sala de aula. Como o critério dessa postagem estava ligado ao que gostávamos quando criança – no meu caso, sou um grande fã da animação 2D – Os Croods ficou de fora, mas aguarde que brevemente verá um texto sobre o filme. Obrigado pelo seu comentário.

Comments are closed.